O AMOR VIRTUOSO
Rute 1:6-18
Esta história é como uma flor abrindo no deserto árido, como uma estrela em meio à escuridão, sim, o Livro de Rute nos traz uma história encantadora. Esta é uma história de amor que acontece no período abrangido pelo Livro dos Juízes – uma época trágica. Todavia, este episódio, centrado em Noemi, Rute e Boaz, é tão tocante e belo que surge como um contraste redentor em meio à decadência moral e religiosa em que vivia Israel no período dos juízes.
O Livro dos Juizes deixa-nos com a certeza indiscutível de que a condição geral da época era de deterioração moral; mas o Livro de Rute focaliza outro aspecto do quadro, mostrando que em meio à corrupção generalizada havia exemplos de amor nobre, cortesia piedosa e ideal elevados. Esta história é realmente uma estrela brilhante num céu escuro, uma rosa se abrindo gloriosamente no deserto árido, uma jóia de grande pureza faiscando entre ruínas.
Trata-se de uma história de amor passada num cenário rural, mostrando a nobre dedicação de uma jovem viúva moabita por sua sogra judia, também viúva, e a recompensa que mais tarde coroou sua devoção e auto-sacrifício.
O AMOR VIRTUOSO
1o – Renuncia seus próprios interesses (Rt 1:16, 17)
Em algum ponto no período dos juízes sobreveio uma fome em Canaã que se fez sentir até mesmo nos distritos férteis, como aquele que circundava Belém. Em vista das dificuldades, Elimeleque, um judeu que habitava em Belém, procurou refúgio temporário na terra de Moabe, levando consigo sua mulher Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom.
Chegaram a Moabe; contudo, não foram felizes, pois ao buscarem a sobrevivência, foram privados da própria vida. Buscaram pão, mas encontraram túmulos. Elimeleque morreu primeiro. Seus filhos órfãos casaram-se então com mulheres moabitas (algo proibido Dt 7:3) e, pouco mais tarde, eles também se achavam enterrados no solo de Moabe, deixando suas duas jovens viúvas com a mãe Noemi, também viúva.
Dez anos se passaram. Noemi ouve falar da fartura da terra natal e resolve voltar. As duas noras haviam aprendido a amá-la e resolvem segui-la. Elas ficaram conhecendo o Deus verdadeiro na casa de Noemi e desejavam servi-lo junto com Noemi.
A fim de apreciar o significado do amor sacrificial de Rute, neste ponto, precisamos ter uma idéia da importância da insistência de Noemi para que as duas jovens voltassem à proteção da casa de seus próprios pais. Veja os versículos 8 e 9: "Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usaste com os que morreram, e comigo. O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido".
Note a palavra "felizes" ou "descanso": o termo hebraico assim traduzido é menuchah. Ele significa repouso, não tanto no sentido comum, mas no de abrigo seguro. Os hebreus referiam-se à casa do marido usando essa palavra. Ela (a casa do marido) era o menuchah da mulher, ou refúgio seguro. No oriente antigo, a situação das mulheres solteiras e jovens viúvas era delicada. O único lugar onde podiam encontrar segurança e respeito era na casa do marido. Só isto podia garantir à mulher proteção contra a servidão, a negligência ou a licenciosidade.
Era este fato que Noemi tinha em mente quando insistiu na volta de Orfa e Rute, pois queria que buscassem segurança, respeito e honra na casa de seus pais. Noemi não tem mais filhos para que se casem com Orfa e Rute, como lhes diz com tristeza. Se a acompanharem de volta em Israel não há qualquer expectativa de futuro ou de segurança para elas. Se continuarem em Moabe há uma boa possibilidade de encontrarem proteção na casa de um marido. Isso, porém, não acontecerá se viajarem para Canaã, pois é proibido por lei aos israelitas contraírem matrimonio com estrangeiros.
Diante tal realidade e expectativa de vida Orfa resolveu voltar para a casa de seus pais. Veja porém o amor glorioso de Rute. Embora conhecesse perfeitamente o preço a ser pago, ela desistiu alegremente de tudo e se dispôs a sofrer qualquer coisa por causa de Noemi!
Jesus renunciou tudo. Renunciou seu poder, sua glória, sua própria vontade. Jesus renunciou a tudo por amor a você. "Porque eu desci do céu não para fazer a minha própria vontade; e, sim, a vontade daquele que me enviou".(Jo 6:38)
Para seguirmos a Cristo também precisamos renunciar a tudo, deixar de viver uma vida depravada, deixar de lado os vícios, jogos de azar, discotecas e muitas vezes precisamos renunciar a própria família, emprego, ou ainda a própria vida. Diante tais situações nós agiremos como Orfa ou Rute.
2o – Serve em humildade (Rt 2:1-3)
O capítulo 2 introduz a cena 2, que é de uma beleza tocante. Noemi, em sua completa pobreza, tem de permitir que Rute vá colher os restos da colheita entre respigadores rudes, a fim de levar para casa algum alimento. Rute vai para os campos, cheia de desprendimentos, desejosa de fazer esse humilhante, mas honesto esforço para obter sustento.
Jo 13:1-15 – Jesus lava os pés de seus discípulos.
Precisamos pegar a toalha e lavar os pés uns dos outros. Precisamos aprender a servir com humildade, não com sórdida ganância, não com inveja, não com hipocrisia, não com soberba, não com falsidade, mas somente com humildade. O amor virtuoso é humildade.
3o – É recompensado (Rt 3:6-18)
Quando Rute disse: "... estende a tua capa sobre a tua serva" (v.9), Boaz compreendeu perfeitamente o apelo da jovem viúva, pedindo sua proteção, pois nos casamentos orientais da antiguidade o marido colocava seu manto sobre a cabeça da noiva como um símbolo de proteção permanente dali por diante.
A palavra "resgatador", em hebraico, é Goel; e a lei do goel, parente próximo, é muito interessante. Esta lei é estabelecida em Levítico 25, Números 35 e Deuteronômio 19 e 25. Havia três obrigações que o goel precisava cumprir:
1 – Remir o irmão e a herança do irmão, segundo sua possibilidade, caso a pobreza tivesse obrigado o irmão a servir como escravo ou dispor de sua terra.
2 – Vingar qualquer violência fatal cometida contra o irmão.
3 – Conseguir um sucessor para o irmão, caso ele tivesse morrido sem deixar filhos.
O propósito claro em tudo isso era preservar as famílias israelitas da extinção. A qualificação do goel era que deveria ser um parente consangüíneo ou parente próximo. Cada parente era um dos goelim, mas o parente mais próximo era distintamente o goel.
(Capítulo 4:13-17) Rute era muito mais preciosa para Boaz do que a terra. Ela se tornou sua esposa. Através de Boaz, Rute veio a ser mãe de um filho que, por sua vez, foi o pai de Jessé, sendo este o pai de Davi, o maior rei de Israel.
Jesus foi recompensado recebeu do Pai um nome maravilhoso, foi coroado pelo Pai, Seu trono foi colocado acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro (Ef 1:21).
Esta história, que começou com fome, morte e luto, termina com plenitude, nova vida e júbilo. O choro durou uma noite, mas a alegria veio com a manhã. O triste início deu lugar a um fim doce e belo. O amor que é "longânimo e bondoso" jamais deixa de ter sua recompensa no final. O amor virtuoso será recompensado pelo nosso Deus, com nova vida, com alegria.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
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