Translate

sábado, 10 de julho de 2010

APRENDENDO COM JESUS 1 - PASSANDO UM DIA AO LADO DE JESUS

PASSANDO UM DIA AO LADO DE JESUS - 1
Mateus 14.1-36

Mt 14.1-12
O capítulo 14 do Livro do Evangelho de Mateus inicia falando sobre a morte de João Batista, que teve sua cabeça decapitada a mando de Herodes Antipas, filho de Herodes o Grande.
O verso 12 nos informa que os discípulos de João após sepultarem o corpo dele, foram e anunciaram a Jesus o que acontecerá a João Batista.

1 – O dia começa com o impacto de uma notícia triste (Mt 14.13)
O texto bíblico não nos informa a que horas João Batista foi morto e também não nos informa a que horas Jesus recebeu a notícia da morte de João. Contudo o texto nos diz no versículo 15 que ao cair da tarde, o que significa, que as 15:00hs, no cair da primeira tarde, conforme costume dos judeus, Jesus deveria mandar as pessoas que o seguiam se retirarem, enquanto ainda era dia.
Através destes versos imagino que João tenha sido enterrado pela manhã, e ainda no período da manhã, Jesus tenha recebido a notícia da morte de seu primo, João Batista.
O dia de Jesus se inicia com a súbita notícia da morte de seu primo, e, profeta João Batista. Não é fácil iniciarmos o dia com uma notícia triste. Na verdade nunca é fácil lidarmos com notícias tristes, independente da hora que a recebemos. As más notícias sempre nos abalam e tiram nosso chão.
Jesus ao receber a notícia, sentiu o golpe. O texto (Mt 14.13) nos diz que ele ao receber a notícia se retirou dali num barco para ficar só.
Desta situação vivida por Jesus gostaria de destacar duas lições:

1.1 – Jesus se retirou para dar vazão à dor de sua alma.
São nestes momentos que percebemos a humanidade de Jesus; ou quem sabe podemos dizer que são nestes momentos que percebemos o quanto somos semelhantes ao nosso Deus.
Jesus precisava de um tempo só. Ele precisava de um tempo para dar vazão à tristeza que tomava conta de sua alma, por isso Jesus saiu dali para o barco, para um lugar deserto.
Quando recebo notícias que me abalam ou com as quais não sei como lidar, eu costumo me retirar para aquietar minha alma. Eu procuro entrar no barco e ir para um lugar deserto. Nestes momentos a só, eu abro minha boca e falo dos sentimentos que me perturbam e angustiam minha alma naquele momento.
Você também costuma tomar o barco e ir para o deserto? Talvez o seu barco, o seu deserto seja o seu quarto, o seu banheiro, mas com certeza você tem algum lugar onde possa mostrar sua humanidade, se despir de toda força e permitir que todas suas emoções se manifestem. Chorar é bom, além de fortalecer o pulmão, traz cura para nossa alma.

1.2 – Jesus se retirou para buscar ânimo.
Não podemos nos esquecer que Jesus também se retirou para buscar ânimo. Acredito que Ele chorou, mas que também buscou forças no Pai, para continuar a missão que tinha. Jesus sabia que não podia ficar ali sozinho, tinha uma multidão esperando uma palavra, uma ação Dele.
Suas ações de agora em diante se tornará ainda mais importante para os judeus. Se antes eles tinham em João Batista a figura do profeta, agora só restava para eles Jesus Cristo, a quem para muitos ainda era uma incógnita. Quem era este Jesus?
Jesus sabia que de agora em diante ele seria muito mais cobrado e perseguido pelos fariseus, escribas e autoridades, que viam Nele a única ameaça para sua religiosidade. Contudo Ele voltou para a multidão e deu continuidade a sua missão. Jesus não fugiu, ele apenas se isolou para lançar fora a tristeza e cobrar ânimo para cumprir sua missão.
Não podemos ficar vivendo no barco, no deserto o resto da vida. Não podemos nos esconder numa ilha e vivermos isolados. Fomos chamados para sermos sal e luz da terra. Deus espera que nos levantemos e com bom ânimo cumpramos nossa missão.

2 – Jesus se compadeceu da multidão e as curou (Mt 14.14)
Este verso me chama a atenção pelo fato de que Jesus está voltando do seu deserto, de seu momento a sós como já o descrevemos, causado pela tristeza da morte de seu primo, João Batista, e seu coração já está novamente pronto a se compadecer, a ter misericórdia da multidão que o cercava.
Muitos de nós, diríamos o seguinte em uma situação dessa: “volte amanhã, deixa-me me recompor plenamente. Deixa-me recuperar minhas forças primeiro”.
Por que Jesus não deu essa resposta ou outra parecida? Gostaria de destacar duas coisas porque Jesus não deu essa resposta:

2.1 – Porque Jesus estava centrado em sua missão
Jesus sabia qual era sua missão e estava centrado em cumprir sua missão. Somente uma pessoa que conhece a “sua missão” sabe caminhar sem perder o foco, mesmo nos momentos mais difíceis da vida.
Quem sabe para o que foi chamado, sabe o que tem que fazer. Se meu chamado é para ensinar e pregar o Evangelho, estarei focado em minha tarefa a todo o momento, buscando fazer o melhor sempre, de maneira a glorificar a Deus. E não permitirei que as pressões da vida, sejam elas ministeriais, familiar, financeira, etc. me tirem do alvo proposto por Deus.
Não irei deixar de pregar a Palavra de Deus porque antes do culto tive um desentendimento com minha esposa. Não irei deixar de pregar a Palavra de Deus porque a irmã Gumercinda não gosta da minha pregação ou não gosta de mim. Não irei deixar de pregar a Palavra de Deus ainda que Deus leve meus filhos ou minha esposa.
Deus me chamou para uma tarefa, me deu o dom para realizar esta tarefa e a mim cabe tão somente obedecê-lo em qualquer que for a circunstância. Quero ser um servo fiel, jamais esconder o talento que Deus me deu.
Uma coisa aprendi nestes meus quarentas anos de vida. Não adianta fugir do chamado que Deus te deu, pois você nunca se sentirá realizado se não fizer o que Deus te chamou para fazer.

2.2 – Porque Jesus amava a multidão
Jesus amava àquelas pessoas. Muito de nós não levantamos e atendemos as pessoas que nos solicitam, porque não amamos como deveríamos amar. Não amamos como Jesus.
Não estou dizendo que não podemos dizer NÃO. Existem pessoas que só querem sugar. O prazer delas é sugar as forças das outras pessoas e precisamos cuidar com essas pessoas. Este é o tipo de pessoas que é bom mantê-las longe de nós.
Contudo existe uma multidão de pessoas que estão desesperadas e ansiosas por resolverem seus sofrimentos e conflitos.
Jesus sabia que a multidão que estava ali ao seu redor, estava sofrendo há muito tempo. Jesus sabia que poderia aliviar a sua carga, por isso que Ele parou e atendeu àquela multidão.
Sem amor nada do que fazemos aqui tem sentido. E o amor nos chama a estarmos prontos a sacrificar nosso descanso algumas vezes, o nosso jantar, o nosso passeio, etc. Amar é estar pronto a abrir mão de si mesmo para servir o próximo.
Se a dor do meu próximo não me fere, não me causa incomodo, devo repensar em minha vida, devo reavaliar meus sentimentos.
Jesus disse que seríamos conhecidos como seus discípulos se nos amassemos. Você tem amado seus irmãos? Você se sente incomodado quando sabe que um de seus irmãos está passando fome? Frio? O que você tem feito para ajudá-los?

Conclusão: O texto que lemos hoje de Mt 14.1-14 nos mostra que o dia do nosso Senhor Jesus começou com a triste notícia da morte de João Batista. Aprendemos com Jesus que nestas ocasiões não é errado nos retirarmos para dar vazão a dor da nossa alma e também buscarmos em Deus força para continuarmos firmes nos propósito que Deus deu a cada um de nós.
Acredito que Deus hoje quer te renovar, te ajudar a vencer a má notícia que o fez parar na vida. Quem sabe a falência de seu negócio, de seu casamento, de seu noivado, etc.
Jesus te convida hoje a levantar a cabeça e a continuar firme, pois Ele te chamou para a realização de algo grande e maravilhoso. Jesus quer encher seu coração de amor e de vida. Jesus quer te ensinar a amar novamente e ir em busca do sonho deixado para traz.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário