Translate

terça-feira, 17 de maio de 2011

MEDITAÇOES 23 - UMA VIDA QUE VALE A PENA

UMA VIDA QUE VALE A PENA

INTRODUÇÃO: O que faz a vida valer a pena? É a popularidade, poder, influência? Não, o que faz a vida valer a pena é a relação que mantemos com Deus.

TRANSIÇÃO: O Salmo 119 fala da excelência da lei divina. Ler os 176 versículos deste Salmo nos tomaria um longo tempo, por isso estaremos lendo apenas alguns versos que manifestam todo o pensamento do salmista com relação à lei de Deus, as Escrituras. Nela (as Escrituras) observaremos o estilo de vida que faz a vida valer a pena. Podemos então dizer que uma vida só vale a pena:

1 – Quando está firmada na lei do Senhor (v. 1-3)
O salmista inicia dizendo que aquele que guarda a lei do Senhor, que anda nela, é feliz. Lei aqui nestes versos significa mandamentos de Deus para a vida. Não são apenas os dez mandamentos, mas é um princípio de vida dado por Deus aos homens, onde se valoriza a vida. O homem que busca a lei do Senhor de todo o coração é um homem que não pratica iniqüidade, que vive para a verdade. O homem que anda na lei do Senhor, que vive para Deus, busca sempre fazer a vontade de Deus, caminha na contra mão deste mundo tenebroso.
Sua felicidade não está no fato de não ter perseguições, de não ter inimigos neste mundo (vv. 22-24; vv.50-52; v. 110), mas pelo fato de saber que Deus irá cumprir suas promessas (vv. 154, 166,173). Vive pela fé.
Sua alegria não está em tesouros (vv. 14, 36-37) terrenos, sua alegria está em andar nos caminhos do Senhor. Podemos dizer que sua alegria está em ver o Senhor alegre. Seu maior tesouro é o próprio Deus e não as coisas materiais.
Enquanto muitos entendem que uma vida só vale a penas quando alcança o sucesso neste mundo, Deus diz o contrario, não ameis o mundo e nem suas concupiscências (1 Jo 2:15; Tg 4:4).
Jesus quando fez sua intercessão por seus discípulos disse ao Pai: “Eu lhes tenho dado a Tua Palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo...” (Jo 17:14). Jesus afirmou que não somos do mundo e que somos odiados pelo mundo. Tal é a maldade do mundo que Jesus não orou pelo mundo (Jo 17:9), mas orou por nós; não para que fossemos tirados do mundo, mas protegido do mal que está sobre o mundo (Jo 17:15). Jesus também pede que sejamos santificados na verdade e diz que a Palavra é a verdade (Jo 17:17).
Somos santificados na Palavra quando andamos na Palavra, quando vivemos na Palavra. Ora Jesus é a Palavra encarnada, quando andamos como Ele, quando vivemos como Ele, quando seguimos seus ensinamentos vivemos na Palavra e por Ele somos santificados. Somos felizes não porque não sofremos neste mundo, mas porque temos fé no mundo vindouro.
Uma vida que vale a pena é aquela que anda na lei do Senhor, pois será recompensada na eternidade.

2 – Quando reconhece que é peregrina na terra (v. 19)
“Sou peregrino na terra: não escondas de mim os teus mandamentos” (Sl 119:19).
Os grandes homens que fizeram história tinham em comum, que viveram de forma altruísta. Poderíamos até citar Ghandi, Buda, etc. foram homens que fizeram profundas marcas na história e isso não podemos negar. Seus estilos de vida denunciavam que a vida na terra era passageira; estes homens viveram na busca de algo maior do que este mundo oferecia a eles; erraram porque buscaram dentro de si mesmo a resposta da grandeza do homem. O homem só se liberta de si mesmo quando encontra com o seu criador. O homem só pode ser plenamente homem quando reconhece a Jesus Cristo como Senhor de sua vida. O mal não se encontra na carne (físico) como estes homens pensavam, mas está enraizado em todas as estruturas do cosmos. O mal é parte hoje do homem e não pode ser separado dele, a não ser por meio da morte. Por isso Cristo é a única esperança para o homem.
Jesus como homem viveu de forma altruísta, e mais do que qualquer outro homem na história, ele viveu de forma peregrina, disse: “O meu reino não é deste mundo...” (Jo 18:36). Jesus reconhecia que Seu reino não era deste mundo. Jesus tinha um novo reino para inaugurar, tinha uma nova política para implantar, uma nova ética de vida para impor. Jesus morreu e morte de cruz para implantar Seu reino.
Os grandes homens da história da Igreja também foram homens altruístas, homens que morreram para que outros pudessem conhecer o evangelho, homens que abriram mãos de suas próprias vidas para que outros pudessem conhecer o grande amor de Jesus Cristo. Uma vida que vale a pena já mais se apega a este mundo, está sempre pronta a morrer, pois reconhece que é apenas peregrina na terra.

CONCLUSÃO: A vida só vale a pena quando é vivida de forma a agradar a Deus.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário