MISSÕES: IDE E PREGAI
Gostaria de continuar conversando sobre o mandamento de Jesus Cristo para Sua Igreja: "Ide e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15).
Vou me deter apenas nos dois verbos: Ide e Pregai.
1 - Ide
A ordem que recebemos de Jesus é para irmos. O chamado de Deus para nós é um chamado pró-ativo, isto é, exige de nós uma ação antecipada. Não devemos ficar esperando as pessoas pedirem o Evangelho, nós devemos ir com o Evangelho em direção a elas.
Diante disso surge a pergunta:
1.1 – Como a sociedade nos vê? Qual a imagem que a sociedade faz de nós igreja de Jesus Cristo? Como as pessoas nos olham quando dizemos que somos evangélico?
Hoje é difícil falar do evangelho diante a visão que o nosso povo tem a respeito da igreja. Quando anunciamos que somos cristãos ou evangélicos as pessoas pensam o seguinte: “Lá vem àquela pessoa querendo vender bênção para pegar o meu dinheiro” – “Lá vem àquele cara com aquela conversa de Jesus para sustentar um bando de pastores”.
Em outras palavras as pessoas vêem a igreja como uma instituição com fins lucrativos, que usam da boa fé das pessoas para explorá-las. Os pastores são vistos como ladrões, pessoas que não tinham o que fazer, e que resolveram ganhar dinheiro vendendo o sagrado.
Essa é a visão do mundo a respeito das igrejas. Infelizmente essa é a visão que as igrejas que estão na mídia passam para as pessoas.
O que podemos fazer a respeito disso? Cabe a nós darmos bom testemunho e mostrar que não somos o que estão vendendo na mídia.
Contudo eu e você fomos chamados para ir ao encontro destas pessoas e pregar o Evangelho, não podemos nos calar com medo do julgamento que farão de nós.
Jesus quando veio ao mundo também foi odiado nem por isso deixou de anunciar a vontade do Pai.
Para Pedro, Paulo e tantos outros homens de Deus, também não foi fácil pregar o evangelho. Eles foram perseguidos e mortos por causa de sua fé.
O amor que eles tiveram por Deus e a compreensão da razão de que sua existência era para o Criador os levaram a morrer pregando o Evangelho.
Não fique esperando as pessoas virem até você, vá em direção a elas. Vá hoje, não deixe para amanhã, pois esta é a sua vocação primaria. Esta é a ordem de Jesus: ide.
2 – Pregai
Pregar significa anunciar. Segundo a ordem de Jesus é para nós anunciarmos o Evangelho. Nós não estamos anunciando qualquer coisa, estamos anunciando o Evangelho. A ordem é clara, somente o Evangelho.
Estamos vivendo em um período da história em que estão pregando, nas diversas igrejas, em nome de Jesus, coisas que não são o Evangelho. Elas parecem com o Evangelho, mas não é na sua essência a mensagem do Evangelho. Esses erros acabam afastando as pessoas de Cristo porque as levam a uma fé distorcida.
Vejamos alguns exemplos:
· Vendedor telemarketing (evangelista telemarketing) – Você compra o evangelho porque não aguenta mais a pessoa falando em sua cabeça ou simplesmente para alcançar os benefícios oferecidos pelo vendedor com tanta insistência.
o A pessoa na verdade não aceitou a Cristo, apenas quis se livrar do evangelista .
· Salvação pelas obras – Muitos estão pregando a salvação pelas obras. Faça isso ou aquilo para receber a bênção de Deus. Você será liberto se pagar o dízimo ou se...
o Neste caso a pessoa passa a confiar em suas obras para alcançar a graça de Deus e sua salvação. "Serei salvo porque jejuo, dou dízimo, etc". Esta pessoa não será salva, pois sua fé na verdade está nas obras que faz e não na graça de Deus, oferecida pelo sacrificio de Cristo.
· Evangelho das facilidades (Evangelho tabajara – fim dos seus problemas) – Se você aceitar Jesus como Senhor nunca mais sofrerá ou terá doenças neste mundo. Cristo te protegerá dos ladrões. Chega de dor e desemprego.
o Esta mensagem levará com o tempo a pessoa a se desapontar com Deus e abandonar sua fé. Suas expectativas com relação a Deus não serão satisfeitas. Cristo não veio para servir nossas vontades, mas para servir o propósito do Pai, para cumprir a missão do Pai.
Jesus nos ordenou para pregarmos o Evangelho conforme Ele nos ensinou. A mensagem da cruz. Cruz fala de humilhação, dor e morte. Somos chamados a carregar nossa cruz se quisermos receber a vida eterna. Precisamos estar prontos a nos humilhar para que Cristo seja exaltado por meio de nós. Precisamos estar prontos a sofrermos perseguições, doenças, dificuldades, para que Cristo seja tudo em nós. Precisamos estar prontos para morrer, se necessário for, para que o Evangelho seja conhecido em todo mundo.
A mensagem de Cristo é ninguém vem ao Pai senão por mim. Essa é a mensagem que devemos pregar. Não existe salvação fora de Jesus. Não importa seus títulos, suas obras, sua origem. Jamais você entrará no Reino de Deus se não aceitar a Jesus Cristo como seu salvador. Se não reconhecer que sua vida sem Ele está sem direção, sem controle. Entregue sua vida a Cristo. Você não precisa fazer nada, não precisa pagar nada, apenas creia Nele, se renda a Ele. Ele morreu por você.
Conclusão: Você foi criado por Deus e para Ele. Essa é a razão de sua existência. Portanto sua vida só terá sentido, realização quando você obedecer o que Ele te ordenou a fazer: Ide e pregai o Evangelho a toda criatura.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário