AMAR, QUEBRANDO AS BARREIRAS DO INDIVIDUALISMO
Jo 12:20-26
Indivíduo – que não se divide; individualista - acha que pode viver sozinha
Amar – se dar, servir, se dividir
Como quebrar as barreiras do individualismo? A resposta é simples, amando as pessoas.
Como deve ser este amor?
Jo 12:20-26
Texto chave: Jo 12:24-26
A primeira característica deste amor:
1- Não pode estar apegado a vida deste mundo (v.25)
O grão não pode ficar vivendo para desfrutar da beleza que a terra lhe oferece. Ele não pode ficar para desfrutar do sol, ficar olhando as nuvens fazendo seus desenhos no céu, contemplando as estrelas.
O grão tem que morrer para produzir fruto e continuar a reprodução de sua espécie.
1 Jo 2:15-17 – Sistema do nosso mundo é um sistema consumista, um sistema de capitalismo selvagem.
A pessoa que se apega a este mundo se torna individualista, egoísta, vive apenas para realizar seus desejos e suas vontades.
Aquele que vive egoisticamente, e assim preserva a sua vida para si mesmo, não pode produzir qualquer benefício, porquanto é uma semente que jamais será plantada.
A pessoa que vive de tal forma não compreendeu o sentido de sua existência, não compreendeu a sua importância para a implantação do Reino de Deus no mundo hoje, aqui e agora.
Não podemos dar prioridade a nossa própria vida em relação aos interesses do Reino de Deus.
Precisamos estar preparados para renunciar a interesses presentes em favor da herança futura.
Cl 3:1,2 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Pensai nas cousas lá do alto, não nas que são aqui da terra.
O sistema de mercado nos induz a consumir. Consumimos tantas coisas supérfluas enquanto muitos de nossos irmãos morrem de fome. Missionários passam fome e necessidades nos campos. O evangelho deixa de ser proclamado porque estamos olhando somente para nossos próprios interesses.
É necessário que deixemos de amar este sistema que governa o mundo, que deixemos de ser dominados pela nossa cobiça e passemos a olhar o mundo com os olhos de Deus.
Deus quer implantar seu Reino neste mundo. O Reino de Deus é justiça, paz, alegria. Para que estas coisas se tornem realidade neste mundo é necessário que eu e você, nós a igreja de Jesus passemos a buscar as coisas do alto, isto é, buscar trazer a justiça de Deus ao mundo, trazer a paz de Deus ao mundo, trazer a alegria de Deus ao mundo.
A igreja como porta voz de Deus no mundo, deve lutar por um mundo justo, onde todos tenham direito de viverem de modo digno; deve lutar pela paz, para que todos possam dormir sem medo; e a alegria só virá quando houver justiça e paz para todos os cidadãos deste planeta.
A igreja não pode viver num mundo separado, isolada, mas ela não pode estar apegada a vida deste mundo, ela não pode aceitar este sistema de discriminação que reina no mundo, este sistema de injustiça que reina no mundo, ela não pode aceitar este sistema de corrupção que reina no mundo.
A igreja tem que ensinar ao mundo como Deus quer que o homem viva.
A igreja de Jesus começa por mim e por você, por isso eu e você não podemos ser individualista, precisamos amar.
A Segunda característica deste amor que quebras as barreiras do individualismo:
2- Tem que ser praticado, vivido (v.26)
Praticar esta relacionado com uma vida de serviço. Cristo nos chamou para servi-lo.
1 Jo 3:16 Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossas vidas pelos irmãos.
Servir a Cristo consiste em segui-lo. Jesus não viveu para ser servido, mas para servir.
O serviço de Cristo levou-o a dar a própria vida, devemos ter o mesmo sentimento, estarmos prontos se necessário, darmos a própria vida.
No caminho da morte, não somente o grão isolado de trigo se desdobra em muitos mas esses muitos, na qualidade de fruto para nutrição e nova semente, aparece como um poder infinito.
Jesus Cristo morreu para que nos pudéssemos receber de sua vida, fazer parte de seu Reino e levarmos outros a fazer parte do Seu Reino, isto é, levarmos outras pessoas a experimentar do amor de Deus.
Como nós podemos dar a nossa vida em favor do Reino de Deus?
Lógicamente não estamos falando aqui de se matar, isto é, no sentido literal. O apóstolo João não esta pedindo para ninguém cometer um suicídio.
O que o apostolo quer dizer com "devemos dar a nossa vida", é que devemos dar muitas vezes atenção aos nossos irmãos que se encontram aflitos, em dificuldades e ajuda-los a resolver seus problemas.
Como posso demonstrar de forma pratica este amor?
Mt 25:31-40 (ler)
É assim que podemos demonstrar o amor de forma pratica.
É manifestando o amor pelo seu semelhante que você irá quebrar as barreiras do individualismo.
Somente o indivíduo regenerado pode morrer com êxito para si mesmo, passando a viver pelos outros.
Conclusão: Só iremos quebrar a barreira do individualismo, por meio do amor. Contudo este amor não pode estar apegado ao mundo, mas este amor deve nos levar a buscar as coisas do alto, nos levar a implantar o Reino de Deus aqui e agora. Vivemos o momento de praticar este amor, o mundo clama para que a Igreja de Jesus Cristo se manifeste como porta voz de Deus. Não podemos mais viver de forma individualista, fechados em quatro paredes, enquanto pessoas morrem de fome, morrem por falta de assistência do governo, morrem lutando para conseguir um pedaço de terra.
A vida não consiste na abundância das coisas que um homem possui. Pelo contrario consiste no que ele faz pelos seus semelhantes.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário