Translate

sexta-feira, 10 de junho de 2011

LIDERANÇA 9 - NOVOS LÍDERES PARA UMA NOVA HISTÓRIA

NOVOS LÍDERES PARA UMA NOVA HISTÓRIA
Hb 13:7-8, 17


Introdução: Dr. Roberto Clinton, professor do Seminário Fuller, observou quatro padrões em relação aos ministros da palavra de Deus:

  1. Os que desistem – um bom número
  2. Os que estabilizam – a maioria dos líderes
  3. Os que são disciplinados – poucos
  4. Os que continuam a crescer e terminam bem – alguns

Transição: Nesta noite, quando estamos diante de homens que foram vocacionados para o ministério sagrado, olhemos para o texto lido e extraíamos algumas lições para as nossas vidas, como pastores e como igrejas, a respeito do ministério.

1 – O bom ministro de Deus prega a Palavra de Deus
a)     Tenha sempre na sua mente a Palavra. Sentir ou pensar a respeito de uma pessoa através da Palavra. Aqueles que têm autoridade (semelhante a um príncipe, governador) sobre uma comunidade, aqueles que vão adiante, que são líderes devem estar pregando a Palavra de Deus.
b)     Condutores. Eles falam sobre aquilo que estava na mente de outra pessoa, neste caso, Deus.
c)      A igreja deve estar atenta ao que ensina o pastor. Ele deve estudar a palavra e torna-la viva no coração da comunidade. A palavra deve ganhar relevância através dos seus ensinos.
d)     Fica aqui uma advertência também: Não fique procurando em fontes não tão confiáveis, o alimento que você precisa para sua vida.

2 – O bom ministro de Deus dá testemunho de sua fé
a)     É característica daqueles que tiveram um encontro com Cristo, e cujas vidas a partir deste encontro foram transformadas. Este encontro radical deve ser passado como testemunho.
b)     Todos observam o ministro da Palavra. Isto lhe causa também um peso, pois deve sempre ser o melhor aos olhos de todos.
c)      O ministro deve lembrar que a sua vida é modelo, exemplo para o rebanho, assim como Cristo é o modelo e exemplo.
d)     A comunidade deve ajudar o seu ministro com as suas orações, com o seu incentivo. Deve critica-lo sim, com amor, mas principalmente deve ajuda-lo.

3 – O bom ministro de Deus zela pelo rebanho que lhe foi confiado
a)     Antes de qualquer outra atividade, o ministro deve zelar pelo rebanho que Deus lhe confiou. Este é um grande privilégio que nós temos.
b)     Vamos prestar contas de cada vida que a nós foi confiada.
c)      A comunidade deve ouvir atentamente, com confiança. Permita ser persuadido por eles porque procuram o melhor interesse da vida do crente. Não mais resista aos seus ensinos.
Velar significa que eles não dormem por causa de suas ovelhas.

Conclusão: Vocês estão chegando agora, venham com ousadia, coragem e determinação. Lembremos de novo as palavras do Dr. Clinton (os quatro tipos de ministros).
Que vocês estejam entre aqueles que vão terminar bem.



Rev. Antônio Carlos Barro

Nenhum comentário:

Postar um comentário