Translate

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LIDERANÇA 17 - EXCELÊNCIA O CAMINHO PARA AS GRANDES CONQUISTAS

EXCELÊNCIA O CAMINHO PARA AS GRANDES CONQUISTAS
1 Sm 16-18 – Davi

Introdução: Gostaria de refletir hoje sobre o caminho que nos transporta para as grandes conquistas. Creio que todos desejamos alcançar grandes coisas em nossas vidas.
                                                                                
1.      Alguns desejam ter grandes experiências com Deus, buscam o sucesso espiritual. Sonham realizar coisas extraordinárias e sobrenaturais através do poder de Deus.
2.      Outros desejam alcançar grandes coisas no âmbito material, desejam bons carros, casas, etc.
3.      Outros desejam grandes coisas no âmbito emocional (uma realização pessoal – interior) – serem bons pais, maridos, patrões, empregados, etc. Querem se sentir felizes consigo mesmo.

Creio que todos estes desejos sejam importantes e todos eles devem ser considerados por nós.  Contudo só alcançaremos essas realizações se nossa vida estiver fundamentada sobre o valor da excelência.

1 – Excelência nas tarefas comuns do dia a dia (1 Sm 16.11)
O texto de 1 Samuel 16 inicia narrando a escolha de Deus por Davi para assumir o  lugar de Saul no reinado de Israel.
Deus ordenou que Samuel fosse à casa de Jessé e ungisse aquele que Ele (Deus) escolheria entre os filhos de Jessé para ser o novo rei. Jessé tinha vários filhos e Samuel se sentiu tentado a ungir um dos filhos por causa de seu porte físico, sua beleza natural; entretanto Deus não vê como o homem. Deus não olha aparências, mas profundidade.
Deus escolheu um adolescente, que cuidava das ovelhas do pai, chamado Davi, o caçula dentre os oito filhos de Jessé.
Por que Deus escolheu a Davi? O próprio pai (Jessé) sequer convidou Davi para participar do banquete com o profeta. Davi estava atarefado, estava cuidando das ovelhas do pai. Estava realizando uma tarefa que para aquele tempo socialmente não era uma tarefa muito reconhecida.
Contudo creio que Deus escolheu a Davi porque ele cuidava das ovelhas de seu pai com excelência, conforme podemos ler em 1 Sm 17.17-20.
Logo após Davi ter sido ungido rei pelo profeta, Israel entrou em guerra com os filisteus. Os irmãos de Davi foram convocados pelo rei Saul e seu exército para guerrear contra os filisteus. 
Davi não foi convocado porque ainda era muito novo para guerrear. Seu pai, preocupado com os demais filhos, solicita que Davi vá ao acampamento, no Vale de Elá, onde os israelitas estavam acampados para a guerra.
É interessante notarmos a forma como Davi obedece seu pai. Preste atenção no verso de 1 Sm 17.20 “Davi, pois, no dia seguinte, se levantou de madrugada, deixou as ovelhas a um guarda, carregou-se e partiu, como Jessé lhe ordenar;...”.
·        Levantou-se de madrugada à Denota que Davi não tinha preguiça.
·        Deixou as ovelhas sob o cuidado de um pastor/guarda à Demonstra que Davi era responsável. Ele zelava pelo que fazia.
Estas duas características nos ensina que Davi fazia suas tarefas do dia a dia com excelência. Davi cuidava das ovelhas de seu pai com dedicação e com responsabilidade. Mesmo sendo um adolescente, ele prova através de seus atos que valoriza o amor de seu pai por ele, cuidando bem do que seu pai o havia confiado, o rebanho, e sendo obediente ao pai. Davi não se importa de levantar de madrugada para fazer o que o pai lhe pediu.
Aplicação: Temos procurado viver o dia a dia com excelência?  Temos trabalhado com excelência? As tarefas que nos são dadas em nosso dia a dia procuramos fazê-las com excelência? Você prepara o almoço, lava roupa, atende aos clientes, cuida das suas tarefas ordinárias com excelência? Procura ser um filho excelente? Um pai excelente? Uma mãe excelente? Um cônjuge excelente?
Deus escolhe para grandes coisas aqueles que buscam a excelência em tudo o que faz.

2 – Excelência no relacionamento com Deus
É verdade que a excelência no estudo, nas tarefas do dia a dia pode nos conduzir a grandes sucessos na vida profissional e familiar, contudo jamais nos sentiremos totalmente satisfeitos e em paz conosco mesmo, se não vivermos uma relação excelente com Deus.
Podemos alcançar tudo, contudo ao ouvirmos Jesus dizer “Louco esta noite pedirão a tua alma”, nos assustarmos e nos apavorarmos com a idéia de morrermos.
Esse pavor, essa insegurança quanto a vida futura se deve pelo fato de que no fundo não temos uma relação excelente com Deus. Não compreendemos tão bem sua graça e seu amor por nós.
Quando Davi levou alimento para seus irmãos, encontrou todo o exército de Israel acuado, com medo, de um homem chamado Golias. Este homem era assustador, um soldado filisteu muito forte. O texto de 1 Sm 17.4-7 o descreve como um homem que tinha 2,99 metro de altura, usava uma couraça de 57 quilos, trazia na mão uma lança que só a vara pesava 8 quilos e cuja a ponta tinha 7 quilos. O homem era forte para carregar tudo isso. Golias era assustador.
O povo de Israel estava com medo, Golias representava para eles a morte em pessoa; eles não se viam capazes de enfrentá-los.
Golias todos os dias ia até o acampamento de Israel e desafiava os homens de Israel para escolherem alguém para lutar com ele. O vencedor teria a rendição do outro exército.
Podemos perceber a excelência no relacionamento de Davi com Deus através de sua atitude e de suas palavras diante o rei Saul.
·        Primeira Atitude - 1 Sm 17.26, 45 – Davi se condoeu ao ouvir Golias zombando do povo de Deus. Sua ira “santa” foi porque Golias estava desonrado o nome de Deus ao afrontar o povo de Deus.
Sabe aquele sentimento que você sente quando alguém fere a honra de sua mãe, é este sentimento que Davi sentia. 
·        Segunda Atitude - 1 Sm 17.32-37 – Davi confiava em Deus porque conhecia Deus.

A excelência nas tarefas do dia a dia pode nos conduzir ao sucesso material, profissional e até em alguns campos da dimensão familiar e social. Contudo se não tivermos uma relação excelente com Deus jamais nos sentiremos totalmente seguros para enfrentarmos qualquer gigante que surgir diante de nós. Jamais teremos a sensação de paz plena, nosso homem interior jamais encontrará a sensação de realização completa, pois só em Cristo Jesus que encontramos a resposta para nossa existência e a capacidade para cumprirmos com o propósito maior de nossa existência.
Ser excelente em tudo e não ter excelência com Deus é viver em vão.
Ser excelente com Deus e não ser excelente em tudo é viver com incoerência.
 3 – O comprometimento com a excelência em nosso dia a dia nos levará a experiências grandiosas
·        Davi de pastor se transforma em herói (1 Sm 17.40-52a). à Posso ver Davi no seu dia a dia cuidando das ovelhas e atirando pedras com sua funda em algum alvo escolhido. Esse treinamento de Davi realizado no cotidiano de sua tarefa o levou a experiências com Deus até o momento de se tornar herói de Israel. Davi não pensava em ser um herói, mas Deus tinha preparado tudo para que isto acontecesse.
o   De herói Davi vira general do exército de Israel, mais tarde se torna rei.
o   Da simples casa de seu pai – Davi passa a morar no palácio.
·        Aplicação à Deus nos coloca em um lugar para que possamos trabalhar com excelência, um dia, quando menos esperarmos Deus nos colocará em uma situação que aquele treinamento nos conduzirá a uma experiência grandiosa.
·        Seja excelente em tudo que fizer, faça bem feito sua devocional, suas intercessões, seu trabalho do dia a dia; busque dar o melhor de você, ainda que não seja o melhor para muitos, mas faça o seu melhor e Deus proporcionará a você a oportunidade de servir e honrá-lo grandemente.

Conclusão: A excelência é o caminho para as grandes coisas. Não espere que a graça de Deus te conduza a grandes coisas, sem que você trabalhe para isso. Deus nos dá Sua graça, mas ela se realiza quando trabalhamos e vivemos com excelência em tudo.
Se Davi não vivesse com excelência no cuidar das ovelhas de seu pai, possivelmente não saberia usar a funda. Não teria a coragem para enfrentar Golias, porque não teria as experiências de livramento, proporcionado por Deus, através do pastoreio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário