CRESCIMENTO GRADUAL
2 Pe 3:18
INTRODUÇÃO: Sou um privilegiado por ter me casado com a Silvana. Muitos de vocês não a conhecem, mas ela é uma pessoa que um dia foi prisioneira das drogas; é maravilhoso olhar para ela hoje e vê-la educando meus filhos, vê-la fazendo a Faculdade. As drogas destroem vida, matam os neurônios, mas ela é uma vencedora. Sua vida mudou radicalmente desde que teve um encontro com Jesus, no entanto, a mudança não foi instantânea, a Silvana foi crescendo na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo, e ela continua num processo de crescimento gradual.
1 – Crescei na graça
O que é crescer na graça de nosso Senhor e Salvador?
A palavra “graça” tem várias conotações na Bíblia, e algumas delas são misericórdia, favor. Nós devemos crescer na misericórdia ou no favor de nosso Senhor. Com isso Pedro está querendo dizer que devemos crescer debaixo da proteção de nosso Deus, debaixo do cuidado de Deus, debaixo da misericórdia de Deus, debaixo do favor de Deus.
Para isso precisamos fazer algumas coisas:
1.1 – Permanecer Nele (Jo 15:6) – Entregar-se a Ele totalmente, porque só Nele você receberá vida;
1.2 – As Palavras de Jesus precisam permanecer em vós (Jo 15:7) – Uma vez que você se entregou precisa crer nas Palavras Dele, tomar posse pela fé de suas promessas;
1.3 - Precisamos por em pratica os ensinos de Jesus (Tg 2:15-17, 26) – A fé só é viva na pratica, a fé é para ser usada (vivida).
Ao praticarmos estes princípios crescemos na graça de Deus.
2 – Crescei no conhecimento de nosso Senhor e Salvador
O que significa crescer no conhecimento do nosso Senhor e Salvador?
Crescer no conhecimento de Deus é crescer numa intimidade profunda com Deus, que nos permita conhecer seus desejos para nós homens; conhecer os projetos que Deus tem para nós como servos e podermos desta forma vive-los.
Existem igrejas por aí que diz que não devemos estudar a Bíblia, porque quanto mais estudamos mais loucos ficamos, mais heréticos, mais incrédulos. No entanto é a Bíblia que nos manda crescer no conhecimento de nosso Senhor e Salvador.
O crescimento vem através da leitura séria da Bíblia, da sua origem, do conhecimento profundo buscado através das ferramentas que o Espírito Santo nos deixou por meio de seus servos.
Não devemos ler a Bíblia como se estivéssemos lendo um livro qualquer, devemos ler com reverência e buscando sempre auxilio do Espírito Santo para compreendermos o que ela nos revela, e tendo a compreensão que Deus pode falar algo especifico comigo através de determinados textos que não servem para outros. Devemos discernir o que é ensinamento para todos como ética de vida e o que Deus está pedindo para mim especificamente. Muitos pregadores confundem isto, e acabam criando leis tolas para o povo. Por exemplo: Deus pede para ele jejuar duas vezes por semana e ele passa a fazer disso uma lei para toda a igreja, impondo um peso sobre os demais irmãos que não é bíblico. Deus não anda contra a Bíblia, pois a Bíblia é Sua Palavra e Ele zela em cumpri-la.
Este conhecimento nos fará tomar posse do que nos pertence. Nos fará ver o mundo de forma diferente. Nos moverá a lutar pelos injustiçados como Jesus lutou. Nos tornará homens de fé, pois a Palavra Dele estará sempre diante de nós nos desafiando a uma vida de fé, e a medida que praticamos o que aprendemos, permanecemos Nele,
CONCLUSÃO: Crescer na graça e no conhecimento de Jesus não é algo que fazemos separadamente, mas que acontece na medida que buscamos viver intensamente a fé cristã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário