Translate

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

LIDERANÇA 2 - O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE

O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE - UNIDADE
Gn 11:1-9

Assim como Jesus fazia, queremos lançar mão de algumas parábolas para mostrar a necessidade de aprendermos a trabalhar em grupo. A palavra de Deus diz que não há limites para uma unidade consagrada e um propósito apaixonado.
E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Gn. 11:6
Quando temos a mesma linguagem e somos um em um propósito, Deus mesmo diz que não haverá restrição para tudo que intentarmos fazer.

1. O povo é um
Ser um povo unido num só propósito não é algo simples de ser alcançado. Paulo mostra aos Filipenses que tal unidade é fruto de um processo.
Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Fp. 2:1-2
- Exortação em Cristo (preocupação com a vida ética do outro)
- Consolação de amor (há um sentimento de ajuda para com o outro)
- Comunhão do Espírito (existem laços espirituais que os une – fé, batismo, Espírito)
- Entranhados afetos e misericórdias (há uma relação maior de afeto)
- O que falta segundo Paulo? Unidade - Pensar a mesma coisa, terem o mesmo amor, serem unidos de alma, possuirem o mesmo sentimento.

Quando há unidade – não há partidarismo, não há soberba (Fp 2:3-4) – não trabalhamos pensando em nós ou em um indivíduo – pensamos no bem de todos, da maioria, do corpo.

Os porcos-espinho
Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinho, perceberam a situação e resolveram se juntar em grupo. Assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente.
Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam mais calor. Por isso tornaram a se afastar um dos outros.
Todavia, voltaram a morrer congelados. Precisaram então fazer uma escolha, ou desapareciam da terra, ou aceitavam os espinhos dos semelhantes.
Sabiamente, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o importante era o calor do outro. E terminaram sobrevivendo.

Se estamos sozinhos esfriamos
A frieza e a friagem nos assolam, precisamos nos manter aquecidos e até incendiados, mas isso só será possível se nos mantivermos juntos. É como uma brasa, se fica sozinha apaga.

A proximidade e a comunhão têm um preço
Pequenas feridas sempre surgem quando nos aproximamos e nos relacionamos.

2. Todos têm a mesma linguagem
Gênesis 11:6 diz que o povo era um e tinha o mesmo falar, por isso não haveria restrição para tudo o que intentassem fazer. Paulo orienta os coríntios dentro do mesmo princípio:
- Que falassem a mesma coisa - v. 10
- Que tivessem uma mesma disposição mental - v. 10
- Um mesmo parecer - v. 10
O resultado disso é que seriam uma unidade e não uma mera união de crentes. Há uma diferença entre união e unidade. União é ter muitas batatas no mesmo saco, enquanto unidade é quando as batatas são cozidas e amassadas tornando-se um purê dentro do prato.
A unidade tem um preço de fogo e quebrantamento, ou seja, não há unidade sem o fogo do Espírito e a renúncia do Ego. Só assim podemos falar a mesma língua e termos a mesma disposição mental.

Os gansos
Quando você vê gansos voando em “V”, pode ficar curioso quanto às razões pelas quais eles escolhem voar desta forma. Os cientistas analisaram e fizeram as seguintes descobertas:
1º fato - À medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 70% a mais do que se cada ave voasse isoladamente.
Quando pessoas que compartilham de um mesmo sonho e uma mesma direção andam juntas elas chegam mais rápido por que juntas elas produzem um ambiente positivo de fé.
2º fato- Sempre que um ganso sai fora da formação e imediatamente sente o peso de voar só, rapidamente ele retorna à formação.
Sabemos que há segurança no grupo e na comunhão e poderemos viver a vida cristã mais facilmente se o fizermos na formação do grupo.
3º fato- Quando o ganso líder se cansa ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto outro toma a dianteira.
Quando temos de fazer um trabalho árduo também necessitamos de revezamento. O grupo só vai avançar se todos se revezarem pelo encargo da palavra e da reunião.
4º fato - Os gansos que vão atrás na formação grasnam o tempo todo para que aqueles que estão à frente mantenha o ritmo e a velocidade.
É um fato da vida que todos necessitamos de estímulo, elogio e apoio para avançarmos em nosso trabalho.
5º fato - Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudar a protegê-lo. O acompanham até a solução do problema e então reiniciam a jornada no seu grupo original ou se juntam a um novo grupo.
O grupo é um lugar de solidariedade e compromisso mútuo. Não podemos abandonar o nosso irmão quando está em lutas e dificuldades.

3. Não haverá restrição para tudo quanto intentam fazer
O inimigo não pode resistir a uma unidade consagrada. As portas do inferno não nos resistirão se vivermos um purê de batatas e não um monte de batatas num mesmo saco.
O trabalho em equipe: Conta-se que numa marcenaria houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertas as suas diferenças.
O martelo exerceu a presidência, mas os participantes o notificaram que teria de renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho, além do mais, passava o tempo todo golpeando. O martelo reconheceu sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que este dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atrito.
A lixa acatou, com a condição de que expulsassem o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o marceneiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a marcenaria ficou só a assembléia reativou a discussão.
Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: “senhores, ficou demonstrado que todos temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas dificuldades, com os nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos nos nossos pontos fracos, mas concentremo-nos em nossos pontos fortes.
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar as asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.

Não estamos aqui para formar relacionamentos formais, mas vínculos de amor e vida. Estamos formando vínculos para a eternidade.
Muitos de nós desejamos fazer coisas grandes que nos coloquem na história, mas Deus quer que apenas participemos da história dos nossos irmãos.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
(baseado mensagem Pr. Aluisio)

16 comentários:

  1. muito bom o seu estudo pastor.
    Pr.Luciomar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns um exemplo a seguir esse que foi nos dado obrigado:PR.cornelio póvoa de oliveira Deus abençoe

      Excluir
  2. Muito bom! Parabéns pelo estudo!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHOSO ESTUDO, VOU MINISTRAR SOBRE ESTE ASSUNTO PARA ALGUNS LIDERES E ME AJUDOU MUITO, DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico Deus abençoe grandemente sua vida pr.cornnelio Póvoa de oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante me ajudou demais ,Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Ótimo estudo que Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  7. Estava procurando está palavra para transmitir aos aos líderes e liderados,obrigada Pastos!

    ResponderExcluir
  8. assim como essa assembleia de ferramentas devemos ser todos os dias sempre em equipe
    muito bom parabéns pr

    ResponderExcluir
  9. Uau...que palavra de ânimo e verdafeira. Estzva procurando algo neste sentido para o ministerio no qisl faço parte. Ja tonha ouvido da batata, porco espinho e das ferramentas. A do ganso é nova para mim e linda. Deus abençõe seu ministério. Espero nao ter problema usar para acrescentar no discipulado

    ResponderExcluir
  10. Gostei que Deus continue te usando tem sido bênção na minha vida

    ResponderExcluir
  11. Muito bom e edificante esse estudo, não conhecia a historia dos gansos. Deus continue abençoando seu ministério. Shalon Adonai

    ResponderExcluir
  12. espectacular! meu Deus! obrigado prezado Pr. pelo ensinamento

    ResponderExcluir