OS EFEITOS DE UM AVIVAMENTO
O que aconteceria se um avivamento irrompesse em nossas vidas e em nossa igreja? Eu creio que algumas coisas acontecerão como característica do derramamento do Espírito Santo.
1) Haverá uma nova maneira do homem olhar à Deus – 1 Pe 1:17 "Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação". Temos de entender que o Senhor não é somente carinhoso e misericordioso e cheio de compaixão. Deus não é somente Pai, mas Ele é também o Deus de justiça, santidade e ira. Muitos cristãos têm em sua mente uma caricatura de Deus. Não vêem Deus como Ele é, mas só uma parte.
2) Haverá uma nova maneira do homem encarar a si mesmo – Is 6:1-3 – Isaías viu o Senhor sobre um trono alto e sublime, e as abas das Suas vestes enchiam o templo, e os serafins se curvavam diante dEle, exclamando: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda terra está cheia da sua glória". Então Isaías reconheceu sua própria insignificância e sua profunda dependência de Deus. Quando Simão Pedro, no lago da Galiléia, viu que o próprio Senhor estava com ele no barco, ele disse: "Retira-te de mim, Senhor, porque sou pecador!" (Lc 5:8). O homem passará a se olhar como pecador, alguém que necessita da misericórdia de Deus.
3) Haverá um reconhecimento do homem de que precisa de Deus – Rm 3:23 "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus". Este reconhecimento do homem de que precisa de Deus podemos chamar de arrependimento. Somente através do arrependimento, de uma mudança de vida total, isto é, uma mudança no interior e exterior, que o homem se tornará uma nova criatura. Esta mudança é gerada pelo Espírito Santo e acontece a todos aqueles que se arrependem de seus pecados e aceitam a Jesus Cristo como Senhor de suas vidas.
4) Haverá uma nova compreensão da nossa responsabilidade pela evangelização do mundo – Mt 28:19; Mc 16:15; At 1:8.
5) Haverá uma profunda preocupação social – Mt 22:37-39 "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento...Amarás o teu próximo como a ti mesmo". 1 Jo 3:17. Nossa fé não é só vertical, é também horizontal. Nós começaremos a nos importar com os problemas dos que vivem ao nosso redor e dos que estão longe. Devemos ajudar no que pudermos, contudo devo dizer que a mensagem que devemos pregar continua sendo "arrependei-vos de seus pecados". Muitas pessoas hoje em dia querem um mundo fraternal em que elas possam permanecer infraternas. Muitos querem ser amados plantando ódio, inveja, etc. Muitas pessoas querem segurança econômica sem segurança espiritual. Mas o avivamento que desejamos deve ser bíblico, e como cristãos precisamos ter a coragem para condenar os erros como Amós (Amós 2:6-8;4:1).
6) Haverá cada vez mais manifestações dos dons e do fruto do Espírito – Joel 2:28-32. Será que os últimos tempos é o tempo dos apóstolos somente? Se sua resposta é sim, eu lhe pergunto em que tempo estamos vivendo? No início? Quem traz o avivamento é o Espírito Santo, e quando Ele vem com todo Seu poder haverá evidencias na Igreja dos Seus dons e do fruto do Espírito. Os crentes saberão o que significa servir uns aos outros e edificar-se mutuamente através dos dons que o Espírito Santo concede. Todos receberão uma nova medida de amor uns pelos outros e pelos pecadores que precisam do evangelho. O mundo não dirá mais que a Igreja é uma instituição como qualquer outra e sem poder. As nossas vidas não parecerão mais normais e indistinguíveis do resto do mundo. Nossas vidas serão marcadas pelos dons que o Espírito Santo pode dar. Serão marcadas pelo fruto que somente Ele pode produzir.
Deus quer trazer um avivamento em nossa igreja, na sua vida, apenas abra o seu coração para Deus, Ele não vai arrombar sua vontade, deixe o Espírito tomar conta do seu agir, do seu pensar, do seu falar, de todo o seu ser.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário