AS CINCO IGREJAS DE APOCALIPSE QUE SÃO CHAMADAS AO ARREPENDIMENTO (III)
TIATIRA
Ap 2:18-29
INTRODUÇÃO: Tiatira era a menor das sete cidades. Não tinha nenhum templo devotado ao culto dos imperadores de sorte que os cristãos não eram tão perturbados por aquele culto como as igrejas precedentes. O problema desta igreja centralizava-se nas situações comprometedoras criadas pelos interesses comerciais. Tiatira era uma cidade industrial, célebre pelos seus muitos grêmios comerciais. Era tão necessário unir-se a essas sociedades como é para o artesão hodierno, sem membro do seu determinado sindicato comercial; de outra forma seria quase impossível a pessoa manter seus negócios. A dificuldade no caminho do cristão que se unia a tais grêmios era a necessidade de participar das periódicas refeições comuns quando se comia carne que fora dedicada à deidade pagã (talvez o padroeiro do seu grêmio). Pode-se entender que certos cristãos liberais não hesitariam em participar de tais festividades, alegando que “um ídolo não é nada” (1 Co 8:4 – comiam inconscientemente). Entretanto estas festas não continham apenas comidas sacrificadas a ídolo, mas também eram recheadas de licenciosidade; a prostituição tomava conta dos participantes destas festas. Provavelmente para os cristãos de Tiatira “negocio é negocio”. Tudo era licito para se fazer um bom negocio. Vendiam os princípios cristãos para se fazer um bom negocio.
1 – Jesus nos conhece
Ap 2:19 – “Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras”. O interessante desta carta é a ênfase que Jesus dá as últimas obras. Se analisarmos os verso abaixo poderemos entender que estas últimas obras estão associadas ao pecado da prostituição e a comerem cousas sacrificadas a ídolos.
2 – Jesus exige uma igreja santa
Ap 2:20 – “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel...”. Jesus não aceita o pecado na igreja. A Palavra de Deus diz que o Espírito Santo está preparando uma noiva sem macula, sem ruga para Jesus, isto é, sem defeito, sem pecado, uma igreja gloriosa (Ef 5:27). No entanto a igreja de Tiatira tolerava os ensinos dessa falsa profetisa, mulher essa que foi comparada com Jezabel (2 Rs 9:22 – Jezabel mulher de Acabe, rei de Israel, que conduzia o povo a idolatria e feitiçarias). A igreja fazia de conta que não estava vendo a prostituição e nem seus membros comendo carne sacrificadas a ídolos conscientemente.
Lendo esta carta fico pensando se não continuamos praticando os ensinos de Jezabel.
Quero destacar aqui dois tipos de prostituição: primeiro a prostituição no relacionamento com Deus. Passamos a cultuar outros deuses como Jezabel, mulher do rei Acabe, levou o povo de Israel a praticar. Adorar os baalins.
Segundo a prostituição nas relações humanas. Homens casados se prostituindo, vivendo em adultério.
Ambas são demoníacas e ambas aconteciam nesta igreja de Tiatira.
Quantas vezes participamos de festas onde as comidas são oferecidas aos ídolos e comemos conscientemente estes alimentos sabendo que são oferecidos para Cosme e Damião, São João, Santo Antônio e outros ídolos. Mudaram o nome dos ídolos, dos deuses, mas a essência da festa é a mesma.
3 – Jesus é misericordioso
Ap 2:21 – “Dei-lhe tempo para que se arrependesse,...”. Mas uma vez nos deparamos com um Deus misericordioso, cheio de graça. Veja só Jesus estava vendo o pecado daquela igreja, seu coração estava entristecido, o povo o traiu, entretanto Jesus deu a ela (a grande causadora de todo aquele mal) e também a eles, tempo para se arrependerem. Jesus continuava com seus braços estendidos esperando por eles. O triste desta história é que ela não se arrependeu e provavelmente alguns de seus admiradores também não tenham se arrependido. Jesus foi obrigado a puni-los como podemos ler.
4 – Jesus é justo juiz
Ap 2:22 – A mulher adultera estará confinada a cama. Que fim para uma mulher que vivia rodando sua saia diante os homens. Presa a uma cama, seu corpo se definhando diante a falta de exercício. Seus músculos aos poucos vão se tornando flácidos. Os amantes que antes vinham até ela para possuía-la agora fogem dela. Ninguém quer ficar cuidando de uma mulher mal humorada, que não consegue mais andar, que precisa de alguém para limpa-la.
Ap 2:23 – O julgamento viria também sobre aqueles que com ela pecaram.
5 – Jesus não nos dá fardo pesado demais
Ap 2:24 – Para aqueles que não se deixaram ser levados pelos ensinos de Jezabel, Jesus tinha bênçãos para dar. Que maravilha ele não deu nenhum mandamento novo, apenas conservai o que tens. Continue firme como estão, fiéis como são até que eu venha.
6 – Jesus dá premio aos vencedores
Ap 2:26-28 – Promessa para os vitoriosos.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário