Translate

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ANSIEDADE 1 - ANSIEDADE

ANSIEDADE

Mt 6:25-34


Introdução: Os grandes especialistas no campo da psicologia admitem que a ansiedade é o mal do século vinte.
            Quem aqui que já não roeu unhas enquanto aguardava o resultado de uma prova, ou que não ficou batendo os dedos impacientemente até a chegada da prova, ou quem não ficou movimentando-se inrriquietamente enquanto aguardava para um teste de alguma empresa ou suando frio aguardando um teste com a psicóloga de alguma empresa.
A ansiedade é uma sensação, um sentimento de angústia, de preocupação que vem acompanhada de uma ou mais alterações físicas (coração acelerado, frio na barriga, dores no estômago, na cabeça, no intestino, etc.).
A rapidez com que as mudanças acontecem no mundo moderno, a substituição gradativa mas inevitável do elemento humano pelo cibernético, pelo computador, faz o ser humano sentir-se cada vez mais vulnerável, indefeso e dispensável. A ansiedade ataca os idosos, os adultos em plena capacidade física e intelectual e até mesmo adolescentes, para quem a vida deveria ser uma grande festa.

Transição: O texto que lemos faz parte do Sermão do Monte pregado por nosso Senhor Jesus Cristo. O Sermão do Monte se inicia no capítulo 5 e termina no capítulo 7. O Sermão do Monte não apresenta o caminho da salvação, mas o caminho da vida justa para os que fazem parte da família de Deus. O texto que lemos do Sermão do Monte trata sobre a ansiedade, o mal do nosso século.

Ansiedade

1º - Não andeis ansiosos (v. 25)
            "Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, ..."
            A primeira lição que devemos tirar destas palavras é que o problema não é ter ansiedade. Todos nós sofremos de ansiedade quando somos colocados em situações de prova como vestibular, ou um teste de emprego, também sofremos de ansiedade quando temos que mudar para uma outra cidade. Contudo depois que fazemos o teste ou mudamos de cidade a ansiedade acaba.
O problema é andar ansioso, isto é, viver ansioso. É o que os psicólogos chamam de ansiedade crônica. É contra este tipo de ansiedade que Jesus está atacando em seu sermão. Ele está chamando a atenção de pessoas que só pensam em seu problema e acabam vivendo angustiados, deprimidos, e quando não desesperados por causa de sua ansiedade.
            A causa da ansiedade de alguns é o estômago, para outros é a vestes, a conta do aluguel, para muitos é o desejo de se casar. A falta de um companheiro(a) levam muitas pessoas a sofrerem de ansiedade crônica, o medo da solidão domina suas mentes e este medo vai aumentando a medida que não conseguem encontrar o(a) companheiro(a) para se casarem, o tempo vai passando e a pessoa vai se sentindo mais velha e mais ansiosa vai ficando. A ansiedade leva a pessoa a depressão, a sentir dores de cabeça, dores no estômago e futuramente problemas no coração. A ansiedade acaba matando a pessoa indiretamente. Por isso Jesus está dizendo para não andar ansioso, não viver ansioso.

2º - Ansiedade demonstra falta de fé (v. 32)
            "porque os gentios é que procuram todas estas coisas, pois vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas"
            Quando Jesus diz que os gentios é que buscam estas coisas, ele está querendo dizer que aqueles que não conhecem a Deus é que vivem preocupados com as coisas terrenas. Jesus está querendo dizer através destas palavras que nós cristãos não devemos andar ansiosos por estas coisas que pertencem a este mundo.
Não devemos viver ansiosos se vamos casar ou não, se vamos ter o que comer ou não ou se vamos ter o que vestir ou não. Estas preocupações não são dignas de um filho de Deus. Você que crê em Deus deve crer que Ele cuida da sua vida e te dará aquilo de que você necessita, seja marido, seja uma mulher, seja comida, seja um carro ou um emprego. O apóstolo Paulo diz para nós fazermos conhecidas diante de Deus a nossa aflição (Fp 4:6-7), não é errado colocar nossos desejos diante de Deus, não é errado lembrarmos a Deus todos os dias do nosso pedido, contudo é errado vivermos pensando somente nesta aflição, vivermos angustiado como se Deus não nos ouvisse. Isto demonstra a nossa falta de fé. A ansiedade é uma forma de incredulidade no cuidado e provisão do Senhor, além de demonstrar a rebeldia em confiar no poder e sabedoria de Deus.
Deus nos conhece melhor do que nós mesmos, e sabe o tempo certo para nos dar aquilo que necessitamos, se é que realmente necessitamos o que estamos pedindo. Quanto mais você ficar ansioso ou ansiosa com certeza mais Deus demorará em responder sua oração.
Jesus diz o seguinte para você que não consegue pensar em outra coisa além do seu problema ou de seu desejo que a tem feito andar ansiosa ou ansioso.

3º - Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (v. 33)
"buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas esta coisas vos serão acrescentadas"
            Jesus está dizendo para você deixar de ficar pensando no seu problema, deixar de ficar pensando no que você vai comer amanhã, no que você vai vestir, se você irá conseguir o emprego amanhã. Jesus está dizendo para parar de pensar nestas coisas terrenas e buscar o Reino de Deus. Tem pessoas que vive só pensando nas coisas terrenas, vive pensando se encontrará o seu marido, sua esposa, e olha para Deus apenas como um Deus provedor. Alguns buscam a Deus só para que Ele satisfaça o seu coração, mas a palavra de Deus diz "agrada-te do Senhor e ele satisfará o seu coração" (Sl 37:4). Veja bem que primeiro você deve se agradar do Senhor, aceitar a vontade Dele na sua vida.
            Deixe de ficar pensando egoisticamente, deixe de pensar só em você mesmo e busque em primeiro lugar o reino de Deus. Quem sabe quando você viver 100% para Deus, Ele não te dará aquilo que você tanto deseja. Quem sabe quando você deixar de ficar ouvindo os conselhos dos injustos, dos pecadores, Deus ouvirá sua oração.
            Buscar o reino de Deus em primeiro lugar é deixar que o Rei deste reino viva através de sua vida, é se submeter ao reinado deste Rei, é se tornar servo deste Rei. A Bíblia nos diz que Jesus é o Rei que o Pai coroou, Jesus é o Rei a quem devemos nos submeter por inteiro. Buscar o reino de Deus em 1º Lugar é buscar fazer a vontade de Jesus em primeiro lugar. Viver evangelizando, viver falando do amor de Deus demonstrado na cruz. Quando você começar a olhar para o pecador e sentir compaixão desta vida que esta indo para o inferno, quando você tiver ousadia de deixar tudo por Jesus, Deus acrescentará as outras coisas. Buscar em 1º lugar o reino de Deus não é só vir na igreja durante a escola dominical e no culto da noite, isto é um bom começo, mas é muito mais do que isso, é dar sua vida por Jesus, é ser fiel no dízimo, pois só não dá o dízimo quem não crê em Deus, quem não cre que Ele é fiel para sustentar, buscar o Reino de Deus em 1º é perdoar aqueles que te ofendem, é amar o seu inimigo, é dar a outra face para aquele que te bateu. Buscar em 1º lugar o Reino de Deus é morrer para os desejos do mundo e viver na busca constante da vontade de Deus. 

Conclusão: Portanto irmãos não viveis ansiosos por coisa alguma, sua ansiedade demonstra a falta de fé, falta de confiança em Deus; mas viveis na busca do reino de Deus, faça da vontade de Jesus a sua prioridade de vida.  





Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário