O SENHOR GUARDA O PEREGRINO
Sl 146:9
INTRODUÇÃO: Este Salmo é muito bonito, ele inicia nos chamando para louvar a Deus e ainda alistas as causas para o louvor como a grandeza de Deus (v.6) e a sua graça (vv. 7-10).
Poderíamos fazer uma reflexão de cada manifestação da graça de Deus citada a partir do v.7, entretanto quero me deter apenas na seguinte sentença (v.9): “O Senhor guarda o peregrino”.
A visão de Israel com relação aos peregrinos.
Em Israel os estrangeiros (peregrinos) não eram bem vindos. Os israelitas eram um povo extremamente nacionalista, se consideravam o povo escolhido de Deus e diante disto não davam muito valor às outras raças. Por isso que Jonas não queria pregar aos ninivitas, ele achava que aquele povo não merecia o amor de Deus. Jonas não conseguia entender que Deus amava a todo ser humano. Israel se tornará uma nação orgulhosa e arrogante, quando na verdade era para ser uma nação modelo para o mundo, aberta para o mundo. Israel era para ser uma nação separada das outras, mas com a finalidade de servir as outras nações, isto significava ser um reino de sacerdotes (Êx 19:5-6).
Quando Deus os proibiu de casar-se com estrangeiros, Ele não tinha em mente fazer com que Israel fosse uma nação orgulhosa, mas apenas que ela não se misturasse com as falsas crenças, com os falsos deuses que as demais nações serviam (Dt 7:1-4), porque se isto acontecesse Israel já não serviria para ser um reino de sacerdotes, para ser sal e luz para os outros povos. Ela se tornaria igual aos outros povos que adoravam a ídolos, que faziam imagens de barro, e madeira para adorarem, e falavam com um pedaço de pau ou barro.
Por não terem entendido o propósito de Deus, Israel, se tornou uma nação que repudiava os gentios, os estrangeiros. Em vez de aproxima-los de Deus, eles os afastavam de Deus.
Por isso me alegro ao ver que o salmista compreendeu que Deus amava o peregrino ou estrangeiro.
Jesus nos traz uma nova visão com relação aos peregrinos
Jo 15:19 – “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como todavia, não sois do mundo, pelo contrario dele vos escolhi, por isso o mundo vos odeia”. Jo 17:14 – “Eles não são do mundo...”.
Jesus trouxe uma nova visão para os seus seguidores. Os estrangeiros já não são mais os não judeus e sim, os cristãos. Todo aquele que seguir a Jesus é um peregrino neste mundo.
Os judeus consideravam todos os outros povos como estrangeiros, porque esperavam o reino messiânico para este mundo, dentro desta era, dentro desta dimensão de vida, onde o pecado está atuante sobre todos os seres humanos. Nós cristãos compreendemos que somos os estrangeiros porque cremos nos reino messiânico que surgirá numa nova era, numa nova dimensão de vida, onde o pecado já não terá poder sobre nós. Aguardamos as promessas de Jesus, a promessa de um novo corpo, de uma nova terra, de uma nova Jerusalém.
DO PONTO DE VISTA DE DEUS nós SOMOS PEREGRINOS; Por isso que Jesus disse que não somos deste mundo.
Somos peregrinos com uma missão
Embora sejamos concidadãos do Reino de Deus, somos enviados ao mundo com uma missão. Temos uma tarefa a cumprir neste mundo (Mt 5:13-14). Devemos ser sal e luz neste mundo. Devemos lutar para que este mundo possa ser melhor. Devemos lutar por todo projeto de vida. Jesus é vida e ele deseja que todo ser humano comece a viver neste mundo. Somos embaixadores de Deus neste mundo.
Nós aguardamos o novo mundo, entretanto somos chamados a viver de forma que o novo mundo possa já estar presente. Somos chamados a viver o Reino de Deus já, agora. Devemos lutar pela justiça, pela paz. Estamos aqui para trazer ao mundo o maior projeto já feito – o projeto do Reino de Deus. Somos responsáveis de mostrar ao mundo como será esse reino.
É nosso dever como sal e luz apontar o caminho, impedir que a humanidade se desumanize. Por isso não pertencemos mais a este mundo, porque não podemos mudar o mundo se o amarmos. Não podemos mudar o mundo se nos conformarmos com ele. Fomos tirados do mundo para sermos diferente do mundo.
A FELICIDADE NÃO NOS ESPERA APENAS NO CÉU – HÁ ALEGRIA NA JORNADA. Fazer uma viagem, uma jornada sem missão, sem objetivo é algo sem graça. Nós temos um grande desafio pela frente, nossa viagem não é vã, ela é muito significativa. Possamos peregrinar por esse mundo com alegria, mostrando a todos o amor de Deus, fazendo-os conhecer o Reino de Deus.
O Senhor guarda o peregrino – O Senhor te guarda enquanto você está neste mundo e quando você peregrinar para o novo mundo, Ele estará para sempre ao seu lado te fortalecendo, te enchendo de alegria, te inundando do Seu amor.
CONCLUSÃO: Seja um peregrino neste mundo, viva na busca da pátria celestial, contudo viva de forma que você seja sal e luz para este mundo. Seja um peregrino que faça diferença para este mundo.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário