TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 6 de março de 2011

PALAVRAS 2 - FALE PALAVRAS DE BÊNÇÃOS

FALE PALAVRAS DE BÊNÇÃOS
Sl 19:14

INTRODUÇÃO: Davi estava preocupado com suas palavras. Ele pede a Deus que as palavras de seus lábios e o meditar de seu coração fossem agradáveis a Deus. Palavras agradáveis a Deus são aquelas palavras que edificam seu povo, são as palavras que trazem salvação ao perdido, são palavras que manifestam indignação diante a opressão e a injustiça. Palavras agradáveis a Deus são palavras de bênçãos que animam os abatidos, que curam as feridas da alma, que trazem salvação para o perdido, que incentivam aqueles que estão bem a continuarem bem. 
A grande maioria das pessoas não tem o costume de falar palavras de bênçãos. Por exemplo, elogiar seu companheiro ou sua companheira, elogiar os filhos, seus funcionários, etc. Precisamos aprender a dizer palavras de elogios, palavras de bênçãos; precisamos de boas palavras.
1 – As más palavras destroem coração (Pv 15:4)
Há pessoas que só sabem falar palavras que quebrantam, isto é, entristecem. Palavras que destroem corações são aquelas palavras ditas com ódio, com ira.
Os pais devem cuidar muito neste sentido, porque muitas vezes quando batem em seus filhos dizem palavras com ira, com ódio e essas palavras ferem mais do que a surra física.
Palavras que destroem corações são aquelas palavras que muitas vezes são ditas para nos humilhar, para nos envergonhar diante todas as pessoas. Devemos cuidar para não termos atitudes como essas. Muitos patrões fazem isso para mostrar que são os chefes e não percebem o mal que estão fazendo a seu funcionário. Muitos lideres religiosos agem dessa forma para poderem manter-se na liderança uma vez que lhes falta capacidade de convencimento, ou mesmo, falta amor pelos seus liderados.
Pessoas que tratam seus funcionários, empregados e amigos com palavras negativas, vingativas, de ódio, de ira estarão plantando solidão para si mesmo. Aquelas que tratam seus filhos com palavras destrutivas, negativas, com ira estão plantando futuros filhos que serão introvertidas, tímidas, sem ação, sem iniciativas, inseguras.
As más palavras destroem, então tome uma posição em sua vida e apenas fale palavras de bênçãos.

2 – A boa palavra alegra o coração (Pv 12:25)
O texto diz que a ansiedade abate o coração do homem, mas a boa palavra o alegra. Que maravilha uma palavra de bênção tem o poder de trazer alegria ao nosso coração. Por isso:
a) Os casais devem trocar palavras de elogios e de amor
Salomão elogia a sulamita (Cant 1:9-10,15; 2:2,10,14).
A sulamita elogia Salomão (Cant 1:13-14,16; 2:3).
Tem cônjuge que só sabe criticar, só abre a boca para reclamar de algo. Essa atitude destrói o casamento, faz com que o amor se esfrie. Reclama se a mulher erra no tempero, mas nunca elogia quando acerta. Reclama se a esposa está barrigudinha, mas nunca elogia seu esforço no dia-a-dia. Às vezes é o inverso é a mulher que vive reclamando.
b) Os pais devem elogiar seus filhos
Há pais que vivem reclamando de seus filhos, mas nunca participa de atividades com o filho, e diante disso nunca o elogia. Nunca pronunciam palavras de bênçãos para o filho ou filha. Há pais que só sabem amaldiçoar: “meu filho é burro”, “você é um imprestável”, “você é isso e aquilo”.
Você pai, você mãe é necessário corrigir os filhos, mas é muito importante elogia-los e estimula-los naquilo que eles gostam de fazer e que seja bom. É importante você ajuda-lo na sua auto-estima. Participe na formação de seu filho sendo benção para ele. NÃO BASTA SER PAI TEM QUE SER BENÇÃO. A mesma coisa vale para os demais relacionamentos.
c) Os patrões devem elogiar seus funcionários. O pastor deve elogiar seus liderados. Os professores devem elogiar seus alunos.
Todas as pessoas precisam de palavras de bênçãos para crescer e serem melhores do que já são. Você já imaginou um funcionário que ao cometer um erro seu patrão o xinga, o humilha, ele possivelmente não se sentirá estimulado a fazer nada a mais do que lhe pedem. Será sempre um funcionário razoável. Você já pensou se o pastor te humilhasse ao saber que você está em pecado, ou por você não trabalhar direito na igreja. Você iria sentir vergonha de olhar para todo mundo na igreja e com isso possivelmente nunca mais iria aparecer numa igreja.
Mesmo uma correção feita com amor, com os cuidados devidos, com uma boa palavra alegra o coração do homem e sara as feridas (Pv 12:18b).

CONCLUSÀO: UMA PALAVRA DE AMOR PODE FAZER UMA DIFERENÇA DO TAMANHO DO MUNDO. (Pv 18:21) – “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem utiliza come de seus frutos”.
Diga hoje para aquela pessoa especial “eu te amo”, não apenas com presentes. Fale o que você sente. Diga hoje ao seu filho o quanto ele é importante para você. Diga ao seu aluno, ao seu empregado que eles são importantes.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

NOTÍCIAS