AS CINCO IGREJAS DE APOCALIPSE QUE SÃO CHAMADAS AO ARREPENDIMENTO (V)
LAODICÉIA
Ap 3:14-22
INTRODUÇÃO: Laodicéia era situada a margem dum rio e ficava no entroncamento de três estradas que atravessavam a Ásia Menor. De modo natural, ela se tornou um grande centro comercial e administrativo. Três fatos que se conhece a respeito dessa cidade são: 1) era um centro bancário de fabulosas reservas financeiras; 2) as industrias principais eram de tecidos e tapetes de lã; 3) possuía também uma faculdade de medicina.
A igreja não era acusada de imoralidade, nem de idolatria, nem tão pouco de franca apostasia (perseguição era desconhecida em Laodicéia).
1 – Jesus conhece suas obras
Ap 3:15 – “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente”. Jesus sabia que tipo de vida levava os membros dessa igreja. Esta era uma igreja nem fria, nem quente, isto é, não era cheio de vida, mas também não era morta. Era uma igreja morna, uma igreja camaleão, se adapta segundo as circunstancia, uma igreja que fica em cima do muro, uma igreja que não se posiciona diante os desafios que surgem diante dela. Uma igreja morna é uma igreja que não faz diferença. A conseqüência disto vem logo a seguir.
Você ta quente? Frio? Morno? Faça uma auto avaliação de sua vida com Jesus.
2 – Jesus se enoja de suas obras
Ap 3:16 – “Assim, porque és morno, e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”. Que palavra dura, talvez a mais dura já recebida por uma igreja.
Falar de vomito é algo repulsivo, entretanto Jesus usa essa expressão porque quer chamar a atenção da igreja de Laodicéia. Essa palavra é para eles, contudo é para nos chocar também.
Até quando você vai ficar em cima do muro? Até quando você vai ficar se escondendo de sua responsabilidade para com Deus? Até quando você vai se calar diante as injustiças? Até quando você vai ignorar as necessidades de seu irmão? Até quando você vai viver para si mesmo?
Quando você deixará Jesus viver através de sua vida? Quando você deixará Jesus comandar sua vida?
3 – Jesus dá mais uma chance
Ap 3:16b – “Estou a ponto de vomitar-te da minha boca”. Interessante Jesus ainda não tinha vomitado. Essa palavra me traz um conforto, sabe por que? Porque Jesus ainda não me vomitou. Ele está me dando uma oportunidade, há uma esperança para mim e tenho certeza que para você também.
4 – Jesus mostra o pecado
Ap 3:17 – A terrível condenação se devia ao orgulho e auto-satisfação que essa igreja possuía, o que a levou a enfraquecer sua comunhão com Jesus.
A igreja de Laodicéia era rica, seus membros possuíam muitos recursos materiais, portanto a igreja se achava abastecida, se julgava abençoada por causa de sua prosperidade. Ela possuía um belo telão, tinha um ministério de louvor onde todos seus membros recebiam para tocar, era verdadeiros profissionais na adoração. Tinham muito para doar em bens materiais. Tinha uma estrutura invejável a qualquer mega igreja de nossos dias. Contudo confiava em suas obras. Pensavam que alcançariam a misericórdia de Deus através delas. Diante disso não havia lugar para Jesus naquela igreja.
Jesus mostra a realidade da igreja: infeliz, miserável, pobre, cega e nua.
Quantos de nós muitas vezes nos achamos auto-suficiente, deixamos que nosso orgulho nos atrapalhe na comunhão com os irmãos, com os familiares e com Jesus. Quando oramos, o fazemos apenas por dever religioso, pois no fundo confiamos em nossas decisões. Nos tornamos arrogantes, nos achamos sábios demais e passamos a olhar para os outros como se eles não soubessem nada. Nos tornamos donos da verdade. Nossa arrogância fede, cheira mal e afasta as pessoas de nós. Será que Jesus ao olhar para nós também não nos vê como essa igreja.
5 – Jesus mostra o caminho
Ap 3:18 – “... de mim ...”. Jesus aponta o caminho para a igreja de Laodicéia. Era necessário que ela deixasse sua arrogância de lado. Era hora de olhar para Jesus, de comprar Dele ouro refinado pelo fogo, vestes limpas, de colocar colírio nos olhos para enxergar o caminho. Jesus estava dizendo para aquela igreja: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Jesus é caminho para o céu, para Deus. Não confie em suas obras, não confie em seus esforços. Lance-se aos braços de Jesus.
6 – Jesus mostra seu amor
Ap 3:19-20 – Novamente Jesus mostra o seu amor, embora Ele estava a ponto de vomitar, contudo havia uma esperança caso a igreja se arrependa, caso ela aceite a palavra de repreensão dessa carta.
Que maravilha nós temos uma chance, não é o fim para mim, não é o fim para você. Jesus te chama novamente, arrependa-te, abra a porta do seu coração, deixe-o entrar na sua vida. Jesus quer se tornar Senhor sobre você.
Você está ouvindo sua voz, abra seu coração. Chame Jesus, clame por Jesus, Ele te quer, Ele quer cear com você. Você quer cear com ele? Apenas diga Jesus eis me aqui, livre estou para te servir!
7 – Jesus te premiará
Ap 3:21 – Você que se arrependeu, que se entregou novamente a Jesus, ou você que se entregou pela primeira vez a Jesus, Ele te premiará. Você é um vencedor. Continue firme em sua fé, até o dia em que ele voltar.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário