Translate

sexta-feira, 8 de julho de 2011

MEDITAÇÕES 67 - DEVERES DE UM CRISTÃO

DEVERES DE UM CRISTÃO

Poderíamos descrever diversos deveres de um cristão, entretanto vou me deter apenas em três:

1º - Orar (Mt 7:7-11)
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á". Mt 7:7-8
A ênfase dessas palavras é que o pedinte nunca deve cansar-se de pedir, buscar e bater à porta. Deve ser persistente na apresentação dos seus pedidos ao trono da Graça, pois é o peticionário persistente que terá respondidas as suas orações.

"Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?" Mt 7:11
Boas coisasEstas dádivas do Pai são as coisas que Jesus tinha descrito como necessárias para os discípulos: retidão, sinceridade, pureza, humildade e sabedoria. Os que conhecem sua própria necessidade pedirão a Deus por elas.
A oração é a expressão da nossa relação com Deus. Essa relação deve ser de confiança e intimidade como a de um filho para com o seu pai. Contudo isto não significa que deve ser feita sem reverencia, não devemos nunca nos esquecer de que somos criaturas e estamos falando com o criador.  

"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho".Jo 14:13
Isto não garante que Deus fará tudo o que pedimos só pelo fato de adicionarmos à nossa oração as palavras "em nome de Jesus". Orar em nome de Jesus é identificar-se com os propósitos de Cristo na proporção em que nossa vontade tiver se tornado identificada com a vontade de Deus (1 Jo 5:14). Aqueles que não obtêm aquilo que pedem especificamente, freqüentemente são surpreendidos por uma resposta diferente – porém melhor. O "não" é, às vezes, a melhor resposta.

"Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade". 1 Tm 2:8

2º - Adorar (Jo 4:23)
"Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. // Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".Jo 4:23
Adorar = render culto, amar extremosamente.
O adorem em espírito e em verdade – A idéia básica do conceito de adoração é o reconhecimento do valor do objeto adorado. Devemos reconhecer em espírito (em contraste com meios materiais – as coisas materiais, na melhor das hipóteses, podiam ser o instrumento do culto verdadeiro, e nunca poderiam pertencer à sua essência) e em verdade (em contraste com o erro, falsidade – uma devoção sincera, de coração, em qualquer lugar e hora, é indispensável para quem quiser oferecer a Deus adoração que ele aceite) o valor de Deus.
Deus é Espírito; não somente um Espírito entre outros, mas o próprio Deus é Espírito puro e Santo, e por isso o culto no qual ele tem prazer é espiritual – o sacrifício de um coração humilde, contrito, grato e adorador.

"Amaras, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força".Mc 12:30

3º - Testemunhar (At 1:8)
"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".At 1:8

"Porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus".At 20:24
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura".Mc 16:15



CONCLUSÃO: Devemos nos preocupar com nossos deveres, mais do que nos preocupamos com nosso privilégios.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário