Translate

sexta-feira, 2 de março de 2012

REFLEXÃO 36 - DEUS É INCLUDENTE

DEUS É INCLUDENTE
Mt 1.1-17

O texto que escolhemos para nossa reflexão apresenta a genealogia de Jesus. Embora não gostamos muito de ler textos como esse, creio que podemos aprender algo muito valioso a respeito de Deus ao analisarmos a árvore genealógica que o próprio Deus escolheu para trazer Seu Filho ao mundo dos homens.
Deus é includente! Essa é a afirmação que podemos fazer após a leitura do texto de Mateus 1.1-17.
A cultura judaica não tinha por costume citar os nomes das mulheres na contagem de seu povo. As mulheres eram deixadas de lado.
Entretanto Deus fez questão de colocar o nome de algumas mulheres na árvore genealógica de Jesus.
Isso nos ensina algumas coisas:
Primeiro: Deus não exclui as mulheres de seu projeto, nem as trata com menor consideração.
Segundo: Deus aceita as em Seu reino aqueles que foram lançados a margem da sociedade. Enquanto nós empurramos as pessoas para fora do nosso meio através de nossa cultura corrompida, Deus inclui para o seu reino aqueles que empurramos.
Terceiro: Deus sempre estendeu Seu reino para o pecador e estrangeiro. As mulheres, que aqui aparecem, não só eram marginalizadas por serem mulheres, mas conforme podemos ver em suas histórias elas possuíam características que aumentavam ainda mais o repúdio do povo de Deus por elas.
·        Tamar uma mulher viúva rejeitada por sua família a quem não queriam lhe dar um filho.
·        Raabe era estrangeira e ainda por cima meretriz.
·        Rute também era estrangeira, da terra de Moabe. Povo considerado inimigo dos israelitas.
·        Bete-Seba vitima de um rei tomado pelo sentimento de poder que a conduziu ao adultério. Pela Lei de Moisés ambos deveriam ser apedrejados.
·        Maria de quem não temos informação até o advento do nascimento de Jesus.
Todas estas mulheres foram aceitas por Deus e honradas por Ele ao serem incluídas na genealogia de Jesus Cristo.
A lição para nós é que Deus e nosso Senhor Jesus Cristo não rejeita a ninguém. Não importa de onde vem, como vem. Não importa se é homo ou hetero, se é branco ou negro, se é rico ou pobre, estrangeiro ou não. Deus está de braços aberto para todos.
Entretanto a algo que estas mulheres nos ensinam. Deus às amou primeiro. E o próprio Deus lhes deu a oportunidade de terem um relacionamento mais profundo com Ele.
Primeiro amamos, abrimos as portas da igreja e de nossos corações para todos, para que desta forma possam conhecer a Deus, depois permitimos que Deus as conduza ao concerto de suas vidas, a santidade e a uma comunhão crescente com Ele e Seu Filho amado. Seja includente e não excludente!

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário