Translate

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ESPÍRITO SANTO (PNEUMATOLOGIA) 3 - O ESPÍRITO SANTO COMO MEDIADOR DA PRESENÇA DE CRISTO

O ESPÍRITO SANTO COMO MEDIADOR DA PRESENÇA DE CRISTO
Jo 16:13-14

"13Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as cousas que hão de vir. 14Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar".

            O Espírito Santo ou o Espírito da verdade está encarregado e dedicado a intermediar a presença de Jesus Cristo no meio dos cristãos espalhados por toda a terra. Ele é o mediador da presença e da comunhão de Cristo em nosso meio.
            Através das afirmações Ele vos guiará a toda a verdade, Ele me glorificará; Jesus está dizendo que o Espírito Santo nos conduzirá a Ele (Jesus) que é a verdade e o tornará glorioso aos nossos olhos, fazendo-nos cônscios da glória que Jesus já tinha e que seria devolvida quando Jesus voltasse para o Pai através da cruz, da ressurreição e da ascensão.
O que Jesus quis dizer quando falou "do que é meu"? Jesus estava dizendo que o Espírito Santo iria glorifica-lo porque receberia algo que pertence a ele (Jesus), e isto que o Espírito recebesse Dele iria anunciar para nós. Jesus estava se referindo a "tudo que é real e verdadeiro a Seu respeito como Deus encarnado, como agente do Pai na criação, providência e graça, como Senhor deste mundo por direito". E com certeza "Tudo o que é real e verdadeiro a Seu respeito como o ser divino que nos ama, nosso único mediador, nossa segurança na nova aliança, profeta, sumo sacerdote e Rei, nosso Salvador da culpa e do poder do pecado, das corrupções do mundo e das garras do diabo; e tudo o que é verdadeiro a respeito Dele como seu pastor, marido e amigo, sua vida e sua esperança, como autor e consumador de sua fé, Senhor da sua história pessoal e aquele que um dia o levará para estar com ele e participar da Sua glória e desta forma Ele é tanto o seu caminho quanto o seu prêmio".
O ministério característico, constante e básico do Espírito Santo nesta nova aliança é, desta forma, ser o mediador da presença de Cristo para nós crentes, isto é, nos dar conhecimento da sua presença dentro de nós como Salvador, Senhor e Deus. Para isto O Espírito opera em nós esta mediação da presença de Jesus Cristo de três formas distintas:

1o. O Espírito nos revela quem é Jesus
O Espírito apresenta a nós Jesus, como Senhor, Criador e Salvador, para que escolhamos a trilha da reação sacrificial ao seu amor e ao seu chamamento.
Jo 16:8 – "Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:.."
1 Co 2:14 – "Ora o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus porque lhe são loucuras, e não pode entende-las porque elas se discernem espiritualmente".
-         Interpretação das sagradas escrituras;
-         iluminação dos corações humanos;
-         Regeneração e Santificação de pecadores.

2o. O Espírito revela o Senhor Jesus através de nós
O Espírito nos leva a olhar Jesus como modelo de vida. O cristão passa a desejar viver como Jesus. Neste momento que começamos a buscar o poder do Espírito, os frutos do Espírito, buscamos viver em santidade. Passamos a adora-lo e a entregarmos nossas vidas por Ele e pelo outros.
1 Co 12:7 – "A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso".
Ef 4:12 – "com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo".
1 Pe 1:15 – "pelo contrario, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento".  
Todos os dons espirituais, todos os dons do corpo de Cristo foram dados por Jesus para crescimento de sua Igreja. É o Espírito Santo quem opera e manifesta os dons em nossas vidas, fazendo com que Jesus Cristo seja glorificado através destas manifestações. É o Espírito que nos leva a viver uma vida de santidade operando em nós tanto o querer como o realizar.
-         manifestação de uma vida regenerada e santificada (frutos do Espírito);
-         realização dos dons espirituais.

3o. O Espírito nos leva a uma nova vida por meio do Senhor Jesus
O Espírito nos leva a crer que verdadeiramente somos parte da família de Deus Pai, de forma a sermos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Nos dá a certeza de sermos amados, redimidos, adotados por Deus através de Jesus Cristo nosso Senhor. Nos dá segurança com relação a nossa salvação. Podemos ter paz com Deus.
Rm 8:16 – "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus".
-         o testemunho do Espírito acerca da nossa salvação;
-         o testemunho do Espírito acerca da nossa adoção.




Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário