Translate

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

HABACUQUE 1 - O LIVRO DE HABACUQUE

O LIVRO DE HABACUQUE


Ao contrario dos outros profetas, ele não se dirige nem a seus patrícios, nem a um povo estrangeiro. Seu discurso é feito apenas para Deus.
Não se preocupa tanto em transmitir uma mensagem; mas como em resolver um problema – problema este que atormenta sua alma sensível com respeito ao governo do Senhor sobre as nações.

Cap. 1 e 2 – 1º parte dessa profecia é um colóquio (conversação) entre Habacuque e o Senhor.
Cap. 3 – Uma teofania (aparição – revelação da divindade) ou a chegada visível de Deus à terra.

O foco do problema e da profecia de Habacuque é a Babilônia.
Dentre os inimigos que afligiram o povo da Aliança muito tempo atrás, três se destacam – os edomitas, os assírios e os caldeus ou babilônios.


Habacuque escreveu seu livro quando os caldeus estavam ascendendo ao poder (1:5-11). Ora, não foi senão depois da destruição de Nínive que a Babilônia se levantou sobre as outras nações como a nova potência mundial dominante.
Essa profecia de Habacuque exprime o conflito e o triunfo da fé ocorridos na alma do profeta.
Começa com um soluço e termina com uma canção; e no processo de uma situação para a outra é que o pequeno livro revela seu íntimo significado para nós.

                      Cap. 1 – Um peso (v.1 'sentença')
                      Cap. 2 – Uma visão (v.2)
                      Cap. 3 – Uma oração (v.1)

Cap. 1 – Fé lutando com um problema
O primeiro problema de Habacuque era o silêncio, a inatividade e o aparente desinteresse de Deus (vs. 1-4).
A violência prevalecia, o desrespeito à lei imperava. E o Senhor parecia não fazer nada. Mas o problema de Habacuque neste sentido foi esclarecido por uma palavra especial de Deus (vs. 5-11).
O segundo problema de Habacuque era que ele reconhecia que Judá merecia ser castigado, contudo Habacuque não entendia e não aceitava a idéia de ser punido por Deus, através de uma nação injusta e pecadora como a dele ou ainda pior. Habacuque quer uma palavra de Deus, ele quer uma resposta.
Ele diz que vai esperar uma resposta de Deus (1:17).

Cap. 2 – Uma visão
Resposta do segundo problema de Habacuque. Aqui a "fé" encontra uma solução, embora não no sentido lógico, mas uma solução espiritual perfeitamente compreensível a fé.
2:4 –Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.
As palavras se destinam à alma, indo além do corpo. Isso é indicado pela primeira metade da frase, em que Deus fala do caldeu orgulhoso.
As palavras vão além do exterior para o interior, além do físico para o Espiritual, além do presente para o futuro, além do intermediário para o final e eterno.
Deus está dizendo o seguinte a Habacuque:
Eu sei que este povo não vive de modo reto, que não vivem em obediência aos meus mandamentos; contudo eu estarei usando este povo para castigar Judá, mas no fim eles também sofrerão. Vocês estão sofrendo hoje, mas um dia a terra se encherá da minha glória e o justo viverá por sua fé, enquanto os ímpios perecerão.
Os que são justificados, ou tornados retos por meio da fé em Jesus receberão vida eterna, aqui e agora e viverão para sempre com Cristo além dos curtos anos de mortalidade na terra.

Cap. 3 – A fé gloriando-se em segurança

Se os dias de Habacuque pareciam envoltos por enigmas obscuros, quanto mais os nossos. Desemprego tomando conta da nação, o desespero vai acabar tomando conta do povo, pois as pessoas precisam sobreviver. Querem dar leite para seus filhos, estudo, saúde, etc. Os filhos de Deus não escapa destes problemas sociais, pois vivem no mundo.
Mas esse livro ensina-nos a não julgar pelas aparências do momento. Deus nos fez grandes promessas e está pondo em pratica seus grandes propósitos.
Existe também uma verdade muita valiosa no processo pelo qual Habacuque passou de seu choro de duvida para sua canção de confiança.
Primeiramente ele declarou sua duvida, rasgou seu coração à Deus.
Segundo resolveu esperar, e não sabemos quanto tempo ele esperou (2:1)

Quando contemplará as circunstâncias estava desesperado. Quando esperou e ouviu Deus falar pôs-se a cantar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário