A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
BÊNÇÃO DE DEUS, RESPONSABILIDADE NOSSA
O objetivo deste artigo é chamar a atenção
para o valor e importância que devemos dar à escola dominical.
Fundada na Inglaterra pelo jornalista
evangélico Robert Raikes, em 1780, a escola dominical foi uma criação que deu
certo. Tão certo que os primeiros missionários que aqui chegaram procuraram
organizá-la imediatamente. O casal Robert e Sarah P. Kalley fundou a primeira
escola dominical no Brasil em 19 de agosto de 1855. E a escola dominical existe
até hoje!
Não é por acaso que a escola dominical existe
até hoje. Ela é parte integrante da Igreja do Senhor Jesus Cristo, de quem
temos a promessa de que "as portas do inferno não prevalecerão contra
ela" (Mt 16.18). A escola dominical é uma bênção de Deus com
características próprias, isto é, por mais que uma pessoa participe dos cultos
e das atividades da semana de sua igreja, tem coisa que só será aprendida na
escola dominical.
Infelizmente não são poucas as pessoas que
fazem opções em detrimento da escola dominical. Será que essas pessoas sabem o
quanto estão perdendo? Pense bem: Ausentando-se da escola dominical quem perde
as bênçãos de Deus é você.
A ESCOLA DOMINICAL E A RESPONSABILIDADE DO ALUNO
O segredo de uma escola dominical dinâmica e
eficaz depende, e muito, do aluno. E como deve ser o aluno da escola dominical?
Qual o perfil do aluno ideal? Antes de respondermos essas perguntas, é
importante dizer que por aluno ideal não nos referimos, propriamente, a
um ser extraordinário: brilhante, gênio, super intelectual. Não, o aluno ideal
é antes de tudo uma pessoa bem intencionada. Como assim? Ele é dedicado:
Assíduo, pontual, responsável. Vai à escola dominical com prazer e não para
dizer simplesmente "estou aqui", "cheguei" ou "agora o
superintendente não vai pegar no meu pé". O verdadeiro aluno da escola
dominical não pensa assim. Ele faz a lição de casa. Lê a Bíblia e sua revista;
anota suas dúvidas e vem disposto a colaborar seriamente na sala de aula.
É lamentável quando o aluno vai à escola
dominical sem ter estudado durante a semana; sem sua Bíblia e/ou sem revista. E
olha que eu não estou falando dos pequeninos, e sim, de gente grande mesmo!
Pode parecer grosseiro de minha parte, mas muitas vezes eu me ponho a pensar:
"O que alguém que não leva Bíblia, revista (ou algo semelhante), e que não
estuda em casa vai fazer na escola dominical?". Aprender? Duvido! Não se
pode aprender quando o básico é menosprezado.
De uma coisa precisamos estar cientes: 50% ou
mais do bom desempenho do professor numa sala de aula depende de seus alunos. É
o que eu costumo dizer aos meus alunos, sem querer jogar sobre eles a
responsabilidade que cabe a mim.
Quando o aluno não se prepara em casa,
conforme já mencionamos acima, ele perde a oportunidade de contribuir com algo
mais. Contribuindo ganha a classe e o professor também. Muitos dos alunos que
ficam calados durante a exposição do professor cometem o erro (para não dizer
"pecado") da negligência semanal. É preciso que você aluno
reverta esse quadro se porventura está sendo negligente; pois quantas vezes a
culpa de uma aula má dada recai sobre o professor quando na realidade o culpado
é outro. É claro que o professor tem suas responsabilidades, como veremos
adiante, mas nenhum professor, a menos que esteja doido, teria coragem de se
colocar diante de uma classe sem que estivesse adequadamente preparado.
Seja professor, ou seja aluno, ambos devem
fazer tudo para a glória de Deus.
A ESCOLA DOMINICAL E A
RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR
O bom professor é aquele que almeja a
excelência do ensino e se empenha em alcançá-la. Tem que ser como o apóstolo
Paulo exortou: "...o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm
12.7). Paulo recomenda àquele que ensina a dedicação total desse ministério.
Dedicação que resultará num progresso constante do professor, quer seja em
relação à habilidade no ensino e crescimento espiritual de seus alunos; quer
seja em relação a sua própria vida cristã.
O professor da escola dominical deve ser o
primeiro a viver o que ensina. A classe nunca deve ser subestimada (muito menos
a dos pequeninos). Ela saberá se o professor está sendo sincero no que diz.
Como também saberá se o professor se preparou adequadamente para a aula. Fazer
pesquisas de última hora e preparar a aula às pressas nunca dá certo. Quando o
professor não se esforça para fazer o melhor, ele não apenas desrespeita seus
alunos como peca contra Deus.
Além de viver o que ensina, o bom professor
conhece seus alunos. Ele nunca deve acreditar que basta, por exemplo, pegar a
revista e ensinar o que está ali, por melhor que seja o seu trabalho de
pesquisa. O professor da escola dominical deve conhecer a sua classe, cada um
de seus alunos. É importante que o professor conheça seus alunos, até mesmo
para uma transmissão mais natural e eficaz de sua aula.
Quanto ao preparo e a exposição da aula
propriamente dito, os editores dos Estudos Bíblicos Didaquê
apresentam sugestões preciosas que ajudarão em muito os professores da escola
dominical. Com ligeiras adaptações passo a transcrevê-las:
· Utilizar sempre a
Bíblia como referencial absoluto.
· Elaborar pesquisas e
anotações, buscando noutras fontes subsídios para a complementação das lições.
· Planejar a
ministração das aulas, relacionando-as entre si para que haja coerência e se
evite a antecipação da matéria.
· Evitar o
distanciamento do assunto proposto na lição.
· Dinamizar a aula sem
monopolizar a palavra oferecendo respostas prontas.
· Relacionar as
mensagens ao cotidiano dos alunos, desafiando-os a praticar as verdades
aprendidas.
· No final da aula,
despertar os alunos quanto ao próximo assunto a ser estudado, mostrando-lhes a
possibilidade de aprenderem coisas novas e incentivando-os a estudar durante a
semana.
· Depender sempre da
iluminação do Espírito Santo, orando, estudando e colocando-se diante de Deus
como instrumento para a instrução de outros.
· Verificar a
transformação na vida dos alunos, a fim de avaliar o êxito de seu trabalho.
Duas coisas, pelo
menos, têm levado muita gente a perder o interesse pela escola dominical hoje
em dia, ou seja, a falta de criatividade do professor e dinâmica das aulas.
Professor: Faça de sua aula algo interessante; seja criativo, gaste tempo
nisso. Criatividade e dinamismo são, em boa parte, o segredo do sucesso do
professor eficaz.
É necessário que o
professor da escola dominical veja seu trabalho como o ministério que Deus lhe
deu e que, por isso mesmo, precisa ser realizado da melhor maneira possível. "...
o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7).
A ESCOLA
DOMINICAL A RESPONSABILIDADE DOS PAIS
A responsabilidade
dos pais crentes com a escola dominical é dupla. Em primeiro lugar, os pais
precisam ser assíduos e freqüentes na escola dominical. Os pais que vão somente
ao culto vespertino, achando que faltar na escola dominical não tem tanto
problema, certamente deixarão de progredir como deveriam na vida cristã. A
presença dos pais na escola dominical é imprescindível, pois, afinal de contas,
nós pais somos (bem ou mal) modelos para os nossos filhos.
Em segundo lugar, os
pais precisam levar seus filhos à escola dominical. Gostaria de dar a esse
segundo ponto uma atenção especial, visto que está diretamente relacionado ao
anterior. Portanto, vamos entender a coisa da seguinte maneira: por que os pais
precisam estar na escola dominical? De um lado, porque todos precisam aprender
mais e mais das verdades do Senhor; por outro lado, por causa dos filhos.
Perdoe-me a batida na mesma tecla mas isso é importante. Os filhos desejam e
precisam ver nos pais a seriedade no trato com a escola dominical. E isso, por si
só, deve ser motivo de reflexão para os pais , pois os pais precisam, pela vida
e pela palavra, mostrar aos filhos que a escola dominical é um importante
veículo de crescimento espiritual.
Geralmente as
crianças não apreciam levantar cedo para ir à escola dominical. Boa parte delas
já faz isso durante a semana. Porém, os pais devem passar para os filhos que a
escola de domingo também é especial por uma série de razões. Erra o pai ou a
mãe que acha que não deve levar sua criança à escola dominical, apenas porque
ela está cansada por estudar durante a semana, ou porque brincou demais no
sábado ou foi dormir tarde por causa daquela festa na igreja. Esse é um tipo de
compaixão que não procede. É nessa hora que os pais, amigavelmente, devem
mostrar aos filhos que a escola dominical é especial para toda a família.
Lembro-me de um fato
ocorrido em uma igreja da qual fui pastor. Quando perguntei a uma irmã porque
não trouxe o filho, que na época devia ter cinco anos de idade, ela me
respondeu: "Ele não quis vir". Eu não sei como está ou por onde anda
aquele que agora é um rapaz. Receio que ele tenha seguido o caminho de seus
irmãos mais velhos que abandonaram a igreja porque a mãe comodamente aceitava o
fato de que eles não quiseram vir.
Papai e mamãe, levem
seus filhos à escola dominical, tenham eles vontade ou não. Cumpram as suas
responsabilidades como um dia prometeram a Deus quando levaram seus filhos para
serem batizados ou apresentados. Pois, como no caso daquela mãe, amanhã poderá
ser tarde de mais para chorar o que podia ser evitado ontem.
A ESCOLA
DOMINICAL E A RESPONSABILIDADE DO
SUPERINTENDENTE
O
superintendente da escola bíblica dominical é muito mais que uma simples pessoa
que faz a abertura e encerramento da escola dominical e promove a comemoração
de algumas datas importantes e eventos especiais. O superintendente ou
diretor(a) da EBD é o irmão ou irmã em Cristo designado(a) pela igreja para
administrar a escola dominical com competência e seriedade, visando a
edificação e a maturidade do corpo de Cristo.
Antes de tudo, o
superintendente deve ser alguém verdadeiramente compromissado com Deus e a
igreja. Deve ser exemplo dos fiéis, não neófito, mas pessoa qualificada para
comandar o corpo de Cristo. Deve ser assíduo e pontual no cumprimento de seus
deveres, irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no
falar e exemplo de santidade de vida. Qualidades que devem acompanhar, no
mínimo, todo crente, e principalmente aquele que recebeu a graça da liderança;
a saber: pastor, presbítero, diácono, professor, etc.
Além disso, o
superintendente deve ser uma pessoa preparada academicamente. Destaco a
palavra "academicamente" de propósito. O que isso quer dizer? Quer
dizer que o superintendente não precisa necessariamente ser um expert em
educação cristã, mas precisa ter noção do que ela significa e representa.
Afinal de contas, é com professores que o superintendente está lidando e é a
qualidade do bom ensino que ele estará supervisionando. Pensando nisso, um
experiente diretor de escola dominical escreveu aos superintendentes: "Os
seus professores ensinam com qualidade? Ou estão se repetindo diante da classe?
Preparam devidamente a lição, ou já se acostumaram aos improvisos?". E
continua: "Que os seu professores não se contentem com o preparo já
conseguido. Incentive-os a ler, a estudar, a pesquisar, a descobrir novas
metodologias, a se tornarem especialistas não apenas no currículo e na aula a
ser ministrada, como também na pedagogia e na didática".
Como eu disse, o
superintendente não precisa ser um especialista, mas é necessário que tenha
algum conhecimento pedagógico. Se tiver experiência como professor, melhor
ainda.
Some-se a isto a
visão do superintendente. Se o superintendente pensar administrativa e
pedagogicamente, o que é ideal, ele não apenas saberá conduzir a igreja bem, no
sentido de unidade de propósitos, mas também zelará pelo aperfeiçoamento de
seus professores. Promoverá encontros, congressos e uma série de eventos que
ajudarão na formação e reciclagem dos professores.
O superintendente é o
carro-chefe da escola dominical que, em comum acordo com o pastor, melhorará
toda a escola dominical quando melhorar seus professores. Quando se investe na
liderança da escola dominical todo mundo sai ganhando.
Finalmente, mas não
menos importante, o superintendente precisa ser dinâmico a fim de dinamizar sua
escola dominical. Para isso precisa se atualizar e se inteirar do trabalho de
outros superintendentes. Deve ser uma pessoa inovadora, com idéias saudáveis
que revigoram a escola dominical. Eu acredito na escola dominical porque, como
dissemos no início deste artigo, é uma bênção de Deus e por isso deu certo.
Entretanto, a escola dominical precisa passar por um processo constante de
revitalização. Meu irmão superintendente: torne a sua escola dominical
dinâmica, criativa, bíblica e funcional. Algo que dá gosto de se vê e
participar. Promova, juntamente com seu pastor e professores, o vigor e a saúde
da escola dominical através da motivação de seus alunos. Evite a rotina, a
monotonia e aquela mesmice insuportável. As aulas da escola dominical devem ser
prazerosas. Da criança ao adulto que levantam cedo para ir à igreja, a escola
dominical deve ser algo que valha a pena por causa do conteúdo e didática do
ensino e (por que não?) por causa do agradável local de estudo. Olhe com
carinho para tudo isso e Deus, com certeza, o recompensará.
A ESCOLA
DOMINICAL E A RESPONSABILIDADE DO
PASTOR
Como ministro do
evangelho, sei que não são poucas e nem pequenas as responsabilidades do
pastor. Comecemos com algumas de suas atribuições. Compete ao pastor: orar com
o rebanho e por este; apascentá-lo na doutrina cristã; exercer as suas funções
com zelo; orientar e superintender as atividades da igreja, a fim de tornar
eficiente a vida espiritual do povo de Deus; prestar assistência pastoral;
instruir os neófitos, dedicar atenção à infância e à mocidade, bem como aos
necessitados, aflitos, enfermos e desviados; governar.
Escrevendo aos
efésios, diz o grande pastor e apóstolo Paulo: "E ele mesmo (Jesus) concedeu
uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros
para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o
desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos
cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita
varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais
sejamos como meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por
todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem
ao erro" (Ef 4.11-15).
Pelo que podemos
perceber das atribuições e vocação do pastor, o ensino (no mais amplo sentido
do termo) é a característica prioritária do ministério pastoral. O zelo e a
responsabilidade doutrinária do pastor o tornam necessariamente ligado à escola
dominical. Ele é o superintendente ex-officio da escola dominical. Por
isso mesmo, ao pastor nunca jamais deve faltar a informação necessária acerca
do que está sendo ensinado na escola dominical. Para isso, o superintendente
deve ser seu maior aliado. Um verdadeiro braço direito na condução da igreja. O
superintendente que não estiver disposto a andar com o seu pastor não
conseguirá promover a paz e a unidade no corpo de Cristo. Enfim, o pastor
precisa saber o que os professores ensinam ao seu rebanho, quem
ensina e como se ensina. Esta informação ele adquirirá primeiramente com
o superintendente e através das constantes reuniões com o conselho de ensino.
O pastor deve ser um
verdadeiro conselheiro no meio de seus auxiliadores. Diálogo é fundamental. É
imprescindível que o pastor e a liderança da escola dominical falem uma só
língua e se ajudem mutuamente, conforme recomenda Paulo em 1 Coríntios 1.10:
"Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis
todos a mesma cousa, e que não haja entre vós divisões; antes sejais
inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no parecer". A escola
dominical agradece!
Ademais, pela
experiência e formação pastoral que tem, o pastor precisa estar atento às
carências de seus professores e superintendente. Ele deve zelar pelo
aprimoramento de sua escola dominical investindo pesado em sua liderança.
Precisa indicar e sugerir bons livros, mostrando a importância e valor da
leitura. Também, é necessário que o pastor incentive a sua liderança a
participar de e a promover eventos educacionais. Acredite: O pastor é a chave
que abre a porta do sucesso da escola dominical. Se você, pastor, tiver visão
pedagógica, além de administrativa é claro, ninguém segurará sua escola
dominical. O Espírito Santo gosta de pessoas assim e quer usar pessoas assim.
Além disso, é
necessário que o pastor tenha propósitos permanentes e bem definidos para a
escola dominical. Quais devem ser os objetivos do pastor para a escola bíblica
dominical? São basicamente estes: 1) promover a edificação da igreja na Palavra
para o serviço, 2) ganhar vidas para Cristo e discipulá-las e 3) formar líderes
capacitadores.
Que Deus nos ajude.
Rev.
Josivaldo de França Pereira - Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (I.P.B.) em
Santo André - SP. Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano Rev. José
Manoel da Conceição (J.M.C. - SP), Licenciado em filosofia pela F.A.I.
(Faculdades Associadas Ipiranga - SP) e mestrando em missiologia pelo Seminário
Teológico Sul Americano (S.T.S.A.) em Londrina - PR.
E-Mail: pereira@netabc.com.br
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