Translate

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PROVA 1 - SOMOS PROVADOS

SOMOS PROVADOS
1 Pe 1:6-9

Introdução: A morte do Cláudio (Comunidade Nova Aliança). HB 11:36-38 os heróis da fé sofrerão torturas terríveis, foram provados porque falavam de seu amor a Jesus, porque pregavam a Jesus como Senhor de suas vidas.

Transição: As pessoas a quem Pedro anima quanto ao sofrimento por amor a Cristo, são descritos na carta no verso 1 como forasteiro da dispersão. Só essa palavra, forasteiro da dispersão, já implica que são pessoas que estão sofrendo perseguição, foram dispersos da sua nação, do meio do seu povo, da sua sociedade e tiveram que se refugiar em outros paises. Tais pessoas eram crentes que haviam sido espalhados pelo mundo. Suas situações eram de provações e de sofrimentos. Os sofrimentos aqui mencionados são aqueles comuns aos crentes e comuns a nós ainda hoje que vivemos numa sociedade dominada pelo mal, pela corrupção, pela idolatria da mesma forma que este povo a quem Pedro escreve. Os leitores da carta eram encorajados a se alegrarem a se regozijarem por causa das perseguições, por causa das provações, isto porque aquelas provas serviam para provar a fé que ele proclamavam (v. 6). Nos sofrimentos provamos nossa fé. Por isso SOMOS PROVADOS.  
1º - Somos provados por aflições próprias
“Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.” (1 Tm 5:23).
Deus provou Abraão. O que Deus queria ouvir de Abraão quando pediu Isaque? Deus queria provar Abraão e ver se Abraão o amava mais do que a Isaque. Deus quer ver se você o ama mais do que a seu filho, do que sua esposa, do que a sua família. Deus quer saber se você o ama mesmo com dores, com enfermidades, se você é capaz de fazer tudo por ele mesmo que sol não esteja brilhando para você.
Ilustração: Como eu orava pela cura dos meus olhos.

2º - Somos provados através do testemunho do sofrimento do justo
“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem integro e reto, temente a Deus, e que se desviava do mal.” (Jó 1:1).
            O homem justo sempre espera viver debaixo da benção, não ter dores, não perder o emprego, nunca ser roubado, ter um bom salário. Contudo Jó foi provado.
Veja o que aconteceu com os amigos de Jó, por terem julgado a Jó. “Tendo o Senhor falado estas palavras a Jó, disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.”
Sl 34:19 “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”. Deus pode livrar dando a cura de uma enfermidade, como também pode livrar levando a pessoa para morar no céu. Deus livra como Ele achar melhor e não como nós queremos, contudo Deus pode ouvir nossa oração e fazer a nossa vontade.
Enquanto Jó estava sendo provado, seus amigos também foram provados. Deus nos prova quando encontramos um justo sofrendo. Como agimos, damos amor ou o condenamos? Viramos as costas quando um justo esta sendo provados, que amor eu manifesto? É Deus está nos olhando, estamos sendo também provados nas aflições de nossos irmãos.

3º - Somos provados quando tarda a resposta da nossa oração
“Não me ocultes o teu rosto no dia da minha angústia; inclina-me os teus ouvidos, no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me.” (Sl 102:2)
Davi se encontra angustiado e pede a Deus para responde-lo depressa. Deus não é movido pela nossa pressa, Deus tem Seu tempo. Deus nos prova tardando a resposta da nossa oração. Deus quer ver se somos perseverantes.
Por que Deus demora a responder algumas de nossas orações? “Disse-lhes Jesus uma parábola, sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer.” Esta é a resposta por que o Senhor tarda em responder nossa oração. Deus quer ver se oramos sem esmorecer.
Ilustração: Carta da JOCUM

Conclusão: O crente pode passar por provações, e é nas provações que o crente amadurece espiritualmente.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário