Translate

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

REFLEXÃO 6 - CAFÉ COM CALVINO E ARMÍNIO

CAFÉ COM CALVINO E ARMÍNIO

Vamos imaginar... só imaginando mesmo! Armínio cansado de tanta discussão por causa de predestinação ou livre-arbítrio, graça irresistível ou resistível, expiação limitada ou geral, ou isso ou aquilo... resolve marcar um encontro numa cafeteria (vc pensou numa choperia?), com Calvino, para tentar estabelecer uma aproximação de suas idéias, muitas vezes supervalorizadas por seus seguidores.
Marcado o encontro a conversa começa a se desenrolar:

Armínio: - Calvino, eu marquei este encontro para tentar diminuir este mal estar entre nós causado pelas diferenças de nossos pensamentos.
Calvino: - Armínio gostaria que não me levasse a mal por causa de minha posição a respeito da predestinação...
Ele é interrompido por Armínio que diz: - Calvino você tem razão somos todos predestinados, está escrito em Efésios 1.4 e 5 – “assim, como nos escolheu NELE (Jesus) antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para Ele,...”.
Calvino: - Então você concorda que somos todos predestinados por Deus?
Armínio: - Claro! Como poderia negar o que está escrito. Deus nos escolheu NELE (Jesus) antes da fundação do mundo.
Calvino: - Você também concorda que Deus nos elegeu incondicionalmente, isto é, não baseado em nossos méritos?
Armínio: - Mas, claro Calvino! Deus nos elegeu NELE baseado no Seu sacrifício e não em nossos méritos.
Calvino: - Puxa! Armínio! Não sabia que você pensava dessa forma. Você também é fã de Agostinho?
Armínio: Calma Calvino! Não é bem assim.
Calvino: - A propósito por que você fica a todo instante enfatizando para mim a palavra NELE! Eu sei que NELE se refere a Jesus.
Armínio: - É que na verdade... estou fazendo um esforço para me aproximar de você. Decidi por livre escolha, porque tenho livre-arbítrio, escolher esse caminho de aproximação. Por sua causa estou tentando entender estes textos bíblicos sobre predestinação e eleição. Contudo minha leitura se faz a partir de Cristo.
Calvino: - Se me permite Armínio! Eu diria que você estava destinado a escolher este caminho da reconciliação.
Armínio: - Hum... Veja bem! O que estou querendo dizer é que neste texto de Efésios Deus não escolheu homens aleatoriamente, Deus escolheu um homem: Cristo Jesus! Deus elegeu todos NELE para santidade; portanto a humanidade foi eleita para a santidade, para a vida eterna e não para a morte.
Calvino: - Hum... Você quer me enrolar.
Armínio: “Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). Deus predestinou todos os homens em Cristo para este caminho.
Calvino: - Então porque Deus não salva a todos se os predestinou NELE a salvação?
Armínio: - Porque predestinou NELE. Cristo é o predestinado, o Israel de Deus, a verdadeira videira, o Salvador, o Caminho, a Verdade, a Vida, tudo converge NELE.
Neste momento Armínio respira e diz de maneira mais enfática.
- Calvino, nós somos eleitos porque estamos NELE. Deus nos via NELE antes da fundação do mundo. Todos que NELE crer alcançaram a salvação, pois estão predestinados a isto NELE. Fora DELE estão condenados.
Calvino: - Então você está dizendo que o homem pode ser salvo se aceitar a Cristo como salvador?
Armínio: - Claro! Existe outro meio de salvação?
Calvino: - Desculpa. O que estou te perguntando é: você afirma que o homem pode escolher a Cristo? Isso é livre-arbítrio! O homem não tem capacidade de escolher o bem e muito menos a Cristo. Você não leu o que escrevi sobre depravação total?
Armínio: Calvino me desculpe... preciso sair... chegou um torpedo com um chamado urgente.  Uma mãe “totalmente depravada”, segundo seu conceito, acabou de dar a vida para salvar a de seu filho. Depois nos falamos preciso ir ao encontro dessa família. 

Não estou aqui tentando defender os pontos de vista Calvinista ou Arminista por meio deste texto. O que na verdade quis é brincar para no fim poder dizer que o mais importante de tudo é que continuemos pregando o Evangelho de Cristo, pois não existe outro nome para que o homem seja salvo.
E a propósito como você imaginaria um encontro entre Calvino e Armínio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário