TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MISSÕES 9 - MISSÃO E SUA ORIGEM

MISSÃO E SUA ORIGEM

Quanto à origem da missão temos diversos pontos de vista. Para alguns o início da missão começa com Abraão. Deus prometeu a Abraão: abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12:3). Essa sem duvida foi uma promessa formidável. A missão se encontra no fato de que o projeto de Deus através de Abraão é abençoar todas as famílias da terra. Isto é o mesmo que dizer que Deus quer abençoar todas as pessoas.
Deus escolheu um homem para através dele abençoar todas as pessoas. Deus não escolheu um homem para abençoar apenas sua descendência. O objetivo de Deus sempre foi toda raça humana.
Entretanto poderíamos dizer que não foi neste ponto que se iniciou a missão. Na verdade Deus já vinha trabalhando nessa missão desde a queda do homem (Gn 3:15). Sua promessa era esmagar o tentador, isso implicava livrar a raça humana daquele que a contaminou com o mal. Deus prometerá a raça humana, ao falar para Adão e Eva, que um dia Satanás seria esmagado pelo mal que causara a Sua criação. A seguir Deus providencia a retirada do homem e da mulher do jardim, com o fim de salvá-los (Gn 1:22-24).

Adão e Eva não eram judeus nem árabes nem americanos nem brasileiros, mas representavam todos seres humanos. Eles são síntese da humanidade. A queda afetou a humanidade e não apenas um povo, a salvação é para toda a humanidade e não apenas para um povo.
Embora homem e mulher tenham sido expulsos do jardim, Deus não deixou de cuidar deles, não os abandonou.
O homem se multiplica conforme Deus havia ordenado anteriormente a Adão e Eva (Gn 1:28), mas o mal se multiplica também. Deus novamente tenta salvar o homem e traz o dilúvio.
Noé é escolhido por Deus para preservar a criação. Noé recebe a ordem de colocar na arca um casal de cada espécie de seres vivos existentes e todos os demais seres vivos são aniquilados com o dilúvio. Essa era a forma do homem iniciar tudo de novo, entretanto fica explicito ao homem que o mal estava dentro de si, o havia dominado, pois após o dilúvio e com a morte de Noé a humanidade se torna cada vez mais má.
Deus não desiste de salvar sua criação, ele poderia aniquilar tudo e começar de novo. Entretanto, seu amor o movia a um novo plano com a finalidade de reconciliar o homem com Ele.
Neste ponto que Deus chama a Abraão e faz a maravilhosa promessa que lemos acima. Em todo tempo Deus estava trabalhando em prol da salvação de toda Sua criação e não apenas de um povo.  Essa promessa deixa claro para Abraão que Deus ao chamá-lo quer usá-lo para abençoar todas as famílias da terra.
Deus prometeu a Abraão que faria de sua linhagem uma grande nação (Gn 12:2), mas o objetivo dessa grande nação é abençoar. Deus quer reinar sobre todos os povos, sobre todas as nações. Deus sempre desejou que todos os povos o louvassem (Sl 67).
Israel, a nação da promessa feita a Abraão, recebe a incumbência de ser benção para todos os povos, para todas as famílias da terra. Deus os lembra desse objetivo quando estão próximo de entrarem na terra prometida (Êx 19:6).
Entretanto Israel passou a acreditar que somente eles eram salvos, não queriam abençoar, pois passaram a acreditar que não havia esperança para os outros povos. Tornaram-se soberbos e começaram a pregar entre eles que apenas eles eram amados por Deus.
Jonas não quis pregar ao povo de Ninive porque achava que eles não mereciam salvação e tinha medo de que Deus os salvasse caso eles se arrependessem. Como Jonas pensou Deus aceitou o pedido de arrependimento daquele povo e os poupou da morte.
O projeto de salvação de toda raça humana se tornou possível por meio do sacrifício de Jesus Cristo (Jo 12:32; Hb 5:8-9; 1 Tm 4:10). Este sacrifício é validado a aqueles que crêem Nele.
              Pedro, sendo judeu, teve dificuldade para entender que Deus queria salvar toda humanidade. Deus precisou visitá-lo de forma sobrenatural e por meio de uma visão orienta-lo que tudo se tornou puro por meio do sangue de Jesus. Isso Deus fez para que Pedro pudesse aceitar Cornélio como irmão na fé.
Exatamente porque os Israelitas falharam no cumprimento de sua missão, Deus, transferiu essa missão a Igreja (1 Pe 2:9).
Os judeus deveriam receber a Jesus e debaixo do Seu comando reinar sobre as nações e mostrarem ao mundo o Deus verdadeiro, por meio de Israel as demais nações encontrariam salvação. Israel falhou e por isso foi cortada (Rm 11:14). Paulo nos adverte a não cometermos o mesmo erro (Rm 11:19-22). A advertência de Paulo se baseia no fato de termos recebido, de Jesus, as mesmas ordens. Vejamos alguns textos da Palavra de Deus que nos apresentam as ordens de Jesus deixada para nós:

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mt 5:16).
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo (Mt 28:19).

E disse-lhes: Ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16:15).

Diante destas e outras Palavras descritas na Bíblia que se baseia a Missão da Igreja. A Missão está fundamentada na Palavra de Deus. Deus não parou de fazer missão. Somos chamados para participarmos desta grande empreitada que é levar a salvação a toda a humanidade.

CONCLUSÃO: Deus vem fazendo missão desde a queda do homem, embora o próprio homem não soubesse que Deus estava fazendo missão. Abraão fica sabendo que o propósito de sua chamada é abençoar todas as famílias da terra.
O propósito da Igreja, do povo de Deus é abençoar todas as famílias da terra, isto é, alcançar toda a humanidade para Cristo (1 Tm 2:4).
Deus está fazendo missão. Você o que está fazendo?

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:
1)      Qual era o propósito de Deus ao chamar Abraão?
2)      Qual é o propósito de Deus para nós (a Igreja) hoje?
3)      Onde está fundamentada a missão da Igreja?
4)      Cite alguns textos da Palavra de Deus que nos convoca para a Missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

NOTÍCIAS