Translate

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MEDITAÇÕES 78 - A NOVA COMUNIDADE

A Nova Comunidade

    1º Pe 2:1-10

Introdução: Você gosta de coisas novas? Todos nós gostamos de coisas novas. Quem não quer possuir um carro novo, vestir uma camisa nova, um sapato novo.
Somos tendenciosos a buscar o que é novo e deixar de lado as coisas antigas. Desprezamos as coisas antigas. Contudo existem muitas coisas antigas que são de grande valor e precisam ser preservadas. Quando algum objeto se torna velho, procuramos substitui-lo por um mais novo.
Precisamos tomar cuidado para não sermos envolvido no jogo capitalista que incentiva o consumismo desenfreado, usando como arma as novidades.
Nós o povo de Deus pertencemos a uma comunidade que não fica velha, ultrapassada ou obsoleta. A palavra de Deus é sempre nova a cada dia. Cada Cristão é uma nova criatura e não deve ficar preso às coisas que para trás ficam.
No Antigo Testamento, Deus buscou criar um povo com características diferentes dos demais povos. Seriam um “novo” povo com uma “nova” mensagem de vida.
No Novo Testamento, Jesus continua em busca deste projeto. Criar um “novo” povo a partir da aliança selada com seu sangue na cruz. Todos que crêem Nele são selados com o Espírito Santo e passam a fazer parte da “nova comunidade” que por Ele foi criada. A comunidade da família de Deus.

Transição: O apostolo Pedro escreve aos Cristãos da dispersão.  Esta carta foi escrita no ano 63 a.C.
Estes se espalharam pela Galáxia, Capadócia, Ásia, Bitínia e passaram a viver como 'forasteiros' e 'peregrinos' nestas novas terras. Várias igrejas, nasceram da dispersão, frutos da perseguição.
O apóstolo Pedro, chama atenção dos irmãos para que se lembrassem de que eles eram pedras vivas unidas a Cristo, formando o templo vivo de Deus.
Nós, hoje, somos também pedra viva e integramos esta nova comunidade, formada por todos aqueles que professaram e por aqueles que ainda professarão sua fé em Jesus Cristo. A nova comunidade é a Igreja formada por todos aqueles que tiveram suas vestes lavadas pelo sangue de Jesus.
É sobre este novo povo, sobre esta nova comunidade que estaremos refletindo nesta noite.

                A Nova Comunidade


1º - A Nova Comunidade abandona atitudes pecaminosas (v. 1)
Lembre-se que este povo estava vivendo como peregrino em terra de povos pagãos.
Nós que fazemos parte desta Nova Comunidade também vivemos como peregrinos (Fl 3:20).
O apóstolo Pedro esta recomendando que eles se despojem das atitudes pecaminosas.
Despojar é despir, deixar, abandonar tudo aquilo que prejudica a conduta cristã.
E o apóstolo passa a descrever algumas coisas que necessitamos nos despir:
Maldade – está ligado com a malícia, é todo tipo de mal que planejamos.
Dolo – que significa engano, são atitudes traiçoeira. Ex.: venda de um carro com motor fundido, onde o vendedor diz que o motor esta revisado.
Hipocrisia – Fingimento, tirar a máscara para se apresentar as pessoas
Inveja – tem a ver com a paixão carnal de desejar o que é do próximo.
Maledicência – esta relacionada com "falatórios da vida alheia", falar mal dos outros, especialmente quando os ofendidos não estão presentes para se defender.
A Nova Comunidade precisa se libertar destas atitudes malignas com muita urgência.

2º - A Nova Comunidade deseja ardentemente crescer espiritualmente (V.2)
O apóstolo diz que temos que desejar ardentemente o genuíno leite espiritual, como uma criança recém-nascida.
Quando meu filho tinha 3 meses de vida e sentia fome, chorava desesperadamente para beber o leite materno. Assim que devemos fazer também.
Veja que Pedro nos chama atenção para desejarmos o genuíno leite espiritual, isto significa, que existe leite falso no mercado. Temos que cuidar para não sermos levados por falsos ensinos, para não sermos ludibriados por falsos pastores. Em nossa busca pelo crescimento espiritual precisamos discernir se a mensagem que estamos ouvindo com diz com a escritura sagrada. Lembre-se que a Bíblia diz que nos últimos tempos haverá muitos falsos profetas. Precisamos cuidar para não sermos contaminados com o falso alimento, o qual, provoca distorções no comportamento Cristão.
Desejais ardentemente crescer espiritualmente.

3º - A Nova Comunidade está alicerçada em Cristo (v. 5-8)
O apostolo diz que somos pedras vivas, e que estamos colocados sob a pedra principal que é Jesus Cristo.
1 Co 3:11 – O apostolo Paulo, diz que nenhum outro alicerce pode ser lançado, além do que foi posto: Jesus.
A verdade é que muitos estão rejeitando Jesus e desta forma tropeçam nesta pedra. Muitos tem apoiado ou alicerçado sua vida no seu próprio "ego", no poder, no dinheiro, no pastor, no seu líder, ou em falsos deuses.
Algumas igrejas estão alicerçadas no tradicionalismo, outras no legalismo, no emocionalismo, sencacionalismo e outros "ismos" por aí, que os levam a perderem o genuíno mover do Espírito de Deus.
Nada pode e deve ocupar o lugar de Cristo. A Nova Comunidade é genuinamente Cristocêntrica.

4º - A Nova Comunidade é propriedade exclusiva de Deus (V. 9)
Aqueles Cristão que estavam vivendo em terra distante deviam se lembrar que eram propriedades exclusivas de Deus, isto é, deveriam adorar somente a Deus.
Eu e você somos propriedades exclusivas de Deus.
Nosso valor consiste em pertencer a Deus. Existem objetos que só tem valor porque pertence à alguém famoso. O meu tênis usado não vale nada, ninguém quer compra-lo, porém o tênis de Michael Jordan por mais feio que esteja é desejado por muitos, e se torna valioso em qualquer leilão.
Você tem valor, não pense que você não tem valor, que você é desprezado, você tem valor, porque você pertence a Deus, e Ele te comprou por um preço muito valioso, Ele te comprou com o sangue de seu Filho Jesus Cristo. Por isso você tem valor, porque você pertence a Deus. Você é propriedade exclusiva de Deus. Nossos atos devem demonstrar que pertencemos ao Senhor.

5º - A Nova Comunidade proclama o poder de Deus (v. 9)
Pedro mostra a missão desta nova comunidade que é "Proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". Esta é a razão da existência da igreja hoje. Por isso que você esta vivo, para cumprir esta missão.
Para aqueles cristão esta era uma tarefa difícil, pois viviam em um pais idolatra e viviam sob a ameaças nestes lugares, mas esta exortação é para ser cumprida custe o que custar.
O que Pedro escreveria para nós que temos a liberdade para pregar e não o fazemos?
Você faz parte desta comunidade esta exortação é para você também, é para mm.
Cada um de nós possui esta missão de contar as maravilhas que o Senhor Jesus fez por nós pecadores. Este anuncio deve ser feito através de palavras que é a proclamação, mas também através do testemunho de nossas vidas.
Precisamos sair das quatro paredes e partir ao encontro das pessoas.
Jesus ensinou a ir ao mundo e fazer discípulos (Mt 28:19,20).

Conclusão: Como parte que somos desta Nova Comunidade constituída pelos "filhos de Deus" temos o dever de abandonar, de despojarmos das atitudes pecaminosas; devemos fugir do pecado e desejar ardentemente o leite genuíno para nos tornarmos cristãos adultos, maduros, cheio da sabedoria de Deus. Precisamos nos alicerçamos em Cristo e somente Nele. Devemos nos lembrar sempre que somos propriedade exclusiva de Deus, criados para sua glória, e não deixarmos nunca de proclamarmos as suas virtudes, o seu poder.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
(Baseada em uma revista da EBD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário