Translate

terça-feira, 21 de junho de 2011

MEDITAÇÕES 49 - TUDO NESTA VIDA PASSARÁ

TUDO NESTA VIDA PASSARÁ
2 Co 4:18

INTRODUÇÃO: As sete maravilhas do mundo antigo são verdadeiramente maravilhosas! Essas impressionantes realizações do gênio humano incluem o Túmulo de Mausolo, erguido em 350 a.C., o Templo de Diana, em Éfeso, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Farol de Alexandria, a Estátua de Apolo, chamada de Colosso de Rodes, com mais de 30m de altura, a Estátua de Zeus, com quase 20m, na cidade de Olímpia, e a Grande Pirâmide de Quéops, no Egito.
Seis dessas notáveis obras foram destruídas – o Farol, por um terremoto, e as outras cinco por saqueadores. Apenas a Pirâmide permanece para que nos maravilhemos.
Podemos admirar essas “Sete Maravilhas”, mas não devemos jamais esquecer que tudo neste mundo é temporário.

“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas” (2 Co 4:18).

TRANSIÇÃO: Paulo a partir do verso oito começa a descrever sobre as dificuldades do ministério, dificuldades esta que se manifestam na vida de todos os cristãos. Ele chama a atenção da igreja para que a mesma não desanime, não pereça no meio do caminho. Paulo os lembra que essa vida é passageira, e mesmo as tribulações aqui vividas terão seu fim, pois um dia viveremos a nova vida que Cristo tem nos prometido. Paulo também nos lembra que até mesmo nosso corpo e passageiro. Em fim o apóstolo chega a conclusão de que tudo nesta vida passará. Então viva de forma que você deixe sementes que serão para eternidade e não temporais.  Viva semeando o amor.

1)     Semeie o amor
Muitas pessoas sabem que esta vida é passageira, mas vivem como se ela fosse eterna. Seus sonhos são construídos em cima de coisas passageiras, como, por exemplo, deixar casas para seus filhos, deixar para eles uma boa herança em dinheiro. Para isso alguns pais perdem sua própria vida, dentro de seu escritório, sua loja, seu sitio, no seu trabalho. Vivem para ganhar dinheiro; talvez a melhor expressão seja, se matam, para ganhar dinheiro. Quando percebem, descobrem que não viveram a vida. Ela passou. O tempo não volta, não se recupera. Estes pais não curtiram os filhos, não curtiram a esposa ou o esposo, não curtiram o dinheiro que ganharam trabalhando, porque seus olhos estavam apenas fixos nas coisas temporais, passageiras.

1.1  – Para sua família (esposa e filhos)
AO MARIDO Ef 5:25 – O que a mulher mais deseja é ser amada, e não ser presenteada. Não adianta o homem adornar sua esposa com belas jóias e não faze-la se sentir mulher. Se ele não ama-la, não se dedicar a ela com certeza ela irá arrumar outro homem que a ame, enquanto ele estará trabalhando para sustentar a ela e a seu amante. Amar como Cristo amou é se dedicar a ela, ser companheiro, ser fiel a ela, suprir suas necessidades emocionais, sexuais, espirituais, é se dar por completo a sua esposa.
A ESPOSA Ef 5:22 – Deve amar o marido na mesma intensidade, completando-o. A esposa deve ser submissa ao seu marido, isto é, deve ajuda-lo na sua missão como pai, como o cabeça do lar. A esposa também deve saciar os desejos sexuais de seu marido; deve fortalece-lo emocionalmente. A esposa sabia edifica sua casa.
PARA MARIDOS E ESPOSAS 1 Co 7:1-6 – Ambos devem se entregar ao outro. Ambos não são mais donos de seus corpos, mas o outro. Não deis lugar ao diabo ame um ao outro como o Senhor vos ordena. Não priveis seu marido, privei sua esposa; você não é mais dono do seu corpo. Busque satisfazer seu cônjuge dentro dos princípios da Palavra de Deus.
AOS FILHOS Pv 13:24; 19:18; 22:15; 23:13-14 – A melhor herança que podemos deixar para nossos filhos, é o amor. O amor verdadeiro não consiste em bens materiais. O amor verdadeiro deixa princípios verdadeiros. O amor verdadeiro ensina os nossos filhos a terem caráter, a serem homens e mulheres honestos, retos diante de Deus. O amor verdadeiro fará com que gastemos tempo com nossos filhos para ensina-los a viver, e para ensinar a eles os princípios da Palavra de Deus. Quem ama se preocupa mais com a vida eterna dos seus do que com a vida terrena, pois esta vida é passageira e a outra não terá mais fim.

1.2  – Para seus irmãos em Cristo
Rm 15:1-2 – Devemos viver de forma a agradar os nossos irmãos, nem que isto exija de nós alguns sacrifícios. Como por exemplo a bebida, a comida, etc. Desde que isto venha prejudicar o crescimento espiritual de alguns irmãos. Não nos tornemos causa de tropeço para a igreja de Deus (1 Co 8:9-13). Só o amor nos fará suportar os mais fracos, só o amor nos levará a sermos mais compreensíveis uns com os outros.

1.3   - Para seus amigos que não conhecem a Cristo
Mc 12:31- “O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

CONCLUSÃO: Conviva com o que é temporal, mas apegue-se ao que é eterno. A vida no mundo é breve como um dia.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário