COMUNHÃO
At 2:37-47
Em 1996 li uma reportagem na revista VEJA sobre a "evolução tecnológica".
A reportagem mostrava como é visível o grande salto que o homem deu nessa área. Há mais ou menos 30 anos atrás o homem teria que se levantar para trocar de canal caso não quisesse continuar a assistir o filme que era passado em preto e branco na imagem de seu televisor. Com o avanço da tecnologia não se precisa levantar do assento para mudar o canal do seu televisor, basta apertar o controle remoto nem se precisa perder o filme para se fazer uma pipoca, basta colocar no microondas e ainda não faz sujeira. Hoje podemos fazer depósitos e saques no banco sem ter que passar por filas, usamos o caixa eletrônico; através do telefone e do computador podemos controlar nosso saldo, fazer transferência de conta, pagar contas tudo isso sem sair de casa.
Com todo este processo estamos nos tornando mais independentes e individualistas, estamos perdendo o contato com as pessoas. Hoje tudo se resolve por um telefone celular, fax, internet, etc., Os gerentes dos bancos que antes faziam tudo para atrair as pessoas, hoje não querem que seus clientes apareçam nas agencias, pois isto se torna prejuízo operacional para eles. Segundo a reportagem da VEJA o cliente que vai ao banco tem um custo operacional maior. O relacionamento interpessoal tem se tornado mais difícil.
Nesse novo caminhar que estamos vivendo minha preocupação é com a Igreja moderna. Afinal, como deve viver a igreja moderna? Seria difícil responder a esta pergunta sem fazermos a comparação com nossos irmãos primitivos.
At 2:42
O que é "comunhão"? Há muitos crentes que acham que comunhão é tomar parte na "Mesa do Senhor". Em Atos 2:42, a vida dos primeiros cristãos é mostrada de modo claro. Quatro coisas são vistas individualmente: A doutrina dos apóstolos, a comunhão, o partir do pão e a oração. Isto significa que o partir do pão não é comunhão, nem ouvir a doutrina dos apóstolos, nem mesmo a oração. Apesar destas quatro coisas serem distintas, elas são ligadas entre si.
É interessante ver a ordem. Isto é realmente importante. O aspecto essencial da comunhão é a doutrina dos apóstolos. Você não pode ter verdadeira comunhão com ensinos errados. O essencial no partir do pão e na oração é a comunhão. Você não participaria da Mesa se estivesse fora da comunhão. A menos que você esteja em comunhão, suas orações seriam sem sentido.
Comunhão deve ser vertical = Com Deus. Rm 8:37-39; 1 Jo 1:6; 1Jo 3:5.
Comunhão deve ser horizontal = Com os irmãos. 1 Jo 3:10,15; 1 Jo 4:7,8.
"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima" (Hb 10:25).
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário