Translate

quarta-feira, 25 de maio de 2011

MEDITAÇÕES 26 - ANTES DE DIZER SIM A JESUS, PARE E PENSE!

ANTES DE DIZER SIM A JESUS, PARE E PENSE!

Lc 14:25-33


Em nossos dias o evangelho tem sido pregado do ponto de vista antropocêntrico, onde o homem é o centro e a razão de tudo. Deus é colocado como servo para o homem, e, não o homem como o servo. Também é ensinado que o homem tem direito de exigir de Deus, e, não Deus exigir do homem, afinal o homem já tem tantas coisas para fazer, que é melhor Deus não exigir mais nada dele.
Infelizmente está tem sido a tônica dos ensinamentos de muitos pastores e líderes de diversas igrejas, esses ensinamentos tem recebido o nome de Teologia da Prosperidade; ela visa apenas à prosperidade do homem e não do Reino de Deus. O centro desta teologia está no prazer do homem.  Esta teologia tem feito com que muitas pessoas digam sim a Jesus.
É comum dizermos sim quando nos perguntam se queremos ir para o céu? Aí nos dizem que só entraremos no céu se recebermos a Jesus como salvador. Se eu quero entrar no céu e Jesus é a única porta para isto, é claro eu aceito Jesus como meu salvador. Eu digo sim para Jesus. Da mesma forma acontece quando estamos doentes, alguém me visita e me diz: Só Jesus pode te curar. Diante disto você aceita Jesus? A resposta não poderia ser outra: Sim eu quero Jesus! E assim vai: Jesus pode arrumar sua vida financeira, basta você aceita-lo, etc. Quero apenas dizer que não estou afirmando que Deus não possa nos curar, nos dar prosperidade financeira ou espiritual, nos libertar de quaisquer problemas, afinal Deus é o Deus do impossível. Mas o homem não é o centro do evangelho de Deus. Jesus é o centro do evangelho, Jesus é o centro de toda criação, Jesus é a razão verdadeira de nossa existência.
Diante deste evangelho “Light”, centralizado nas necessidades do homem; muitos têm aceitado Jesus como seu Senhor, mas não o servem como se deve, dizem sim ao apelo que lhe são feitos em igrejas, reuniões familiares, células, hospitais, contudo não param e pensam no que estão fazendo. Dizem, sim, buscando resolverem seus problemas e não por entenderem que nasceram para servir a Deus, para proclamar sua glória.
Neste texto que lemos nós encontramos Jesus dizendo para a multidão que era necessária eles avaliarem se realmente queriam segui-lo.
Antes de dizer sim a Jesus, pare e pense.

1 – Você está pronto a amar mais a Jesus do que sua própria família?
            Amar mais a Jesus do que sua própria família significa dar prioridade a Jesus e ao seu Reino diante a família. Devemos assumir os compromissos que temos com Cristo e sua igreja, mesmo que nossa família não queira. Devemos estar prontos a pagar o preço que for para honrarmos nossos compromissos com Deus. Isto não significa que você não deva amar sua família, mas amar mais a Jesus. Isto não significa que você não deva dedicar tempo a sua família, contudo organize o seu tempo; não vai passear com sua esposa, filhos no momento em que é para você estar na casa de Deus. Não deixe Jesus em segundo plano.
Também não significa que uma vez ou outra você não possa sair de férias com a família para descansar e melhorar a relação familiar. Leve Jesus na suas férias.
Às vezes é necessário comprar brigas com a própria família quando esta não aceita que você sirva a Jesus e nem pertença a uma igreja que realmente sirva a Jesus.
Por isso é necessário você amar mais a Jesus, pois somente este amor fará com que você suporte todas perseguições familiares por causa de Seu Nome.

2 – Você está pronto a amar mais a Jesus do que sua própria vida?
Amar mais a Jesus do que nossa própria vida implica muitas vezes em abandonar nossos sonhos para realizarmos a vontade de Jesus. Amar mais a Jesus implica colocar de lado nossas ambições para buscarmos somente o querer de Deus. Em outras palavras muitas vezes precisamos deixar nossas empresas, deixar a busca de uma vida confortável, deixar a segurança do lar, para servimos ao Senhor onde ele nos mostrar. Significa para alguns abandonar a carreira que tanto sonhou, para se tornar um pastor, um evangelista, um plantador de igreja para o Senhor.
Amar mais a Jesus pode significar para alguns do que a própria vida pode significar para alguns deixar esta vida terrena por causa do seu amor e fé em Cristo. Muitos de nossos irmãos cristãos tem morrido na história da igreja por causa de seu amor ao Salvador. Pessoas que são desafiadas a abandonarem sua fé em prol da própria vida, mas não o fazem porque amam mais a Jesus do que sua própria vida. Pessoas que sabem que no reino de Deus não há lugar para covardes, não há lugar para os mentirosos, não há lugar para aqueles que se envergonham de confessar sua fé em Jesus. Pessoas que estão prontas a morrerem por Jesus porque o amam mais do que tudo neste mundo.

3 – Você está pronto a tomar sua cruz e segui-lo?
Tomar a sua cruz e segui-lo é viver como ele viveu. Tomar a sua cruz não significa carregar o marido incrédulo, bêbado, ou a esposa chata, aborrecente, ou ainda carregar sobre o corpo enfermidades. Tomar a sua cruz é estar disposto a viver sempre se renunciando para que Jesus possa viver por meio de sua vida. Jesus viveu sempre renunciando suas vontades, para fazer a vontade do Pai. Ele fez isso mesmo na hora mais difícil de sua vida (Mt 26:36-39). Tomar a cruz e segui-lo é não agir por seus próprios interesses, mas viver na busca dos interesses de Jesus; é não viver mais controlado pela sua carne, pelo velho homem, mas viver a vida como novo homem que você é, uma vez que disse SIM a Jesus.
Na pratica isto significa que se você mentia, agora não pode mais mentir; se você tinha ódio no seu coração, agora tem que ter amor por todos, até mesmo pelo seu inimigo; se você roubava, agora deve viver honestamente; se você prostituía, agora deve ser santa e pura; se você vivia falando palavras torpes, agora deve falar do amor de Jesus; se você era injusto com as pessoas, agora tem que ser justo; se você fazia acepção de pessoas, agora tem que tratar todas da mesma forma; se você tem duas túnicas, deve dar uma a quem não tem. Tomar a sua cruz e segui-lo é andar nos mesmos caminhos de Jesus, é viver como Jesus viveu.

CONCLUSÃO: Você está pronto para tudo isso?Jesus nos ensina neste texto a ponderar sobre o passo que queremos dar ao dizer Sim eu quero ser seu discípulo. Lembre-se quem põe a mão no arado não pode mais olhar para trás. No Reino de Deus não há lugar para covardes, aqueles que dizem sim a Jesus, devem estar prontos para dizer sim ainda que isto lhes custe à própria vida.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário