Translate

sábado, 27 de agosto de 2011

MEDITAÇÕES 100 - SEJA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

SEJA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
1 Sm 16:1-13

Muitos homens na história sofreram perseguições por cumprir a vontade de Deus. Homens como João Wesley, Jorge Withefield, João Bayer, Martinho Lutero, estes homens mudaram a história da igreja, mudaram cidades, mudaram nações através de suas pregações. Estes homens assim como Paulo, Pedro e outros da Bíblia sofreram, mas também gozaram de grandes bênçãos de Deus, ao verem o grande número de pessoas que se convertiam a Cristo através de suas pregações.
Homens que procuraram viver segundo o coração de Deus.

Saul foi o primeiro rei de Israel, embora Saul tenha sido usado por Deus para profetizar ele não foi aprovado por Deus para continuar como rei de Israel. Saul começa a se exaltar a si mesmo e começa a desobedecer a Deus, por isto Deus retira o reino de Israel das mãos de Saul. Deus escolhe um novo rei para Israel.
 Deus manda Samuel ir a casa de Jessé o belemita, lá Deus iria escolher um dos filhos de Jessé para assentar no trono no lugar de Saul. Samuel olhando para Eliabe pensa ser este o escolhido de Deus, pois Samuel olhou para sua aparência, mas Deus não vê pela aparência. Deus olha o coração.
Portanto:  Seja segundo o coração de Deus.

1º) Humilhando-se por amor a Deus (1 Sm 24:4-10)
Davi significa "amado". Davi foi ungido rei por Samuel. Davi era amado por Deus, pois Deus olhava o seu coração. Embora Davi soubesse que seria rei, não ousou tocar na vida de Saul, embora Deus tenha lhe dado oportunidade para faze-lo (1 Sm 24:4-10).
Davi reconhecia que Deus havia ungido a Saul e com humildade esperava Deus preparar o dia em que ele Davi se assentaria no trono de Israel. Davi poupou a vida de Saul que estava em suas mãos. Saul ao contrario de Davi tinha seu coração endurecido mais a cada dia e não se humilhava diante de Deus. Saul queria matar a Davi não queria obedecer a Deus e entregar seu trono a Davi.
 2 Sm 11:1-5 – comete adultério; 2 Sm 11:14-17 – arma a morte de Urias. Deus envia o profeta Natã a casa de Davi – ouve a advertência de Deus e por ser humilde se arrepende do que fez. Davi reconhece o seu pecado e pede perdão a Deus.
1 Sm 15:30 – Saul ao pecar não teve arrependimento verdadeiro. Saul estava preocupado com a sua reputação o orgulho o tornou cego e o levou a destruição.
Davi era um homem que não se preocupava com sua reputação, mas tinha um coração humilde diante Deus. Davi se humilhava perante Deus e os homens.
Sl 138:6 – "...O Senhor atenta para os humildes."
Tg 4:10 – "humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará."
Jesus nosso Senhor foi um homem humilde desde seu nascimento, deixou sua glória e seu poder e se fez homem como nós.



2º) Batalhando pela causa de Deus ( 1 Sm 17:45-51)
Davi luta com Golias e após ter derrotado o gigante Golias, "Saía Davi aonde quer que Saul o enviava, e se conduzia com prudência; de modo que Saul o pôs sobre tropas do seu exército,..." (1 Sm 18:5).
2 Sm 5:6-10 – Davi conquista Jerusalém que estava sob a mão dos Jebuseus. Jerusalém era uma fortaleza e os Jebuseus não acreditavam que Davi conseguiria entrar dentro de Jerusalém e se gabavam, contudo caíram diante os homens de Davi. Davi tinha um coração voltado para Deus. Sabia que parte de seu ministério era conquistar o território que Deus lhe tinha dado.
Nós como cristãos temos que nos envolver na batalha espiritual. Assim como Davi guerreava contra seus inimigos, nós devemos guerrear contra Satanás e seu exercito, devemos lutar pela liberdade das almas que estão aprisionadas por Satanás, devemos levar o evangelho a todo o mundo, como Jesus nos ordenou (Mc 16:15).
Lc 10:19 – "Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano."
Jesus viveu para fazer a vontade do Pai. Jesus lutou contra todas as forças opressoras do inimigo, lutou contra uma sociedade corrupta pregando justiça, lutou contra o domínio de Satanás sobre o homem pondo em liberdade aqueles que se encontravam cativos como O homem gadareno. Como ele foi enviado pelo Pai, também nos enviou.

3º) Louvando a Deus em tudo (Sl 63:1-3)
Davi era um homem que louvava a Deus, por mais difícil que fosse a situação. Neste Salmo Davi se encontrava no deserto de Judá provavelmente fugindo de um inimigo, separado do santuário de Jerusalém, entretando naquele deserto Davi mantém comunhão com Deus, que é o desejo de seu ser (vv. 1-4), o deleite de sua alma (vv. 5-8), e a defesa de sua vida (vv. 9-11).
Davi compôs 73 salmos. Salmo significa canção acompanhada por instrumento de cordas.
É na hora mais difícil que surgia os mais perfeitos louvores.
Mt 5:12 – "Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus, pois assim perseguiram aos profetas."
Ne 8:10 – "...a alegria do Senhor é a vossa força."
2 Cr 20:21-26 – Josafá ganhou uma batalha louvando a Deus, não usou armas humanas, mas usou uma grande arma que Deus nos deu o LOUVOR.
O louvou libera o poder de Deus. A oração de louvor é algo que agrada a Deus. Muitas vezes a oração de louvor exige força, determinação e fé da nossa parte.
Deus habita no meio dos louvores. Deus nos chama a mais alta forma de louvor 1 Pe 1:6-8
Louvor não é apenas musica, louvor é a expressão de agradecimento seja ela através da musica ou de palavras, louvor é demonstração de confiança em Deus, louvar a Deus é viver em santidade. Todos devemos louvar a Deus não somente os músicos. Todos nós fomos criados para o louvor da sua glória.
Jesus viveu louvando a Deus, sua vida foi a maior expressão de Louvor. Tudo que fazia era para o louvor de Deus, suas palavras, suas atitudes tudo era para glorificar, louvar a Deus.
Lucas registra no livro de At 13:22 as palavras de Paulo a respeito de Davi: "Davi era um homem segundo o coração de Deus." O Senhor não vê como vê o homem, o Senhor vê por dentro, o Senhor olha o coração. 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário