“MARCO ZERO” DA FELICIDADE
Sl 4:7
INTRODUÇÃO: David Lykken, professor emérito da Universidade de Minesota, desenvolveu o que ele chama de teoria “marco zero” da felicidade. Ele argumenta que a maioria das pessoas, no período de seis meses a um ano, após um evento marcante – como a tristeza da perda de um ente querido ou a euforia da mudança para a casa dos sonhos – volta ao estado inicial de felicidade. Ele chama essa referencia inicial de felicidade de “marco zero”.
1 – Alegria no cristão é fruto do seu relacionamento com Deus
O salmista diz que o Senhor colocou alegria no seu coração. A Escritura Sagrada nos diz que Deus colocou em nós Seu Espírito e também diz que o fruto do Seu Espírito é alegria (Gl 5:22).
Podemos, diante disso, afirmar que o “marco zero” da felicidade em nós é uma alegria constante e verdadeira. Enquanto outros variam em sua felicidade mediante as coisas que alcançam ou perdem, nossa alegria nasce mediante o nosso relacionamento com Deus.
A Palavra nos diz que Deus é imutável, portanto nossa alegria não sofre mutações, pois esta firmada em Deus.
É verdade que ao perdermos um ente querido, sofremos, nos entristecemos como qualquer pessoa normal. No entanto, o cristão se entristece por saber que não mais verá aquela pessoa, contudo o verdadeiro cristão aceita os decretos de Deus, suas ações na história e em nossas vidas, ao invés de ficar questionando, procurando culpados ou se destruindo por algo que não pode mudar.
Veja Davi, um pai desesperado orando pela cura de seu filho, mas acima de tudo um crente apaixonado por Deus capaz de aceitar a vontade de Deus, ainda que seja a perda de seu próprio filho (2 Sm 12:15-23). Nas palavras de Davi, também encontramos a esperança de ver seu filho na glória. Esperança esta que só tem quem conhece a Deus.
Nossa alegria é constante, porque nossa confiança e esperança estão em Deus e em Sua Palavra.
Davi possuía a fonte de alegria, e ela não estava ligada nas coisas passageiras e imutáveis, mas em Deus que é eterno e imutável.
As circunstancias da vida podem variar muito, hoje você pode ser uma pessoa saudável, perfeita, amanhã talvez você pode se tornar uma portadora de alguma doença muito seria como câncer, aids, etc. ou deficiente física. Todos os dias pessoas se tornam deficientes físicas, por causa de armas que estão guardadas em casa, por causa de pessoas que não dão valor à vida e saem dando tiros por aí, de forma inconseqüente para mostrar que é homem, por causa de adolescentes e jovens que vivem dando rachas, motoristas bêbados e muitas vezes pessoas que não tem nada a ver com a história acabam pagando um preço muito alto. O câncer tem aumentado muito, possivelmente porque ingerimos cada vez mais agrotóxicos, carnes cheias de hormônios, cada vez que nos alimentamos mais químicas são inseridos em nosso organismo. Contudo não podemos deixar de nos alimentar. Portanto devemos orar cada vez que nos alimentamos para que Deus purifique o alimento que iremos comer.
O que quero dizer com isso, é que embora estejamos sujeitos a sofrer alterações em nossas vidas, nossa felicidade deve ser sempre constante, pois Deus não deve ser crido apenas nos momentos gostosos da vida, Deus não deve ser adorado apenas quando temos saúde, ou pernas e braços perfeitos. Mais do que um corpo perfeito devemos ter sempre um espírito perfeito, pois o corpo é passageiro, e no céu todo corpo se tornará perfeito, amém! Aleluia. Se você não pode andar, no céu você andará, no céu você irá enxergar, no céu você irá falar e cantar a Deus.
Portanto comece a viver esta felicidade da nova vida hoje, creia nas promessas de Deus e ande olhando para o futuro que Deus preparou para você. Não deixe que Satanás, que o mundo com seus preconceitos roube de você a felicidade que Deus lhe deu.
Você pode ser deficiente físico, mas não é deficiente espiritual. Então viva com alegria.
E você que nem deficiente é para de ficar murmurando da vida, Deus lhe deu um Espírito de alegria, Deus deu a você Seu próprio Espírito para que você seja feliz.
Fala para o inferno hoje, fale para o mundo, eu sou feliz, eu sou feliz, eu sou feliz, Aleluia! Não importa o que vivo, não importa as circunstancia, eu sou feliz.
Eu tenho uma novidade para te contar:
2 – A partir do instante que você se agrada do Senhor, Ele satisfará o desejo do teu coração (Sl 37:4)
O que é agradar do Senhor? É ser feliz diante aquilo que o Senhor permite a você. É aceitar a vida que Deus lhe deu. Se você é feliz e aceita o que Deus deu a você, Ele satisfará o desejo do teu coração.
Para começar se você crer no Senhor de todo o seu coração, Ele poderá dar a você a cura que você deseja, dar a você a libertação que você quer. Amém!
Mas sabe o que mais me impressiona nestas palavras: “é que aquele que se agrada do Senhor, ele não se preocupa mais com sua vida; porque Ele sabe que viverá tudo o que sonha no céu e que sua vida aqui é passageira. Quem se agrada do Senhor, vive preocupado com a vida do próximo e não consigo mesmo”. Jesus viveu preocupado com o próximo. Ele não se preocupava se suas vestes estavam na moda ou não, não se preocupava se sua conta bancaria estava bem gorda. Ele se preocupava em atender a necessidade do povo. O que acontecia Deus satisfazia o desejo de seu coração. Diante disso o povo era abençoado.
Outro dia vi na televisão um rapaz deficiente, seu nome era Ângelo, ele gravou um CD. Uma das musicas de Ângelo dizia mais ou menos o seguinte: “Não tenha pena de mim, não preciso de sua compaixão. Eu sou feliz, tenho Jesus no coração. Um dia andarei nas ruas de ouro da Nova Jerusalém...” Aquele homem que possuía os membros defeituosos, estava feliz com a vida que Deus lhe permitiu viver, e estava testemunhando isso para todos através da televisão e de sua musica, e por sinal ele canta muito bem. Conheci uma jovem como ele e que por sinal também canta muito bem, seu nome é Cíntia. A diferença entre eles é que o Ângelo nasceu daquela forma e aceitou a vida que Deus lhe deu; A Cíntia sofreu um acidente de carro e ficou paraplégica, mas também aceitou essa mudança em sua vida e hoje está louvando ao Senhor.
O Ângelo e a Cíntia me ensinaram que para conhecer a felicidade eterna, só precisamos conhecer Jesus.
Pare de dizer: “eu seria feliz se...”. Diga: “Sou grato a Deus porque...”
CONCLUSÃO: A vida é inconstante, mas a felicidade para aqueles que crêem em Deus é uma constante. O verdadeiro cristão é feliz, porque vive pela fé, porque vive aguardando em Deus e não nos recursos mutáveis deste mundo. Seja feliz ande pela fé. Deus é e deve ser sempre o “marco zero” da sua felicidade.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário