Translate

terça-feira, 6 de julho de 2010

BATALHA ESPIRITUAL 1 - FECHANDO A BRECHA

FECHANDO A BRECHA
JEREMIAS 52: 4-19

Introdução

- A passagem lida fala de um dia triste na história da nação de Israel. O que lemos é parte do relato da destruição de Jerusalém no ano 586 a.C. pelo comandante Nabuzaradão a mando do rei supremo da babilônia Nabucodonor.
- O que faz desta história tão triste é o fato que esta calamidade poderia ser evitada. Deus tinha avisado ao povo através dos profetas que se eles não se arrependessem, a cidade seria destruída, o povo seria levado ao cativeiro como escravos, muitos morreriam e seriam humilhados.
- Eles tinham o exemplo de várias outras cidades que já tinham tido um final semelhante, principalmente a cidade irmã Samaria, que 136 anos antes, no ano 722 a.C. tinha sido destruída pelos Assírios.
- E o inimigo foi se aproximando e sitiou a cidade. Sitiar a cidade era fazer cerco em volta dela. Eles rodearam a cidade por muito tempo, até que encontraram uma fraqueza, uma brecha. Quando encontraram uma brecha, eles entraram na cidade, conquistaram a cidade, e humilharam os seus habitantes.
- O final desta história é muito triste. Me faz lembrar a palavra proferida pela nora de Eli, “Ecabode” – foi-se a glória do Senhor.

O Nosso Inimigo Cercando a Nossa Vida

- Assim como a cidade de Jerusalém, o nosso inimigo, também faz cerco ao nosso redor. Ouça o que a Bíblia diz: - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1Pe 5:8.
- Paulo nos fala em Efésios 6:11 sobre as “astutas ciladas do diabo”. Cilada é um “lugar escondido apropriado para esperar o inimigo”. É uma emboscada, uma armadilha.
- O inimigo não tira férias. Ele constantemente procura uma brecha para ele poder atacar.
- Brecha fala de fraqueza. De abertura que damos para o inimigo atacar. E se ele consegue enviar, o que Paulo chama de “dardo inflamado”, ele consegue destruição, ou pelo menos dano a vida e a obra de Deus.
- O inimigo procura atacar os nossos pontos fracos ou a nossa parte fraca.
- O calcanhar de Aquiles. Aquiles na mitologia grega era o herói que era imortal, em todo o seu corpo, exceto o seu calcanhar. E foi aí que o inimigo o pegou.
- O que o inimigo quer fazer é o mesmo que os inimigos de Judá fizeram com eles (Jr 52:7 – “então a cidade foi arrombada ...”). Ele quer derrubar o muro de proteção na sua vida, ele quer furar os seus olhos, matar os seus filhos, acorrentar você e fazer você escravo dele. Ele quer que o nome de Deus seja envergonhado na sua vida.
- E tudo que ele precisa é uma brecha para poder lançar os seus dardos inflamados e para poder entrar.

Fechando A Brecha
- Mas eu tenho boas notícias para você. É possível fechar a brecha. É possível viver uma vida vitoriosa. É possível viver vitoriosamente, eu disse, viver vitoriosamente, não ter vitória, sobre o inimigo.
- A Bíblia diz que foi para isto que o Filho de Deus se manifestou: Para desfazer as obras do diabo.
- Ele brama como leão mas não é leão.
- Ele anda ao nosso derredor. Mas ouça o que a Bíblia diz: - Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Sl 91:10-13
- Sl 34:7 - O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
- Tg 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
- Mas como fechar essa brecha?
1. Sede sóbrios (moderado no uso de bebidas, autocontrolados) 1 Pe 5:8. A pessoa sóbria equilibrada é aquela que nunca perde a compostura. Ainda que ela se ire, ela não peca.
2. Vigilante (estar atento) 1Pe 5:8; Lc 21:36. Viva sempre com os ouvidos e os olhos espirituais abertos. Ore para que Deus lhe dê discernimento de Espírito para que você não seja enganado pelo inimigo.
3. Praticante das boas obras (Efésios 4:26-32). Não mentir, falar sempre a verdade. Não roubar, mas trabalhar. Usar dos frutos do seu trabalho para ajudar o necessitado. Não falar palavras torpes, sim o que for boa para edificação. Não entristecer o Espírito Santo de Deus. Não guarde magoas, amarguras. Fique longe de gritaria, blasfêmias e de toda malicia. Paulo está dizendo que não devemos guardar nenhum sentimento que nos impulsione a ferir o outro ou a nos levar a discussões sem sentido. Pelo contrario perdoe, seja benigno, compassivo, manifestante do fruto do Espírito (Gl 5:22,23).
4. Não deis lugar ao diabo (Uma vez que a unidade entre os crentes, em seu aspecto prático, demonstra o poder reconciliador de Deus, o diabo tem interesse em destruir o amor que une um crente ao outro) (Efésios 4:27).

Conclusão, Apelo e Altar

Pr. Fernando de Carvalho
www.messageofpeace.org
(Esta mensagem possui pequenos acréscimos feitos pelo Pr. Cornélio)

20 comentários:

  1. Muito edificante.Deus continue derramado graça sobre a sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso. Fui muito edificada. Que Deus te inspire sempre e te encha do Seu Espírito

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom pra mim que o senhor continue te abençoando

    ResponderExcluir
  4. muito bom e edificante Deus te abençoe e lhe inspire a fazer mas estudos como esse, posso usar seu estudo para ministrar em minha igreja

    ResponderExcluir
  5. obrigado muito bom era o que eu presizava

    ResponderExcluir
  6. Paz do senhor amém por essa palavra certinha

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso deus continue te usando poderosamente em nome do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Que mensagem maravilhosa, importante para nós, temos que fechar as brechas, para que o inimigo não roube a nossa coroa.Estava estudando uma mensagem e li esse estudo tão claro e simples que me inspirou profundamente.Que Deus o abençoe e continue te usando, pois pra mim, foi edificante.

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso esse estudo,edificou minha vida e assim para honra e glória de Deus estará edificando a vida de muitas outras. Amém!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom . é muito edificante principalmente como fechar a brecha ou seja o problema está instalado mas como resolver é a questão

    ResponderExcluir
  11. Estudo maravilhoso! Deus te abençoe, bem enfático na representação dos fatos bíblicos 👐

    ResponderExcluir