Translate

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO 1 - A EDUCAÇÃO QUE FAZ DIFERENÇA - 1

A EDUCAÇÃO QUE FAZ DIFERENÇA - 1

Assistimos todos os dias nos noticiários jovens tirando vidas de inocentes, parentes e cada vez mais jovens das mais diversas classes sociais estão se ligando ao mundo do narcotráfico.
A mudança de nosso país e por que não dizer do mundo só acontecerá se levarmos a sério a educação. Contudo educar não é apenas transmitir informações de nível acadêmico, educar é formar indivíduos para a vida.
Estou lendo o livro PAIS BRILHANTES E PROFESSORES FASCINANTES, escrito por Augusto Cury. Aconselho você que é pai ou professor a ler este livro. Abaixo segue algumas frases do autor.
“Educar é acreditar  na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração”.
“Pais e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias e frustrações”.
“Nossa geração produziu informações que nenhuma outra jamais produziu, mas não sabemos o que fazer com elas. (...) Você faz coisas fora da sua agenda que lhe dão prazer? (...) Nós nos tornamos máquinas de trabalhar e estamos transformando nossas crianças em máquinas de aprender”.
“Estamos informando e não formando”.
“Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que estão, mas quase nada sobre o mundo que são”.
“Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser”.
“Os pais que vivem em função de dar presentes para seus filhos são lembrados por um momento. Os pais que se preocupam em dar a sua história aos filhos se tornam inesquecíveis”.
“Muitos pais trabalham para dar o mundo aos filhos, mas se esquecem de abrir o livro da sua vida para eles”.
Lembre-se você é mais importante para seus filhos do que os presentes e bens que seu dinheiro pode comprar para eles. Nossos filhos precisam de nós para crescerem seguros internamente, para se tornarem homens e mulheres corajosos, otimistas, perseverantes, diante de um mundo que oferecerá a eles muitos desafios. Medite nesta reflexão e na próxima semana estaremos compartilhando algo mais sobre a educação baseando nos ensinos de Augusto Cury. Até mais! 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário