Translate

sexta-feira, 30 de julho de 2010

NATAL 2 - OS SINAIS DO NASCIMENTO DO MESSIAS

OS SINAIS DO NASCIMENTO DO MESSIAS

Quem viaja muito sabe que cada região tem os seus sinais próprios. Algo pode ter um significado em um lugar e outro significado em outro lugar.
Deus adaptou os seus sinais às condições de tempo, circunstâncias e necessidades dos que os receberiam.

1 – O primeiro sinal (Lc 2:4-12)
Os pastores guardavam os rebanhos nos campos. Repentinamente, a rotina foi interrompida pelo anúncio que Israel aguardava há tanto tempo: O Messias, o Escolhido de Deus, havia chegado! O coro celestial cantou e depois, desapareceu.
Você já recebeu alguma noticia pela qual ansiava muito?
Quando recebemos uma mensagem que nos choca, acabamos por duvidar da realidade do fato: “Será que recebi, mesmo, aquele telefonema?” “Será que foi isso mesmo que o chefe me falou?” “Será que realmente foi Deus que falou comigo?”
Os pastores precisavam de um sinal que lhes assegurasse a realidade da sua experiência. E Deus lhes deu um sinal: um bebê envolto em panos num lugar inconfundível.
Quando os pastores viram os panos e a manjedoura, sabiam que estavam diante do sinal de Deus.
A manjedoura onde podemos encontrar Cristo, hoje, é a Bíblia. Este livro santo, é o sinal que anuncia e define a pessoa de Jesus. E a realidade de Cristo em nosso meio se faz através do seu povo: por meio da Igreja, das escolas cristãs, de seus seguidores espalhados pelo mundo.

2 – O segundo sinal (Mt 2:7-12)
Os magos do Oriente foram levados por uma estrela para ver “o recém-nascido, Rei dos Judeus”.
O Deus Pai agiu nos céus para que os magos pudessem encontrar o Filho, que deixou o seu lugar nos céus, para unir-se a nós, na terra. O universo, que subsiste Nele, anunciava, por intermédio de uma estrela, o nascimento do Rei dos reis.
A resposta dos magos ao sinal foi levar presentes e adorar ao Menino-Rei. Os sinais levam à constatação e ao reconhecimento, e o reconhecimento induz à adoração.

CONCLUSÃO: As pistas e sinais foram dados por Deus para que seu povo reconhecesse que Jesus Cristo é seu Filho, o prometido. Diante da incredulidade do povo, Jesus fez vários sinais, provas incontestáveis de que Ele era o Messias, o Filho de Deus.
Podemos ver os sinais e não entendermos coisa alguma. Por outro lado, podemos ver os sinais, reconhecer, crer e adorar.
Jesus nasceu este é o anuncio dos anjos aos pastores, é o anuncio de Deus para você, e como os reis magos, adore-o entregando sua vida a Ele. Jesus nasceu para reinar.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário