Translate

sábado, 23 de julho de 2011

SANTIFICAÇÃO 5 - SANTIFICANDO A COMUNICAÇÃO

SANTIFICANDO A COMUNICAÇÃO




Tg 1:19 "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar."



Primeiro vamos entender algumas coisas básicas do nosso tema.

SANTIFICANDO – O que é santificação? R.: Consagração, separação para uso exclusivo de Deus. Devemos entender "santificando a comunicação" como separando a nossa comunicação para Deus. Consagrando nossa comunicação para Deus.

COMUNICAÇÃO – O que é comunicação? R.: Informação, transmissão.

Vamos entender melhor o que é a comunicação e como ela funciona.

Para que haja uma comunicação é necessário haver dois elementos sem os quais não existe comunicação. São os seguintes: uma fonte transmissora ou comunicadora e um captador.

Transmissor ou comunicador – é o que transmite a mensagem ou a informação.

Captador ou receptor – é aquele que recebe a mensagem.

Para que a comunicação seja boa é necessário que a fonte transmissora seja boa, transmita a mensagem com clareza, para que aquele que capta a mensagem a compreenda bem.

Voltamos para o nosso tema: SANTIFICANDO A COMUNICAÇÃO – devemos entender isto como uma consagração, uma santificação daquilo que transmitimos "falamos" (uma santificação da nossa língua, do nosso corpo) e captamos ou recebemos "ouvimos" (uma santificação dos nossos ouvidos, dos nossos olhos), isto porque todos nós somos fontes transmissora e captadora. Quando falamos algo estamos transmitindo e quando ouvimos estamos captando ou recebendo a mensagem.

COMO PODEMOS SANTIFICAR A COMUNICAÇÃO?

1º - Santificando o que captamos ou recebemos de informação.
Separando para o uso de Deus a informação que recebemos. Fazemos isto verificando se a informação recebida esta dentro dos princípios de Deus. Podemos receber informações através da audição, da visão e do olfato e também através do tato.
90% das informações que recebemos vem por meio da audição e da visão, por isso vamos dar uma ênfase maior a elas. Então é necessário santificar os nossos ouvidos e os nossos olhos.

Pv 11:13 "O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre."

Sl 120:2 "Senhor, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora."

Não de ouvidos a mexeriqueiro, pessoas que gostam de falar da vida alheia. Quando alguém trazer uma fofoquinha para você, encobre o segredo, não passe adiante. Satanás gosta de fofoca e ele sabe muito bem como usar a fofoca, as vezes causando até divisão dentro da igreja. Ore para Deus te livrar dos lábio mentirosos, da língua perversa.

Sl 141:8 "Pois em ti, Senhor Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio;..."

Ec 2:14 "Os olhos do sábio estão na sua cabeça, ..."

Tira os olhos das novelas, da televisão, das revistas pornográficas, das coisas impuras. Fita os teus olhos em Deus, na sua palavra. O sábio tem os olhos na cabeça, isto é, ele tem o controle do seu ser, isto, significa que ele não é controlado pelo que vê, pelas informações que são trazidos através da visão. Eva olhou o fruto e viu que era "agradável aos olhos".

Mt 18:9 "Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o, e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos, do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo."

Pv 20:12 "O ouvido que ouve, e o olho que vê, o Senhor os fez assim um como o outro."

Nossos ouvidos e nossos olhos foram feitos por Deus para a sua Glória. Santifiquemos os nossos ouvido e os nossos olhos.

2º - Santificando as informações que transmitimos
Nós transmitimos informações através de palavras ou de gestos (sinais). É necessário que santifiquemos aquilo que falamos seja por gestos ou palavras.

Lv 19:16 "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo: não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor"

Sl 34:13 "Refreia a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente." (1 Pe 3:10)

Pv 18:21 "A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto."

A língua tem um poder enorme, ela pode gerar morte (moral) de uma pessoa se for mal utilizada até mesmo uma morte física como ocorreu em São Paulo através de um trote telefônico. Você tem o poder de difamar alguém pela língua, de criar barreiras enormes no emocional de uma pessoa através de palavras destruidoras como: Você é burro mesmo. Você não presta para nada, ninguém ama você, etc.
Santifique a sua língua, fale palavras de benção. Abençoe seu filho (a), seu aluno (a). Diga palavras de incentivo como: Você consegue, Você pode, Você é bonito, Deus te amo, eu te amo, etc.

Pv 11:18 "alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina."

CONCLUSÃO: Fl 4:8 – Busque ouvir coisas puras, assistir aquilo que é de boa fama. Aprenda a controlar suas palavras, não faça fofoca, freia sua língua, pense antes de sair falando qualquer coisa. Procure falar palavras que sejam medicina para os que ouvem, que tragam animo, esperança. Fale do amor de Deus, Fale das obras que Deus fez em sua vida, da obra da redenção. Fale do perdão de Deus.

SANTIFIQUE A SUA COMUNICAÇÃO

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário