OS SINAIS DO NASCIMENTO DO MESSIAS
Quem viaja muito sabe que cada região tem os seus sinais próprios. Algo pode ter um significado em um lugar e outro significado em outro lugar.
Deus adaptou os seus sinais às condições de tempo, circunstâncias e necessidades dos que os receberiam.
1 – O primeiro sinal (Lc 2:4-12)
Os pastores guardavam os rebanhos nos campos. Repentinamente, a rotina foi interrompida pelo anúncio que Israel aguardava há tanto tempo: O Messias, o Escolhido de Deus, havia chegado! O coro celestial cantou e depois, desapareceu.
Você já recebeu alguma noticia pela qual ansiava muito?
Quando recebemos uma mensagem que nos choca, acabamos por duvidar da realidade do fato: “Será que recebi, mesmo, aquele telefonema?” “Será que foi isso mesmo que o chefe me falou?” “Será que realmente foi Deus que falou comigo?”
Os pastores precisavam de um sinal que lhes assegurasse a realidade da sua experiência. E Deus lhes deu um sinal: um bebê envolto em panos num lugar inconfundível.
Quando os pastores viram os panos e a manjedoura, sabiam que estavam diante do sinal de Deus.
A manjedoura onde podemos encontrar Cristo, hoje, é a Bíblia. Este livro santo, é o sinal que anuncia e define a pessoa de Jesus. E a realidade de Cristo em nosso meio se faz através do seu povo: por meio da Igreja, das escolas cristãs, de seus seguidores espalhados pelo mundo.
2 – O segundo sinal (Mt 2:7-12)
Os magos do Oriente foram levados por uma estrela para ver “o recém-nascido, Rei dos Judeus”.
O Deus Pai agiu nos céus para que os magos pudessem encontrar o Filho, que deixou o seu lugar nos céus, para unir-se a nós, na terra. O universo, que subsiste Nele, anunciava, por intermédio de uma estrela, o nascimento do Rei dos reis.
A resposta dos magos ao sinal foi levar presentes e adorar ao Menino-Rei. Os sinais levam à constatação e ao reconhecimento, e o reconhecimento induz à adoração.
CONCLUSÃO: As pistas e sinais foram dados por Deus para que seu povo reconhecesse que Jesus Cristo é seu Filho, o prometido. Diante da incredulidade do povo, Jesus fez vários sinais, provas incontestáveis de que Ele era o Messias, o Filho de Deus.
Podemos ver os sinais e não entendermos coisa alguma. Por outro lado, podemos ver os sinais, reconhecer, crer e adorar.
Jesus nasceu este é o anuncio dos anjos aos pastores, é o anuncio de Deus para você, e como os reis magos, adore-o entregando sua vida a Ele. Jesus nasceu para reinar.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Este blog foi feito para você que deseja semear a boa semente. Espero através dele proporcionar a você ferramentas que o ajude a pregar a Palavra de Deus. Neste site você encontrará vídeos (diversos fins), imagens bíblicas, mapas bíblicos, mensagens em forma de estudos, apostilas de cunho teológico e muitos mais para que você possa investir em seu ministério e conduzir vidas a Cristo.
Translate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
HOMENS FORTES EM TEMPOS DE CRISE Juízes – Gideão O que significa o termo “homens fortes”? R.: Homens fortes são àqueles que mesmo ao ...
-
NOIVADO Estamos reunidos aqui hoje para celebrar o noivado de Rogério Silvestrin e Priscilla Sequalini. Movidos por este sentimento d...
-
O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE - UNIDADE Gn 11:1-9 Assim como Jesus fazia, queremos lançar mão de algumas parábolas para mostrar a necessi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário