VIVA COM GRATIDÃO
1 Ts 5:18
INTRODUÇÃO: Vivemos em uma época que bens duráveis não são bem vistos, pois a única forma de se manter o mercado vivo é através do consumo. O homem precisa consumir, o consumo gera emprego, movimenta o mundo financeiro.Como forma de obrigar o consumo tudo que é produzido é feito de forma que não tenha uma vida muita longa.
Partindo dessa ótica de vista penso que se tornou difícil aos seres humanos viverem com gratidão. Você compra um carro e sua lataria já não é tão resistente como os antigos, as peças dos carros se tornaram mais frágeis e mais caras o que nos leva a estar constantemente murmurando contra nosso próprio carro. Por outro lado assistimos constantemente na mídia o anuncio de carros melhores, de geladeiras melhores, de maquinas de lavar, todas estas coisas nos leva a estar sempre descontentes com o que temos.
A influência deste mercado já se faz dentro da família, as pessoas não se casam porque já se unem pensando em possíveis trocas, como se o casamento fosse mais um bem do mercado imobiliário, automobilístico, etc. A mulher ficou velha troca por uma mais nova ou vamos fazer uma recauchutagem, isto é, lipoaspiração, coloca um silicone aqui outro ali, temos uma mulher com aparência mais nova.
Na verdade o homem aprendeu a viver insatisfeito. Diante disso está sempre pensando em trocar o que possui por algo mais novo.
TRANSIÇÃO: Paulo escreve a Igreja dizendo: Em tudo daí graças, porque esta é à vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (1 Ts 5:18). Estas palavras parecem não fazer tanto sentido para nós hoje, mas tinha uma importância muito grande para aqueles dias. Paulo, Silas e Timóteo chegaram à cidade portuária de Tessalônica durante a segunda viagem missionária. Pelo fato das pregações de Paulo ter esvaziado as sinagogas daquela cidade, os judeus acusaram o hospedeiro de Paulo, um certo Jasom, de abrigar traidores de César. Jasom foi preso pelos governantes da cidade obrigando desta forma com que os missionários fossem embora da cidade.
Paulo escreve a igreja e diz orientações sobre a vida cristã, entre estas ele diz para que eles fossem gratos sempre porque esta é à vontade de Deus. Deviam viver gratos mesmo diante aquelas perseguições, prisões, falta de liberdade para cultuar. Deveriam viver com gratidão mesmo em uma época que não havia luz elétrica, freezer, ar-condicionado, automóveis, em que as viagens eram feitas a pé, roupas eram lavadas todas nas mãos, não existia telefone, televisão, internet, etc. Você já pensou como naquela época a vida era difícil? VIVA COM GRATIDÃO.
1 – Fazei tudo sem murmuração (Fp 2:14)
Portanto seja grato, viva com gratidão, pare de murmurar. A Bíblia nos ensina no livro de Números (Nm 14:1-4, 11-12,28-30) que muitos israelitas morreram no deserto por causa de suas murmurações. Depois de tudo que Deus havia feito por eles (livrou-os das mãos do faraó, abriu o Mar Vermelho, transformou águas amargas em doce, fez sair água da rocha, deu-lhe pão no deserto) continuavam murmuradores. A murmuração deles se deram pelo fato de terem achados seus inimigos muito fortes, muito poderosos. Esqueceram-se rapidamente do Deus que os conduzira aquele lugar. Perderam a benção, não puderam entrar na terra prometida, suas murmurações revelaram sua incredulidade.
O apóstolo Paulo nos adverte a não sermos como eles (1 Co 10:1-11). A murmuração é manifestação de descontentamento e de incredulidade. A pessoa que está descontente, que não tem fé em Deus, tende a cobiçar as coisas dos outros, se torna idólatra (troca Deus por alguma outra coisa). Sem temer a Deus, isto é, não tendo Deus como centro de sua vida, será dominado por seus desejos, cedo ou tarde caí na imoralidade; passa a viver segundo seus conceitos e não nos princípios de Deus. A murmuração mata o indivíduo.
Se você não quiser perder sua benção, não quiser morrer no deserto, pare de murmurar. Quem ama a Deus de todo coração é sempre grato, porque é capaz de crer que Deus sempre o estará ajudando a melhorar, a crescer espiritualmente, financeiramente, emocionalmente. Quem crê em Deus, crê que Deus o fará vencedor diante todas as batalhas, crê que Deus o ungirá diante de seus inimigos. Quem crê em Deus enxerga pela fé e não pelos olhos naturais. Murmuração é falta de fé de que Deus pode mudar a história, murmuração é não aceitação da vontade de Deus.
2 – Nem contendas (Fp 2:14)
Paulo diz para não criarmos contendas. O murmurador cria contendas, ele faz com que as igrejas se racham, ele divide o povo.
Coré era um murmurador. Vocês se lembram de Coré? Coré se rebela contra a autoridade de Moisés (Nm 16:1-4). Coré era levita, mas estava com inveja de Moisés e de Arão. Não se dava satisfeito com a posição que Deus lhe colocou (Nm 16:9-11). Deus manda que Moisés separasse toda congregação de Core e seu aliados. Coré é destruído junto com seus aliados (Nm 16:28-34).
A contenda nasce da murmuração. Estou certo que todos nos surpreenderíamos se pudéssemos ouvir uma gravação das conversas que mantivemos em um único dia. Ficaríamos espantados com o quanto reclamamos e resmungamos.
As crianças se aborrecem com o dever de casa ou lavar os pratos. A mãe reclama de perder muito tempo recolhendo as coisas que todos na família deixam espalhadas. O pai chega em casa e faz comentários azedos sobre o chefe e o trabalho. E assim continua o dia inteiro, sem perceber todos contribuem para a contenda. Vivemos de forma a irritar o outro. A Bíblia diz: Filhos obedeçam a vossos pais. Pais não irriteis vossos filhos. Aos empregados sede submissos aos vossos patrões. Patrões sejam justos com vossos funcionários.
A palavra nos diz que Deus nos chamou para sermos um (Jo 17:20-21). Jesus te chamou nessa igreja para que você seja benção, para que você possa desenvolver seu dom. Esta igreja é o local que Deus colocou você, não importa como ela é hoje, importa o que ela pode ser amanhã se você fizer sua parte. Em vez de murmurar e criar contendas agradeça a Deus por ter te colocado neste lugar e ore a Deus para que Ele possa te usar neste lugar. Essa igreja será grande quando você se tornar grande espiritualmente; essa igreja será cheia do Espírito quando você estiver cheio do Espírito; essa Igreja será evangelizadora quando você for um evangelizador; porque você é a Igreja Presbiteriana do Champagnat.
CONCLUSÃO: Nada de reclamações, nada de murmurações, nada de criar contendas; pelo contrário em tudo daí graças e você verá que a Igreja, sua família, sua vida se tornará repleta de alegria. Aprenda agradecer e bênçãos virão em sua direção. Não seja levado pelo sistema da insatisfação, por um mercado que busca sempre nos deixar com o desejo de quero mais, lembre-se à vontade de Deus é que sejamos gratos em tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário