CUIDE-SE PARA NÃO CAIR
1 Rs 14:1-14
INTRODUÇÃO: Você está aqui, nesta igreja, porque Deus o chamou para conhecer as boas novas do Seu Reino, porque Deus o chamou para fazer parte do projeto de expansão do Reino.
O apostolo Paulo ao escrever a igreja de Corinto diz para os irmãos que pensavam estar em pé, seguros, para cuidar-se se não poderiam cair (1 Co 10:13).
Hoje vou contar a história de um rei de Israel que não cuidou e caiu.
TRANSIÇÃO: Após a morte de Salomão, seu filho Roboão impôs sobre as 10 tribos do norte uma pesada tributação. Diante deste fato as 10 tribos se reunirão e escolherão Jeroboão para reinar sobre elas, de forma que não mais continuariam servindo a Roboão, filho de Salomão.
A história do rei Jeroboão nos fala de um homem que foi escolhido por Deus para dar continuidade à expansão do Reino de Deus.
1 – Jeroboão, um homem simples, é agraciado por Deus (v.7)
Quem era Jeroboão para merecer receber um reino? Ele era filho de um homem chamado Zeredá, servo de Salomão. Jeroboão não possuía sangue azul, não era nenhum nobre. A Bíblia diz que Jeroboão era um homem valente e capaz, diante disto Salomão o colocou para realizar trabalhos forçados.
Jeroboão passava os seus dias fazendo trabalhos forçados; talvez por medo Salomão o colocou naquela situação. Entretanto Deus visita este simples homem e lhe promete fazer rei sobre as 10 tribos do norte de Israel. Deus cumpre Sua palavra e durante o reinado de Roboão, filho de Salomão, ele entrega as 10 tribos para o cuidado de Jeroboão.
Veja o que Deus fez com Jeroboão, veja como Deus o agraciou:
1 – Tirou Jeroboão dos serviços forçados (vida de escravidão), de um trabalho sem perspectiva de futuro (1 Rs 11:28).
2 – Deu a Jeroboão um novo projeto de vida (1 Rs 11:29-31).
É interessante Deus faz a mesma coisa conosco. Quem somos nós? Quem é você? Somos pecadores natos, isso significa que somos escravos do pecado. Estamos dominados pelo pecado, pelo mal. Somos homens e mulheres que vivemos numa luta para criarmos nossos filhos com dignidade. Lutamos pela paz mundial, lutamos pela segurança nacional. Lutamos contra a força do pecado que corrompe o nosso mundo. Somos pessoas muitas vezes desprezadas pela sociedade: por não termos dinheiro, por causa de nossa cor, porque nossa beleza estética não corresponde aos padrões ditados pela sociedade, porque lutamos contra o capitalismo selvagem, porque simplesmente cremos em Jesus Cristo o filho de Deus. Em fim, lutamos pelo bem, entretanto o mal vê sobre nós de forma violenta por causa do pecado que domina todas as dimensões de nosso mundo. A única forma de mudar o mundo é vencendo o pecado. Nós não conseguimos fazer isto.
Entretanto Deus fez algo tremendo por nós, por você. Veja como Deus o agraciou:
1 – Como somos pecadores Deus mostrou seu amor para conosco vindo a este mundo em forma de homem, morrendo a nossa morte, para que todo o pecado fosse julgado na sua morte (Rm 5:8-9). Jesus pôs fim a lei do pecado e da morte e inaugurou uma nova era. Em Cristo conseguimos nos libertar da lei do pecado e da morte.
2 – Jesus ressuscitou e nos prometeu que fará de nós reis, prometeu que fará de você um rei. A palavra de Deus diz que nós reinaremos junto com Jesus (Ap 5:8-10; 20:4;22:5).
2 – Jeroboão recusa a graça de Deus e passa a viver na desgraça (v.8)
Deus tirou o reino de Davi (Salomão) e deu a maior parte do reino para Jeroboão, entretanto Jeroboão não seguiu os passos de Davi. Fez coisas abomináveis a Deus. No capitulo deste mesmo livro encontramos Deus advertindo seriamente Jeroboão por ter feitos dois bezerros de ouro e colocado um em Betel e outro em Dã para que o povo oferecesse ali seus sacrifícios. Jeroboão tinha medo que o povo fosse a Jerusalém e começassem a se unir com Roboão, por isso levantou altares para o povo. Jeroboão tentando defender seu reino passou por cima da lei de Deus.
Será que nós muitas vezes não fazemos como Jeroboão, tentando ganhar nosso pão passamos por cima da lei de Deus. Não praticamos a justiça, não respeitamos a lei estadual, federal, porque estamos com medo de nos tornarmos pobres. Estamos preocupados com o nosso reino, com o nosso dinheiro e não com Deus.
Será que nós como igreja não agimos assim também, tentando fortalecer nosso reino, nossas instituições, invadimos as igrejas de nossos irmãos e roubamos suas ovelhas, atacamos nossos irmãos para tentar fazer com nossa instituição seja a melhor. Será que estamos tentando crescer não através da evangelização, mas através da destruição do nosso irmão. Não agimos assim quando tentamos mostrar que nossa teologia é a verdadeira, quando os trabalhos de nossa igreja são melhores que o da outra. Que espírito de competição é esse que esta invadindo nossas igrejas. Por que tentamos fazer com que as pessoas enxerguem mais os “defeitos” (nós pensamos ser defeito) da outra instituição? Para que elas venham para a nossa. Vendemos a ética pela ganância “espiritual”.
O fim de Jeroboão foi trágico (1 Rs 14:10-11). Ele recusou a graça de Deus ao não guardar os caminhos de Davi. Sua vida se tornou uma desgraça, seu reino se acabou.
Que fim nós teremos se não guardarmos os mandamentos de Deus, se não fizermos a vontade do pai? (Mt 7:20-23). Assim, como, Jeroboão, estaremos recusando o sacrifício de Jesus, o amor de Deus se não vivermos na vontade do Pai. Esta atitude nos levará a desgraça.
3 – Que resposta Deus espera diante da graça que lhe deu?(v.8a)
Deus esperava que Jeroboão fosse como Davi, um homem sincero e temente a Deus.
Deus espera que você siga os passos de Jesus. Que ame o seu próximo como a você mesmo e que O ame de todo o seu coração (Mc 12:30-31).
CONCLUSÃO: Deus quer nos agraciar, Deus quer nos fazer reis como fez a Jeroboão. Contudo Deus exige de nós que vivamos de forma digna, que sejamos seguidores fiéis de seus mandamentos, de sua ética de vida. Porque Ele quer nos presentear com seu reino. Aceite a graça de Deus, creia no amor de Deus e deixe o Espírito Santo conduzir sua vida.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário