ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
INTRODUÇÃO
Desejo com este trabalho mostrar ao leitor,
como está a espiritualidade da igreja dos nossos dias, analisando-a por uma
perspectiva missiológica.
A espiritualidade é a comunhão que se tem com
Deus e com o próximo, e se caracteriza pela prática do amor, e infelizmente
esta comunhão está desgastada, e é superficial em muitas igrejas
contemporâneas.
A igreja precisa de um fundamento sólido para
uma espiritualidade verdadeira, aquela que se manifesta na prática, e para isso
a igreja precisa conhecer o período histórico em que vive, a fim de que essa
prática seja eficaz.
I - A CRISE DE ESPIRITUALIDADE DA
IGREJA CONTEMPORÂNEA
"Portanto, ide e fazei discípulos de
todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado..."Mt 28:19-20.
Esta é a Grande
Comissão, em que Jesus ordena que sejamos missionários, ordena que a igreja
seja missionária, por que se não for assim a igreja estará fora dos planos de
Deus. Podemos identificar se uma igreja tem uma espiritualidade verdadeira ao
olhar para sua posição em relação as missões.
Hoje, muitas igrejas
são frias, vivem sem amor, vivem um evangelho estático, estão afastadas dos
planos de Deus, " Estão com miopia missionária" , ou seja, não
enxergam a necessidade do mundo de receber o evangelho, enxergam somente suas
próprias necessidades, seus problemas, seus sonhos, são egoístas, não amam as
almas perdidas, estão em crise, vivem sem uma espiritualidade integralizadora e
missionária.
Esta crise de
espiritualidade missionária está intimamente ligada a outras duas crises que
também existem na igreja contemporânea:
A crise teológica:
Muitas pessoas não conhecem verdadeiramente o seu Deus, cantam e adoram um deus
criado por suas mentes, desconhecem o caráter missionário do verdadeiro Deus,
não entendem o Calvário como palco da maior missão da história, a chamada MISSIO
DEI. Faltam, em muitas pessoas a fome e o amor à Palavra de Deus. A igreja
carece de teologia, em especial, de uma teologia missionária.
A crise de
identidade: Muitos cristãos não sabem por que são cristãos, ou seja, forram
remidos por Cristo, selados pelo Espírito Santo, vivem dentro da igreja, porém
não sabem o que fazer enquanto filhos de Deus. Se perguntarmos aos cristãos o
porque que Deus os salvou, a maioria responderia que foi por causa de Seu amor,
sem dúvida, isto está correto, entretanto existe outra razão, a vontade de Deus
de nos tornar arautos do Rei, Cristo nos salva para que sejamos Sua testemunha,
como está escrito "... a fim de anunciardes as virtudes daquele que vos
chamou das trevas para sua maravilhosa luz". (I Pe 2:9) A igreja
precisa ter consciência de sua identidade missionária.
Portanto, essa falta
de espiritualidade missionária, teologia missionária e identidade missionária
têm transformado em "guetos", onde as pessoas se dizem salvas,
mas estão perdidas dentro de sua própria salvação pois não estão no mundo nem
dentro dos planos de Deus.
II - FUNDAMENTOS
BÍBLICOS PARA UMA ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
"Deus tinha um
único Filho, e fez dele um missionário".
Muitos versículos e
exemplos bíblicos poderiam ser mostrados para fundamentar uma espiritualidade
missionária, entretanto não há melhor fundamento bíblico para demonstrar a
missão como fruto de uma verdadeira espiritualidade, do que Jesus Cristo.
O homem mais
espiritual que já existiu, revelou para o mundo o que é uma espiritualidade
missionária.
Seu ministério, Sua
vida, Sua morte, Sua ressurreição, tudo aconteceu por causa de missões, tudo
para revelar seu amor e perdão aos homens perdidos, portanto não existe
espiritualidade sem ação missionária.
Buscar
espiritualidade é buscar Jesus, é seguir Jesus, é ser igual a Jesus, e isso é
impossível se não nos comprometermos com o Seu chamado missionário.
Por toda a Bíblia,
Deus revela Seu caráter missionário, desde Gênesis quando Deus vai atrás e
chama o homem caído até Apocalipse quando a missão chega ao seu fim, mas é em
Jesus o ápice da missão de Deus, e o próprio Jesus é quem nos chama para uma
verdadeira espiritualidade e para sermos Suas testemunhas (At 1:8; Mt 28:18-20;
Jo 20:21, 17:18; I Pe 2:9) e enfrentar todos os obstáculos que possam aparecer
e principalmente o maior deles: o "Calvário".
Se quisermos ter uma
espiritualidade verdadeira temos que passar pelo Calvário, devemos seguir Jesus
em Seu esvaziamento (Fp 2:6-8), devemos cumprir Sua ordem de "negar a
si mesmo" e deixar pregado e morto na cruz o nosso "eu",
para que gozemos da vida e da espiritualidade de Cristo em nós, então o amor de
Deus revelado na cruz encherá nossos corações e seremos impulsionados pelo
Espírito Santo para proclamar o evangelho, pois é ele o agente principal da
missão.
Portanto, muitos
cristãos precisam voltar para a Bíblia para conhecer a Deus, Sua obra, Seu
caráter, precisam voltar a Jesus para saber o que é a espiritualidade, precisam
saber que suas funções enquanto igreja, é anunciar o evangelho, muitos precisam
passar pelo Calvário para saber o que é uma espiritualidade missionária.
"Uma
espiritualidade sadia vive na presença de Deus, alimenta-se da Palavra, se
expressa em comunidade e se caracteriza por um espírito missionário"(2).
III - ESPIRITUALIDADE
PRÁTICA NA PERSPECTIVA MISSIOLÓGICA
Como já foi dito,
Jesus é o pilar principal para uma espiritualidade genuína, portanto para
vivermos em nosso tempo essa espiritualidade, devemos imitar Sua maneira de
viver.
Jesus viveu uma
espiritualidade integralizadora, de ações concretas. A espiritualidade de
Cristo não era apenas celestial, mas também terrena, não apenas de oração, mas
também de ação, não apenas de se encher do Espírito, mas também de compartilhar
dessa plenitude, não era uma espiritualidade isolada, no monte, mas
comunitária, com pessoas pecadoras. A espiritualidade de Jesus tinha um aspecto
vertical, cujo alvo era Deus, e tinha um aspecto horizontal, cujo alvo era o
ser humano.
É muito fácil falar
sobre o evangelho, falar sobre missões, falar que somos espirituais por que
conhecemos um pouco da Bíblia, vivemos na igreja, porém é difícil viver "nas
nuvens", mas agindo constantemente, pois, espiritualidade é trabalho
árduo para a expansão do reino de Deus.
"Ser espiritual é algo que acontece no
dia-a-dia, à medida em que entregamos toda nossa vida, nossos talentos e bens à
missão do Reino de Deus" (3).
Espiritualidade
prática não é experiências como cair no chão, dar 'gargalhadas no Espírito' ou
momentos de choro, também não é sinais sobrenaturais como falar em línguas,
profetizar ou ter visões, mas como diz o Rev. Júlio Zabatiero no mesmo artigo
citado anteriormente, é o "compromisso diário e constante com a
proclamação e a manifestação prática do reino de Deus" (4).
Devemos vencer todos
os preconceitos se quisermos proclamar a manifestar este Reino, devemos vencer
preconceitos culturais, geográficos, religiosos, políticos e econômicos para a
realização da obra que Cristo confiou a nós a Sua igreja.
A prática da
verdadeira espiritualidade missionária se faz presente em todas as classes da
sociedade, em todos os tipos de sociedade, ou seja, atua no mundo todo. John
Wesley entendeu isso quando disse: "Minha paróquia é o mundo"
e também "Não creio em cristianismo sem conversão. E eu não creio em
conversão sem compromisso social".
Atuar na sociedade
como cidadão, também é tarefa dos filhos de Deus, ou seja, fazer missões não é
somente ir falar da salvação mas também fazer obras sociais e procurar fazer
diferença no mundo em que vivemos.
Ademais, para que a
prática de espiritualidade seja efetiva é preciso uma espiritualidade coletiva,
ou seja, expressa em comunidade, em que toda a igreja esteja orando pelos
países, missionários e organizações missionárias, e também contribuindo para o
sustento dessas missões., pois hoje um dos maiores, se não o maior, problema
para a propagação do evangelho é a falta de recursos financeiros. E é evidente
que cada cristão deve testemunhar todos os dias o evangelho de Cristo, pois
isso é fruto da verdadeira espiritualidade.
IV - ESPIRITUALIDADE
MISSIONÁRIA E PÓS-MODERNIDADE
Embora Jesus seja a
grande razão da nossa vida e o grande fundamento para uma espiritualidade
missionária, vivemos em um tempo em que a Bíblia, a fé, a igreja e o próprio
Jesus perderam seus significados, um tempo em que não existem mais paradigmas a
serem seguidos, o hedonismo é exaltado e tudo o que é objetivo, absoluto,
irrefutável, tradicional se tornou relativo, esse é o período denominado
pós-Modernidade.
Como está , neste
período a espiritualidade das pessoas?
Ricardo Gondim fala
sobre isso: "A pós-modernidade esvaziou a religião formal, mas não
conseguiu matar a sede de espiritualidade das pessoas"(5) as pessoas
continuam sedentas, pois como para elas a existência de Deus é relativa, não há
um alvo de busca, e portanto a sede espiritual permanece, por isso esse período
é marcado fortemente pela crise existencial e espiritual da maioria das
pessoas.
Como a missão e a
espiritualidade da igreja tem sido afetada com a pós-modernidade?
Ricardo Gondim também
descreve de forma clara e objetiva como está a espiritualidade da igreja de
hoje. Ele diz:
"A espiritualidade dos dias de hoje é
narcisista. As pessoas querem o melhor para si e buscam a Deus para crescer e
progredir, não para glorificá-Lo. É uma espiritualidade que não desemboca em
MISSÃO, mas se contenta com a experiência em si"(6)
É exatamente isso que
está acontecendo, o evangelho que é pregado hoje é antropocêntrico, o que é
valorizado são as experiências e não a vivência, enquanto a visão da
necessidade do mundo em conhecer a Cristo fica encoberta pelo egoísmo dos
próprios crentes, muitas pessoas, espalhadas por todo o mundo continuavam
morrendo sem conhecer Jesus por que a "seara é grande mas os
trabalhadores são poucos" (Mt 9:37)
Na pós-modernidade o
evangelho passou a ser um produto e não o "poder de Deus para a
salvação de todo aquele que crê" (Rm 1:16), a graça já não é mais
graça, ela é barganhada, a missão perdeu seu caráter de serviço, os crentes, as
igrejas não são apaixonadas por missões, existe uma concorrência das
denominações para conquistar adeptos de sua doutrina, os templos, a liturgia
dos cultos, o louvor e a pregação estão deixando de ter a finalidade de agradar
a Deus, para agradar a homens. Hoje, muitas igrejas não vêem o mundo como um
campo missionário, mas como um campo de mercado. A missão deixou de ser missão,
para ser "business".
Os cristãos não podem
deixar que as influências pós-modernas tornem a missão uma busca por adeptos de
um produto chamada evangelho cristão.
Portanto, a Igreja
precisa voltar para a sã doutrina, precisa voltar para o verdadeiro Jesus, Ricardo
Gondim disse: "Para resgatar a espiritualidade da igreja na
pós-modernidade, urge que se restabeleça o espírito do Kerygma cristão"(7).
A Igreja de Cristo precisa voltar a conhecer e proclamar o verdadeiro evangelho
para um mundo tão confuso e sem Deus.
CONCLUSÃO
É um desafio viver
uma espiritualidade verdadeira, aquela que é o combustível que impulsiona,
mediante o Espírito Santo, todo cristão para a obra missionária.
Somente possuindo
Jesus como referencial e fundamento é que as influências pós-modernas não irão
destruir ou deturpar nossa espiritualidade, cuja finalidade deve ser glorificar
a Deus através da prática das boas obras e da proclamação do Reino de Deus
AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)
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