Translate

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

GRAÇA 2 - PECADO, PUNIÇÃO E GRAÇA

PECADO, PUNIÇÃO E GRAÇA
Jz 10:6-18

1 - Pecado
(V.6) – “Tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mau perante o Senhor...”
A palavra pecado, significa errar o alvo. Qual é o nosso alvo? Vivermos como Cristo, de forma que o Senhor seja exaltado através de nossas vidas.
Todas as vezes que erramos o alvo, que fazemos uma escolha errada, que agimos diferentemente do que Deus gostaria, pecamos e entristecemos a Deus.
Não devemos ter vergonha de reconhecermos que somos pecadores. Até mesmo os homens mais santos da Bíblia reconheceram essa verdade. Veja o que o apóstolo João: Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós (1 Jo 1:8). O apóstolo Paulo diz o seguinte: Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, não sou eu quem o faz, e, sim o pecado que habita em mim (Rm 7:19-20).
Tanto Paulo como João dizem que estão sujeitos ao pecado. Eles não estão dizendo que vivem pecando, mas que há uma força interior em nós que nos impulsiona a fazermos o que não queremos fazer. Essa é grande luta que temos que vencer todos os dias. Podemos vencer o pecado, essa lei, através do Espírito Santo de Deus; entretanto precisamos estar atentos a voz do Espírito e vigilantes em oração.

2 - Punição
(V.7) – “Acendeu-se a ira do Senhor contra Israel, e entregou-os nas mãos dos filisteus, e nas mãos dos filhos de Amon”.
A punição, é na verdade a forma de Deus tratar conosco. Nos colocar no caminho de volta. Não devemos nos entristecer porque Deus nos pune, pelo contrário devemos nos alegrar, pois através deste fato sabemos que não somos bastardos, mas amados pelo Pai (Hb 12:6-9).
Deus nos dá liberdade para escolhermos em nossas decisões, mas isso não significa que não assumiremos as responsabilidades de nossas decisões.

3 – Graça
(v.10) – “Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, dizendo: Contra ti havemos pecado, porque deixamos a nosso Deus, e servimos aos baalins”.
(v.16) - “E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao Senhor: então já não pôde Ele reter a Sua compaixão por causa da desgraça de Israel”.
Sl 51:17 – Sacrifícios agradáveis a Deus, são o espírito quebrantado; coração compugido e contrito não o desprezarás, ó Deus.
Lembra do povo de Ninive. Se arrependeram e Deus desviou sua ira. Manasses fez tudo que era mal perante o senhor, mas se arrependeu e Deus o abençoou no final de sua vida.
Não importa o que você fez. Se você se arrependeu de verdade, Deus te perdoou.
Note uma coisa, arrependimento verdadeiro traz mudança de vida, de atitude. Quem se arrepende não continua na pratica do erro.
At 19:18-19 – Em Éfeso houve uma manifestação profunda de arrependimento. Arrependimento significa mudança. Para o povo de Éfeso a arte mágica era algo valoroso. Muitos possuíam livros, rolos de pergaminhos, sobre artes mágicas, mas ao conhecerem a Jesus Cristo todo conhecimento da mágica se tornou sem valor.
O arrependimento muda nossos valores, coloca os valores de Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

CONCLUSÃO: Você que é ladrão, assassino, idólatra, feiticeiro, prostituta, tem hoje a oportunidade de começar uma nova vida. Jesus está neste lugar lhe oferecendo um novo começo. Deus deu a Josué e ao povo de Israel uma nova oportunidade quando houve arrependimento. Não sai daqui hoje sem entregar sua vida a Jesus. Receba a graça de Deus. Aleluia!




Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário