Translate

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

LIDERANÇA 12 - SETE PRINCÍPIOS SOBRE LIDERANÇA

SETE PRINCÍPIOS SOBRE LIDERANÇA
Primeiro princípio: submeta o seu coração
“Os líderes servos se humilham e esperam que Deus os exalte” (baseado em Lc 14:7-11). Este principio baseia-se na história de Jesus sobre a escolha de lugares de honra num banquete. Líderes servos deixam com o anfitrião a escolha daqueles que ocuparão a mesa principal da liderança.
- O funcionário não tenta subir por seus esforços próprios, isto é, manipulando o sistema ou atropelando seus colegas de trabalho.


Segundo princípio: Seja primeiro um seguidor
“Os líderes servos seguem Jesus em vez de almejar uma posição” (baseado em Marcos 10:32-40). Este princípio surgiu do pedido de Tiago e João para que Jesus lhes desse permissão de se sentarem à sua direita e à sua esquerda quando entrassem na glória. Jesus, por outro lado ensinou que o sofrimento por sua causa vinha antes do reinado com ele.
- O funcionário se preocupa com o objetivo da empresa. Respeita suas normas.

Terceiro princípio: Descubra grandeza no serviço
“Os líderes servos desistem de seus direitos pessoais para encontrar grandeza no serviço prestado a outros (baseado em Marcos 10:45). A grandeza começa com aqueles que se tornam servos da missão. O melhor exemplo deste princípio é a vida do próprio Jesus.
- O funcionário passa a servir seus colegas de trabalho sem se importar com sua posição na hierarquia da empresa. Se for preciso pegar um papel que algum cliente jogou ele se abaixa e pega, para manter a loja limpa. Tem visão da importância de todos dentro da empresa.

 Quarto princípio: Corra riscos
“Os líderes servos podem aceitar riscos servindo a outros porque confiam que Deus está no controle de suas vidas” (baseado em João 13:3). Confiar em Deus inclui crer que Deus está trabalhando com pelo menos cinco “matérias primas” para tornar você um líder-servo singular. Essas matérias primas são os seus dons espirituais, suas experiências, seu estilo relacional, suas habilidades vocacionais e seu entusiasmo.
- Correr riscos significa sair de sua passividade e tomar iniciativas para realizar algo novo, inusitado. Criar coisas novas, levar sugestões aos seus líderes.

Quinto princípio: Pegue a toalha
“Os líderes-servos pegam a toalha de serviço de Jesus para satisfazer as necessidades de outros” (baseado em João 13:4-11). Jesus deixou seu lugar na refeição da Páscoa para estabelecer um exemplo para os discípulos.
- É o líder fazer o que diz. É o funcionário deixar o seu posto para ajudar, quando necessário, seu colega de trabalho de outro departamento.

Sexto princípio: Compartilhe responsabilidade e autoridade
“Os líderes-servos compartilham responsabilidade e autoridade com outros para satisfazer uma necessidade maior” (baseado em At 6:1-6). Jesus preparou os discípulos para cumprirem uma missão mundial. Ele compartilhou responsabilidade e autoridade com seus discípulos.
- Todo líder precisa aprender a compartilhar responsabilidade e autoridade com seus comandados. Dar a eles o direito de tomar decisões a respeito de determinadas coisas. Ninguém pode ser colocado numa gerencia sem ter autoridade para resolver problemas. Não se dá só responsabilidades precisa dar autoridade.

Sétimo princípio: Forme uma equipe
“Os líderes-servos multiplicam a sua liderança capacitando outros para liderar” (baseado em Marcos 6:7). Liderar uma equipe é a mais alta expressão de liderança servil.
- Todo líder deve ter uma equipe que o ajude a desenvolver melhor o trabalho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário