Translate

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MISSÕES 8 - AMOR ESSÊNCIA DA MISSÃO

AMOR ESSÊNCIA DA MISSÃO
Você já tentou imaginar o mundo sem amor? É bem possível que você imagine um mundo mais violento do que já é, um mundo sem sentido. Na verdade, sem amor não haveria mundo. O mundo só existe porque Deus é amor.
O amor fez com que Deus sentisse necessidade de dividir, de manifestar Seu amor a alguém. Deus sendo amor precisava desaguar esse amor em algum lugar.
Eis que Deus cria o mundo (Gn 1) e tudo o que há no mundo para manter com este mundo uma relação de amor puro e verdadeiro.
O que seria da humanidade se Deus não amasse sua criação. A Palavra de Deus nos diz que o Pai entregou Seu Filho unigênito porque amou o mundo (Jo 3:16). É visível que o amor levou Deus a providenciar salvação para o homem e a mulher, para o mundo que estava após a queda, governado pelo mal, condenado a morte eterna.
Não existia salvação para o homem. Por causa de seu pecado estava condenado a morte (Rm 6:23). Deus envia Seu Filho para que por meio de Seu sangue fosse feito a propiciação (1 Jo 4:10) de nossos pecados. Jesus pagou o preço, agora estamos justificados diante de Deus (Rm 5:1).
Deus desde o início tomou a iniciativa de alcançar o homem, de resgatá-lo a comunhão com Ele, de reconciliar o homem consigo. Deus vai atrás de Adão e Eva, de Noé, de Abraão, etc. Deus veio atrás de toda humanidade na pessoa de Jesus Cristo. Hoje temos esperança, salvação porque Deus nos amou primeiro (1 Jo 4:19).
Missões só veio a existir por causa do amor. Não existe missão sem amor. O amor deve estar presente na vida de todo cristão, de todo homem e mulher que deseja estender o Reino de Deus, que deseja fazer missões, ser cooperador do Evangelho, um ministro da reconciliação.
Jesus disse: Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros (Jo 13:35). Somos discípulos quando amamos e não quando julgamos.
A igreja vive uma tensão entre amar e julgar. Jesus viveu essa tensão, entretanto Ele se deteve em amar e não em julgar (Jo 12:47), porque sabia que aquele que o recusasse já estava julgado (Jo 3:18).
Perdemos muito tempo julgando-nos. Igrejas julgam Igrejas por causa de seus aspectos distintos, que diferenciam uma da outra. Irmãos julgam uns aos outros, movidos por seus líderes que buscam defender seus ensinos como a única verdade absoluta, colocando dessa forma as demais denominações como heréticas ou no mínimo possuidoras de distorções. Tais fatos são comuns principalmente quando se tratam da forma de batismo, orar em línguas, expressões litúrgicas e doutrinas em gerais das quais a Bíblia não faz afirmações concretas.
A um outro tipo de julgamento também, este de grande perigo, pois deixamos de evangelizar para um não-cristão, porque julgamos que aquela pessoa não tem condições de ser transformada por Deus ou não merece a salvação de Deus (Jonas - Nínive). Quando assim agimos nos esquecemos do amor e passamos a ser juízes. Jesus não veio para julgar e muito menos nós. Estamos aqui para continuar o ministério de Jesus, levar todo pecador ao conhecimento da verdade de Deus, da salvação de Deus em Cristo Jesus. O juízo pertence a Deus e não aos homens (Rm 12:18).
Precisamos clamar a Deus para que nos encha com o Seu amor, segundo a Sua Palavra (Rm 5:5), a fim de que olhemos para todas as pessoas como Jesus olhou, não as julgando, mas desejosas de mostrar-lhes o caminho da salvação. Devemos aprender a olhar para todas as pessoas como possíveis irmãs em Cristo.  
A missão de Cristo é o modelo para a missão da Igreja. Jesus Cristo se entregou por nós por amor ao Pai e por amor a nós. E você? Que força o impulsiona a pregar o evangelho?

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1)      O que levou Deus a entregar Seu Filho Jesus Cristo por nós pecadores?
2)      O que fará com que o mundo reconheça a Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas?
3)      Como podemos expressar o amor de Deus a todas as pessoas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário