Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO 22 - JOSÉ, MARIA, O ANJO E JESUS

JOSÉ, MARIA, O ANJO E JESUS

            Mateus 1.18-25

1 – Quem era Maria? (v.18)
Uma jovem desposada (noiva) que ainda não tinha se deitado com seu noivo. Uma jovem que estava vivendo o sonho do seu casamento... Quando é surpreendida por um anjo com uma notícia maravilhosa, mas que para ela, naquele momento era perturbador. O aviso que o anjo lhe deu a transformaria em uma vergonha para a sociedade de sua época.

2 – Quem era José? (v.19)
Era o noivo de Maria, seu futuro marido. Assim como Maria estava ansioso por seu casamento que se aproximava. De repente fica sabendo que Maria estava grávida e não querendo difamá-la, por amá-la, resolveu sair de fininho de seu compromisso (noivado) com Maria. José na verdade pretendia fazer uma carta de divórcio em secreto.

3 – Quais eram os sentimentos de José e Maria diante a notícia da gravidez inesperada e miraculosa de Maria? (v.20; Lc 1.29)
·         Perplexidade
o    Como posso estar grávida? Deve ter pensado Maria ao receber a notícia.
o   Maria grávida! Como? Deve ter pensado José.
·         Medo
o   Maria possivelmente sentiu medo. O que pensariam dela?
o   José também deve ter sentido medo. O que pensaram de mim? Maria me fez de bobo.
·         Angústia
o   Provém do medo de ser rejeitada pela sociedade.
o   Por se sentir traído e humilhado.

4 – Quem era o Anjo? (v.20-21)
O Anjo era o portador da boa notícia. José e Maria estavam dominados pelos sentimentos da perplexidade, do medo e da angústia. Estes sentimentos não o permitiam avaliar o que estava realmente acontecendo na vida deles. José estava próximo de abandonar Maria quando o anjo lhe vem acalmar o coração.
Deus sempre envia anjos quando percebe que nossas forças estão esgotadas para nos renovar. Sempre surge alguém com uma palavra amiga “não temas”, “não desista”, “permaneça firme que sua sorte irá mudar”, etc.
Muitas vezes antes de algo maravilhoso acontecer em nossas vidas passamos por situações onde os sentimentos negativos se afloram em nós, tentando nos dominar e nos conduzir por caminhos tortuosos, que mais tarde nos arrependeremos de ter tomado.
Se você se encontra tomada por sentimentos negativos: medo, angústia, inferioridade, fracasso, etc. A grande notícia é que você esta próximo de viver uma experiência maravilhosa com Deus. Saiba que Deus tem hoje para você uma palavra de ânimo. Acredite Nele e sua vida mudará.

5 – Quem era Jesus? (21-23)
Deus colocou na vida de José e Maria um menino que receberia o nome de Jesus. Deus confiou a este jovem casal a tarefa de educar e preparar Jesus para sua missão.
·         SALVADOR (v.21) – Este nome deriva da forma grega e latina do hebraico “Jeshua” ou “Ieshua” (Josué) que significa o Senhor é Salvador. (Mt 1.21). Salvará o seu povo dos seus pecados.
·         EMANUEL (v.23) – Deus conosco é uma afirmação muito forte, pois faz de Jesus, Deus e não somente um homem e também o coloca como homem, não somente Deus. Contudo podemos interpretar que o anjo estivesse falando que Ele (Jesus) estaria sempre conosco.

Conclusão: José e Maria saíram de uma situação de desconforto, medo, angústia, apreensão para viverem a maior aventura que um casal poderia viver. Deus os escolheu para serem os pais terrenos de Jesus. Da adversidade Deus os levou a tarefa maravilhosa de poderem servir a Jesus como pais.
Creio que Deus hoje também poderá hoje lhe conduzir a uma experiência maravilhosa se você apenas crer e ouvi-lo. Deus quer te usar para realizar grandes coisas a favor do Seu Reino.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
08/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário