Translate

terça-feira, 9 de agosto de 2011

MEDITAÇÕES 85 - DEUS BUSCA HOMENS

DEUS BUSCA HOMENS

                                       Ez 22:30


Introdução: "Os dias finais deste século têm sido marcados por um grande avanço, um enorme desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Em todas as áreas, em todos os setores as realizações no domínio da ciência e da tecnologia são realmente espetaculares. Conquistas espaciais. Envio da nave tripulada para Marte, já programada. Cirurgias feitas à distância por meio de computadores. Correções de problema congênitos em fetos ainda no útero materno. Clonagem, etc. São algumas evidências incontestáveis desse desenvolvimento.
Esse avanço, esse progresso tem contribuído, tem gerado uma nova 'Revolução Industrial" ou uma nova fase dessa Revolução, quando o mesmo fato se repete: A máquina toma o lugar do homem.
Esses novos tempos, marcados pela automação, pela ação da cibernética, estão produzindo uma nova linguagem e determinando novos modelos e padrões de vida, de comportamento social."[1]
Todavia, uma verdade permanece intocável. Enquanto os homens produzem e se preocupam com máquinas, métodos e organizações cada vez mais sofisticados, Deus está procurando homens.

                                Ez 22:30

"Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei."

Transição: Deus não buscou uma máquina. Deus continua buscando homens e mulheres. Porque o método por excelência de Deus é usar o homem. Ele não derrama do seu Espírito sobre máquinas, mas sobre homens capazes de crer.

               

                       DEUS BUSCA HOMENS


1º - Homens inteiramente consagrados
            O que significa inteiramente consagrado? Inteiramente consagrados significa que vivem 100% para Jesus. Vivem para realizar as vontades de Deus; vivem proclamando o evangelho de Deus; vivem longe do pecado, da idolatria, da adoração a imagens, vivem em santidade.
            Homens inteiramente consagrados não se misturam com falcatruas, não se associa com a imoralidade que reina em nosso mundo, não se vende em troca de favores desonestos, são homens que lutam contra a corrupção, lutam contra a injustiça, lutam pela paz, pela igualdade social, pelos direitos do ser humano seja qual for sua cor, sua classe social.
            Homens inteiramente consagrados não se entregam aos vícios que dominam o ser humano e o transforma em objeto de escárnio, de vergonha.
            Homens inteiramente consagrados vivem como Daniel, uma vida de oração e dedicação plena a Deus. Ainda que Daniel vivesse no meio da imoralidade e do paganismo, no meio de povos que adoravam a imagens de ouro; Daniel jamais deixou de orar a Deus e de viver em consagração. Foi por essa fidelidade a Deus, que Deus o libertou da cova dos leões, que Deus o exaltou sobre todos no reino da Babilônia e por causa de sua fidelidade a Deus, até mesmo diante situações terríveis onde Daniel teve que provar que estava pronto a morrer por Deus, foi diante uma situação desta que o rei da Babilônia mandou fazer um decreto onde todos deveriam adorar ao Deus de Daniel, pois Deus o havia livrado da morte.
            Jesus foi um homem inteiramente consagrado, viveu 100% para fazer a vontade do Pai. Sua obediência e fidelidade a Deus Pai o levou a morrer numa cruz. Jesus Cristo morreu cruz, contudo Ele não merecia esta morte, pois Ele não pecou, Ele era inocente, mas morreu a nossa morte, pois morreu por nossos pecados, sofreu as nossas dores para que nós pudéssemos receber a vida eterna por meio da fé em Sua pessoa e em Sua obra.
            Jesus foi um homem inteiramente consagrado viveu um amor altruísta, isto é, viveu para servir e não para ser servido. Jesus viveu para cumprir a vontade do Pai e o Pai o exaltou de tal maneira que Jesus se tornou o único nome pelo qual o homem pode encontrar salvação, Jesus é o único intercessor, somente Ele pode interceder por nós pecadores diante o Pai e mais ninguém, segundo as palavras do apóstolo Paulo em 1 Tm 2:5.
            Jesus conseguiu viver inteiramente consagrado porque vivia uma vida de oração constante. Jesus sempre buscava durante as madrugadas se retirar para orar e era neste períodos de oração que Jesus buscava forças para cumprir a vontade do Pai.
            Seja você um homem inteiramente consagrado a Deus, uma mulher inteiramente consagrada que vivem para fazer a vontade de Deus.
             
2º - Homens ousados
            Deus busca homens ousados, ousadia aqui é sinônimo de coragem, homens que são capazes de olhar para o inimigo e encara-los de frente. Homens que não se intimidam pelo tamanho do inimigo, nem pelo números de soldados do seu exercito, homens que confiam em Deus em qualquer momento da vida e que sabem que com Deus não há obstáculos insuperáveis.
No A.T. encontramos vários homens ousados por Deus, entre eles se encontram Josué e Davi que foram grandes guerreiros, Ester, Débora, contudo irmãos eu quero destacar os profetas do A.T. que foram homens ousados que denunciaram a corrupção da nação, que denunciaram as injustiças feitas por Reis como Davi, Acabe e outros. Os profetas levantavam a sua voz em nome de Deus pelos pobres, pelos oprimidos e acabavam na maioria das vezes morrendo de formas cruéis, e muitas vezes rejeitados até mesmo pelo povo que eles defendiam em nome de Deus.
            No N.T. embora as lutas já não se travavam em um nível físico como foram as lutas travadas por Josué e Davi, elas continuavam a existir no nível espiritual e social. Podemos destacar no N.T. o apóstolo Pedro e Paulo.
            Pedro e Paulo falaram ousadamente a homens revestidos de autoridades, repreendiam com ousadia aqueles que se manifestassem contra o evangelho, não se calavam diante as perseguições, lutaram pelos pobres (suas cartas evidenciam isto), repreendiam a demônios com autoridade e ousadia, ministravam curas em nome de Jesus com ousadia sobrenatural.
            Jesus também era um homem ousado, Jesus desafiou a morte por diversas vezes ressuscitando várias pessoas entre elas seu amigo Lázaro; Jesus desafiou as estruturas religiosas de sua época trazendo um evangelho de poder e de libertação tanto espiritual como social. Jesus foi ousado ao desafiar os demônios; Jesus foi ousado ao ordenar que cegos vissem, surdos ouvissem, coxos e paralíticos andassem; Jesus foi ousado ao mandar que o mar se acalmasse, foi ousado ao dizer para figueira secar-se.
            Jesus foi ousado porque sabia do poder e autoridade que o Pai tinha. Jesus foi ousado porque conhecia bem o Seu Pai, porque tinha uma comunhão intima com o Pai.
            Jesus disse que o Pai deu a Ele todo poder e domínio, e, Ele (Jesus) nos disse que este poder é liberado quando usamos Seu nome, Ele nos disse que podemos expulsar os demônios no Seu Nome. O Nome de Jesus é nossa arma, é a nossa senha para liberarmos o agir de Deus. Contudo o nome de Jesus não é magico, ele é poderoso, mas só pode ser usados por aqueles que crêem em Sua pessoa, por aqueles que o reconhecem como Filho de Deus e Salvador.
            Portanto irmãos sejamos ousados no Espírito Santo para fazermos proezas em Nome de Jesus e para glória de Seu nome.
            "O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho. Quanto porém aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (Ap 21:7-8)

3º - Homens abertos à ação do Espírito Santo
Na Nova Aliança que foi feita pelo sangue de Jesus o Espírito Santo passa a habitar no homem, a fazer do homem sua morada. O livro de Atos nos relata no capítulo 2 que os apóstolos ficaram cheios do Espírito com o derramar da promessa de Deus, no capítulo 4 eles voltaram a ficar cheios do Espírito Santo após terem orado. Isto nos ensina que devemos sempre vivermos em oração é dessa forma que conseguiremos nos manter sempre cheios do Espírito Santo. Embora o Espírito Santo habite em nós; é por meio da oração, do quebrantamento causado pela oração e jejuns que conseguiremos nos tornar abertos para o Espírito Santo.
Quando você vive uma vida intensa de oração, você está com o canal livre para Deus manifestar Sua vida e Seu poder por meio de você. Se você deixar de orar se tornará vazio e logo deixará de ouvir a voz do Espírito de Deus, contudo se orar hora após hora, após hora, após hora, com certeza o Espírito Santo se manifestará com poder através de sua vida.
O apóstolo Paulo diz em sua carta aos corintios que devemos buscar os melhores dons espirituais, que não devemos ser ignorantes quanto a este dons. É assim que se busca os dons pedindo em oração, clamando  e jejuando para que Deus possa lhe conceder os dons espirituais e lhe dar sabedoria para usa-los de forma que venha edificar a igreja.
Paulo embora repreendia a igreja de Corinto pela forma desorganizada dos seus cultos, pelos pecados que se encontrava na igreja, não os repreendia de forma alguma quanto a busca dos dons espirituais. Paulo pelo contrario os incentivava a estarem abertos para o mover do Espírito Santo.
Lembre-se que Deus não arrebenta nossa privacidade, mas caminha a medida que nós abrimos a porta para Ele entrar.
Não seja um homem de porta fechadas para o Espírito Santo. Julgue as manifestações espirituais segundo a luz da Palavra de Deus, mas não se deixe fechar e desacreditar no poder que Deus concedeu a você por meio do Espírito Santo, por causa de erros de alguns dos nossos irmãos.
Seja uma pessoa aberta para o Espírito Santo.


Conclusão: Nesses tempos de ciência e tecnologia. Nesse final de século, os 'olhos do Senhor continuam passando sobre a terra', procurando, buscando homens e mulheres aos quais ele possa usar poderosamente em sua obra. Você meu querido irmão e irmã pode ser um desses homens. Portanto seja um homem inteiramente consagrado a Deus, ousado em Deus e aberto para o agir do Espírito Santo.





Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira


[1] RAMALHO, Mauro. Revista Proposta. Rio de Janeiro – Ano II Nº 004 - 1999


Nenhum comentário:

Postar um comentário