Translate

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO 17 - A LEI MAIOR

A LEI MAIOR
1 Sm 21:1-9

 Nesta passagem encontramos Davi fugindo de Saul, após ter recebido o aviso de Jônatas que Saul, seu pai, queria mata-lo.
Davi vai a Nobe ao encontro do sacerdote Aimeleque a quem pede alimento e uma espada dizendo que vinha numa missão secreta para o rei.
A mentira de Davi vem a causar a morte de oitenta e cinco sacerdotes, entretanto o que mais me chamou a atenção neste texto foi o fato do sacerdote ter quebrado uma lei em favor da vida de Davi.
Davi estava com fome e pede ao sacerdote que desse algo para ele comer (v.3). Os pães da proposição eram somente para os sacerdotes e deveriam ser comidos no lugar santo (Lv 24:5-9), contudo o sacerdote dá este pão a Davi e seus homens, mesmo tendo ciência de aqueles pães eram consagrados ao Senhor (vv.4, 6).
Os pães da proposição eram doze, representando as doze tribos de Israel, feitos de flor de farinha, eram colocados diariamente no Lugar Santo do tabernáculo, sobre a mesa que ficava diante do candelabro. O pão do dia anterior era comido pelos sacerdotes. Foi este pão que Davi pediu ao sacerdote Aimeleque, para si e para seus homens.
Jesus faz referência a este acontecimento (Mt 12:4) quando os fariseus vieram acusar os discípulos de Jesus de estarem colhendo espigas no sábado. Jesus então mostra para os fariseus que existe uma LEI MAIOR, essa é a lei do amor; por isso ele diz: “Mas se vós soubésseis o que significa: misericórdia quero, e não holocaustos, não teríeis condenado a inocentes” (MT12:7).
Ainda em nossos dias muitos estão vivendo aprisionados pela lei e tem condenados a inocentes, por ainda não terem compreendidos que Deus quer misericórdia, que a lei maior é o amor.
Precisamos cuidar da disciplina na igreja, precisamos manter o corpo em santidade, contudo não podemos nos tornar legalistas de forma que venhamos a ser como os fariseus, pois acabaremos condenando a inocentes.
Ao trazerem diante Jesus uma mulher adulterá, que foi pega em flagrante, este não há condenou, apenas disse para ela: “vai e não peques mais” (Jo 8:1-11). A lei mandava que ela fosse apedrejada, mas novamente Jesus quebra a lei, por causa de uma lei maior, o amor.
Existem igrejas que criam leis rigorosas para seus membros, e estes pensam que agradam a Deus quando cumprem estas leis, contudo não é isto que Deus quer de nós, Jesus morreu para por fim a toda lei, Deus quer que o sirvamos por amor, e não constrangidos por uma lei ou pelo medo da Sua ira se aplacar sobre nós quando quebramos algumas dessa lei.
Quando vivemos debaixo da lei nos tornamos como a Israel do A.T., e então seremos condenados, porque a salvação nos foi dada pela Graça de Deus mediante nossa fé. E o nosso amor a Deus é que nos leva a vivermos com moderação no vestir, no falar, no agir. O amor nos levar a guardar os mandamentos de Deus, o amor nos leva a dizimar, visitar os doentes, a evangelizar; o amor nos levar a servir a Deus de todo o nosso coração.
A lei maior é o AMOR é esta lei que deve orientar todas as decisões de nossa vida, e esta lei que deve nos levar a uma vida de santidade.
Mt 22:37-29


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
19/01/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário