UM TESOURO EM VASOS DE BARRO
2 Co 4:1-7
INTRODUÇÃO: Em todas as histórias narradas pela Bíblia, Deus usou homens para realizar seus projetos. Adão e Eva foram usados para multiplicação da nossa espécie. Noé ao fazer a Arca preservou a nossa espécie da extinção. Abraão por causa de sua obediência se tornou o Pai da fé, isto é, o pai de todos aqueles que como ele crê em Deus. O próprio Deus se fez carne e habitou entre nós na pessoa de Jesus Cristo para salvar a todos os pecadores.
Deus sempre se utilizou vasos de barro para fazer com que sua vontade fosse manifestada aos homens e ainda hoje ele usa vasos de barro.
TRANSIÇÃO: Paulo inicia este capitulo falando a respeito de seu ministério. Ele credita sua eficácia a misericórdia de Deus, e, afirma que sempre foi correto em seus procedimentos com relação à Palavra de Deus, não adulterando, e tomando cuidado para não se tornar motivo de vergonha.
Paulo também diz que este tesouro (o evangelho gloriosos de Jesus Cristo) está guardado em vasos de barro. Quem são estes vasos de barro? Somos nós os que cremos em seu evangelho, que conhecemos o Filho de Deus. Nós temos o maior tesouro que o homem pode querer. Deus nos confiou o tesouro da vida eterna, o mapa que leva os homens ao céu.
Por que Paulo diz que somos vasos de barro?
1 – Porque somos passiveis de errar (v.1,2)
Um vaso de barro é frágil, se cair quebra. Aqueles que trabalham com barro sabem que é preciso tomar cuidado para manuseá-lo.
Na verdade somos frágeis emocionalmente, moralmente, eticamente. Nos dois primeiros versos deste capítulo fica evidente que somos vasos de barro, porque somos seres sujeitos a errar. No primeiro verso, Paulo, nos mostra a possibilidade de desfalecermos (desanimarmos). Pedro ao ver Jesus sendo levado preso, desanimou, desfaleceu a ponto de negar Jesus por três vezes. Pedro o viu fazendo milagres, viu Jesus curando cegos, expulsando demônios, afirmou que Jesus era o Cristo, viu Jesus andando sobre as águas. Pedro acostumou-se com o Jesus que sempre fazia o sobrenatural. Mas no primeiro momento que Jesus deixou de fazer um sinal e um prodígio, deixou ser apanhado pelos homens, não demonstrou nenhum sinal de poder, seu medo veio à tona, suas duvidas o tornaram incrédulo, a ponto de Pedro voltar a ser um simples pescador de peixes.
Você não tem agido como Pedro? Quantas vezes você já disse para Jesus que entrega sua vida a Ele? Quantas vezes você já prometeu que se dedicará mais a Ele? É só Jesus se silenciar um pouco e você desiste de tudo. É só o pastor deixar você andar sozinho e você já começa a reclamar que o pastor, os irmãos não dão bola para você. Você sai do culto dizendo pronto para pregar o evangelho, para pegar o diabo a unha, pisar serpentes e escorpiões. No primeiro sinal de dificuldade desiste de tudo. No primeiro rugir de Satanás você já se esconde. Chega meu irmão, minha irmã é hora de levantar a cabeça de ser um verdadeiro guerreiro. É hora de agir mais e falar menos. Pedro depois de Pentecostes mudou de vida, você precisa de um pentecostes, precisa de uma experiência com Deus profunda, marcante que o faça parar de ser tão inconstante.
No segundo verso nos alerta para não andarmos com astúcia, nem adulterarmos a Palavra de Deus. Esta advertência é um sinal evidente de nossa possibilidade de nos desviarmos da Palavra de Deus e de até mesmo adultera-la, isto é, altera-la (1 Tm 4:1-5). Quantos hoje também não tem pregado evangelho de forma errada, com interesses escusos. Poderíamos citar diversas teologias que tem trazido corrupções para o evangelho, ou mesmo instituições que tem descaracterizado o evangelho com seus legalismos, ou ainda diversos cristãos que dão maus testemunhos do amor de Cristo. Tem cristãos por aí que só gostam de dizer que são evangélicos quando estão dentro da igreja ou de uma roda de cristãos. Tem cristãos que pregam o evangelho e fazem tudo que o evangelho condena, são hipócritas, não tem temor a Deus. Deus os condenará ao inferno. Para de brincar de ser cristão, mude sua vida radicalmente. Corte os laços com o pecado, afasta-se das más companhias, isso não significa deixar de pregar o evangelho para elas, mas não ser levadas por elas, significa influenciar e não ser influenciado, amar e não aceitar o pecado. Somos frágeis, não passamos de vasos de barro.
Entretanto mesmo diante nossa fraqueza, Deus em sua misericórdia nos confiou este grande tesouro.
2 – Porque desta forma Deus mostra Seu poder
Que beleza tem o barro? Nenhuma. Mas nas mãos do oleiro pode se tornar um vaso lindo, não é verdade. Assim somos nós. Não temos beleza, não temos atrativos, não temos a verdade. Contudo nas mãos do criador, nos tornamos vasos lindos, cheios de unção, cheios de vida para levar as pessoas.
Pedro como já dissemos se tornou um novo homem, ele experimentou Jesus como nunca tinha experimentado antes. A experiência marcante de Pedro começa a parti da ressurreição de Jesus. Jesus o perdoa, derrama sobre ele o Espírito Santo (At 2:1-4); depois desta experiência Pedro não foi mais o mesmo homem covarde, cheio de altos e baixo. A unção era tanta sobre Pedro que onde ele passava sua sombra curava (At 5:14-15), foi capaz de olhar nos olhos de paralítico e dizer levanta e anda em nome de Jesus, foi capaz de dizer para as autoridades que o prenderam que não podia para de falar de Jesus. Deus mostrou seu poder através daquele vaso de barro, o transformou num vaso de benção.
Hoje é o dia de você se transformar num vaso de benção. Hoje é o dia de você assumir Jesus Cristo 100% em sua vida. Hoje é o dia de pentecostes para sua vida.
Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). É necessário que você seja cheio do Espírito Santo para que Deus possa usa-lo com poder. Para você ser cheio do Espírito Santo é necessário busca verdadeira, adoração verdadeira, dedicação verdadeira a Deus. Paulo diz: “enchei-vos do Espírito” (Ef 5:18).
Deus fez isto para que nós reconheçamos que o poder salvador do evangelho não esta em nós, não provem de nós, mas tão somente de Deus. Aqueles que crêem, o fazem porque Deus é quem os convence (Jo 16:8). Não porque nós temos poder em nossa pregação.
A Palavra diz que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos (v.4) e somente a ação do Espírito Santo (1 Co 2:14) sobre estes poderá leva-los a crer nas Palavras de Deus anunciadas por nós seus vasos de barro.
CONCLUSÃO: Você tem um grande tesouro que pode mudar sua vida e a vida de seus amigos, colegas e inimigos, contudo você só poderá falar de um evangelho vivo e poderoso se você verdadeiramente provar este evangelho vivo e poderoso em sua vida. Experimente hoje o poder de Deus em sua vida.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário