Translate

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MISSÕES 11 - DEUS O MAIOR MODELO MISSIONÁRIO

DEUS O MAIOR MODELO MISSIONÁRIO

Muitas pessoas ao falarem de Missões se inspiram no apóstolo Paulo ou em outro grande missionário de nossos dias. Devemos reconhecer que Paulo, Pedro, e outros nos servem como modelo e inspiração, mas o maior modelo missionário para nós e o próprio Deus.
Missões é algo que está na natureza de Deus. Desde a queda do homem Deus tem feito missões. O apogeu da natureza missionária de Deus se manifesta através do Filho Unigênito.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todos os que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16).
Ao dar Seu Filho ao mundo, Deus o estava enviando (Jo 17:18a; 20:21a) para ser missionário entre nós. Jesus é o enviado, o Messias, provindo de Deus.
Jesus baseado em Seu modelo missionário, em sua experiência de ter sido enviado, ele envia seus discípulos as nações. Assim como o Pai fez com ele, o faz agora com seus discípulos (Mt 28:19-20; Mc 16:15).
Jesus viveu como missionário, apóstolo de Deus. Jesus sabia por experiência o que significava ser apóstolo de Deus. Jesus morreu por causa de sua missão. Por ter ele vencido o mundo, o pecado, Ele nos chama para um apostolado como o seu. Não falo de ministério apostólico como o de Pedro, Paulo, etc., mas falo do “ide” ao mundo, do “anunciar” a Palavra de Deus.
O ministério apostólico de Jesus é um chamado para a morte, para a renuncia dos seus sonhos, para um deixar de sua própria vida, para fazer a vontade do Pai (Jo 4:34).
O nosso chamado missionário é baseado no modelo de Jesus, somos chamados para renunciar nossos próprios sonhos, nossa própria vida (Lc 9:23), para fazermos a vontade de Jesus, que é à vontade do Pai. Jesus nos pede para pregarmos o evangelho integral e puro (não um evangelho cheio de nossa própria cultura e tradição), para todos os povos, porque essa é à vontade do Pai (1 Tm 2:4).
Hoje só podemos fazer missão porque Deus está fazendo missão desde a criação. Deus entregou seu Filho como sacrifício por nós, por você. Hoje precisamos entregar nossas vidas nas mãos de Deus para que outros saibam do sacrifício de Jesus. Por Deus ter uma natureza missionária, nós somos chamados para fazermos missões.
Missões não é um projeto que nasceu do coração do homem, mas do coração de Deus. Abrace esse projeto.
Deus vocaciona ainda hoje, apóstolos – palavra de origem grega que significa “enviados” – porque, em Cristo, Deus mesmo se fez apóstolo.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:
1)      Quem deve ser nosso maior modelo missionário?
2)      O que significa as palavras de Jesus “meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”? (Jo 5:17). Qual é o trabalho do Pai e do Filho?
3)      Existem apóstolos ainda hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário