Translate

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MEDITAÇÕES 97 - QUAL JESUS VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

QUAL JESUS VOCÊ ESTA PROCURANDO?
Mt 28: 1-10

           Muitas pessoas buscam por Jesus, mas por não conhecerem a verdade a Seu respeito o buscam em uma cruz, isto é, esperam encontrá-lo crucificado. Estas pessoas não conseguem ver Jesus além da cruz, não conseguem olhar para Jesus ressuscitado.
           Onde você está procurando Jesus? Na cruz? No túmulo? Ascentado no céu?
           Com qual Jesus você deseja se encontrar? Crucificado ou ressuscitado?

1 –  O Jesus crucificado  (v. 5)
Maria Madalena, Maria mãe de Tiago, Joana e Salomé foram ao sepulcro em busca de Jesus que para elas deveria estar morto.
O evangelista Marcos nos narra que elas levavam aromas para embalsama-lo. Para elas Jesus tinha morrido, já não havia esperança, pois o que se esperar de alguém que já morreu. Só restava enterra-lo e aguardar o Messias, isto é, o 'libertador' de Israel, que deveria surgir segundo relata as escrituras e os profetas.
Para os judeus o Messias reinaria para sempre, não era concebível a idéia de que o Messias passaria pela morte. Visto que Jesus morreu e eles perderam a fé de que Jesus era o Messias, o enviado de Deus. Elas e nem os discípulos entenderam que Jesus ressuscitaria dentre os mortos.
Muitos ainda hoje buscam Jesus no sepulcro ou numa cruz, para muitos Jesus ainda continua morto. Existem muitos que acreditam que o corpo de Jesus foi roubado pelos discípulos, para afirmarem sua crença na ressurreição. Contudo a palavra de Deus nos diz que até os soldados viram a pedra que protegia a entrada do sepulcro se abrir. Os soldados com medo contaram aos sacerdotes e estes os subornaram para não falarem a respeito do acontecimento com ninguém. E os soldados disseram que eles estavam dormindo e os discípulos vieram de noite e levaram o corpo de Jesus. Se estavam mesmo dormindo, como sabiam que os discípulos levaram o corpo? Seria pouco provável que todos os soldados dormissem ao mesmo tempo? A verdade é que a história deles era cheia de contradições.
Existem também aqueles que dizem crer que Jesus ressuscitou, mas continua servindo o Jesus crucificado. Estas pessoas são aquelas que ainda precisam de "santos" para intercederem a favor delas na presença de Deus. Oram para tudo que é "santo". Elas substituíram o antigo sacerdote do VT pelos "santos" de hoje.  Elas oram ou rezam para "Santo Antônio, São Pedro, São Jorge, Santa Maria, Santo Padre Cícero e tantos outros santos que existem por aí". Estas pessoas não entenderam que Jesus ressuscitou e que a palavra de Deus nos diz que ele é o único mediador entre Deus e os homens ( 1 Tm 2:5 "Porquanto há um só Deus e só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus,..." ) desta forma elas estão dizendo que não acreditam que Jesus seja o único mediador, em outras palavras não acreditam nas sagradas escrituras.
Estas mesmas pessoas só conseguem ver Jesus pregado numa cruz, com cara de coitado, e quando você olha para ele pregado naquela cruz da até vontade de chorar. É a imagem de um Jesus derrotado.
Se é este Jesus que você tem buscado, se é esse Jesus que você tem servido, que esperança você pode ter?

2 -  O Jesus ressuscitado  (v. 6)
            O texto nos mostra que elas saíram tomadas de medo e também de grande alegria. O medo provavelmente pela encontro que tiveram com o anjo, mas a grande alegria pela noticia de que Jesus ressuscitou. E quando corriam se encontraram com Jesus e diz o texto que o adoraram. Elas estavam adorando o Jesus ressuscitado, e não mais o Jesus crucificado que elas iriam embalsamar.
O Jesus ressuscitado é o mesmo Jesus que foi crucificado, mas o Jesus ressuscitado venceu a morte, o sepulcro não o deteve, a cruz não foi seu fim, mas foi o inicio de sua vitória sobre o império das trevas comandado por Satanás e a sua ressurreição foi a consumação de sua vitória sobre Satanás.
Jesus não esta mais na cruz, Jesus não se encontra num sepulcro, Jesus não é nem um coitadinho que precisa da minha ou da sua piedade. Jesus venceu a morte! Aleluia! Jesus é um vencedor, meu irmão!
A palavra de Deus diz que "Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que esta acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai". (Fl 2: 9-11)
É a este Jesus que foi exaltado sobremaneira que devemos adorar, não a imagem de um Jesus derrotado, mas devemos adorar aquele que está "sentado a direita de Deus nos lugares celestiais, acima de todo principado. E potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.
E (Deus) pôs todas as coisas debaixo de seus pés..." (Ef 1: 20-22).
Irmãos é este o Jesus em quem devemos crer, é a este Jesus que devemos servir. Jesus é poderoso, Ele esta vivo e Ele recebeu do Pai todo poder, todo domínio, toda autoridade para reinar para sempre. E nós temos acesso direto a Ele, não precisamos orar para nenhum santo. Não há necessidade de intercessor, pois em Cristo e por meio Dele temos acesso direto com Deus. Eu não preciso de nenhum santo para interceder em meu favor diante Deus.
O Jesus ressuscitado que servimos é descrito por João em Ap 1:12-18.

Conclusão: Qual Jesus você esta servindo? O Jesus crucificado, com cara de coitadinho, o Jesus que permanece morto. Este não pode ouvir sua oração, este não pode te dar paz e nem vida, pois ele se encontra derrotado.
Contudo o Jesus ressuscitado venceu a morte e por isso pode te fazer vencedor, pode te dar vida, alegria, e é este Jesus que você deve adorar e servir.
Você quer hoje servir a Jesus o Rei dos reis, aquele que venceu a morte e que está assentado a direita de Deus Pai?



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

       
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário