Translate

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

OS DEZ MANDAMENTOS 8 - O OITAVO MANDAMENTO

O OITAVO MANDAMENTO

Não furtarás – Êxodo 20:15

Quero esclarecer o significado da palavra “furto” ou “roubo” e também explorar todos os tipos de furtos ou roubos possíveis.
(1) FurtoO tipo tradicional de furto significa tirar alguma coisa sem o consentimento do proprietário, tomar emprestado e não devolver, apropriar-se de algo sem pagar. (2) Cópia ilegal Significa fazer uma cópia que prive o autor, artista e editor de seus direitos autorais, quer envolva material impresso, digital ou em qualquer outro formato. (3) Plágio É apresentar a obra ou as respostas de outra pessoa como se fossem suas próprias, a fim de obter notas ou outros benefícios para si mesmo. (4) Manipulação de informação Trata-se de obter ganho ou vantagem pessoal mediante o mentir, exagerar ou dizer menos do que toda a verdade. Inclui fraude, trapaça, falcatrua ou qualquer espécie de engano que resulte em dano ou perda a outra pessoa. (5) Calúnia, difamação Significa privar os outros de sua reputação (bom nome) e do amor, respeito e estima que tem o direito de desfrutar. (6) Relaxamento no emprego Inclui agir como barata tonta, ser injustificavelmente preguiçoso no horário de expediente, fazer menos do que o seu melhor no trabalho, chegar tarde e sair cedo. (7) Desperdício É esbanjar ou usar mal o tempo ou material que pertence a outra pessoa. (8) Negligência Inclui a atitude descuidada e outras formas de comportamento irresponsável que resulte em perda para outra pessoa. (9) Superfaturamento É especular e cobrar o valor excessivo por algo quando o comprador não tem outra escolha a não ser aceitar. (10) Pagamento insuficiente Significa pagar menos do que o valor justo por algo, quando o vendedor está em desvantagem. Ou pode envolver menos do que o salário justo quando o empregado está desesperado em busca de emprego. (11) Violência ou negligencia para com crianças Pais que não cuidam devidamente dos filhos estão furtando deles algo que é seu por direito. Isso pode ser feito por pais ausentes ou viciados em trabalhos, bem como por pais que cometem agressão verbal, física ou sexual. (12) Infidelidade conjugal Um cônjuge agressivo ou infiel, ou que abandone o lar, priva o companheiro fiel dos direitos outorgados pelo votos matrimoniais, incluindo satisfação sexual, apoio econômico, cooperação na criação e educação dos filhos. O adultério é um dos piores tipos de furto: é tirar algo a que não temos direito e que pertence exclusivamente a outra pessoa. (13) Seqüestro, escravidão, encarceramento indevido (Dt 24:7) – Ao contrário do que você possa crer, isso não é incomum hoje. Mulheres e crianças são traficadas constantemente. (14) Retenção do dízimo Isso priva alguém da oportunidade de ouvir o evangelho, de encontrar paz, esperança e uma vida melhor.

A primeira regra bíblica contra o furto aparece em Gênesis 3:19 – “No suor do rosto comerás o teu pão”.
O ladrão deseja algo que não conquistou, algo que não é seu, algo pelo qual não tem o direito, não trabalhou para obtê-lo.
O apóstolo Paulo se expressa assim: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado” (Ef 4:28).

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário