Translate

terça-feira, 6 de março de 2012

REFLEXÃO 37 - FELICIDADE ONDE A ENCONTRAREI?

FELICIDADE ONDE A ENCONTRAREI?

Abordar sobre o tema felicidade, não é fácil e muito se tem para falar sobre este tema. Eu mesmo, alguns anos, escrevi um livro com o seguinte título: POSSO SER FELIZ SIM!


Continuo acreditando que podemos ser felizes SIM. Contudo entendo que para sermos felizes precisamos acima de tudo considerar os valores que Cristo definiu de felicidade.
No famoso Sermão do Monte, Jesus definiu para nós alguns princípios para alcançarmos a felicidade, os quais na Bíblia se apresentam como bem-aventuranças. O termos bem-aventurado significa feliz. Em outras palavras, Jesus estava dizendo feliz é...
·        Os pobres em espírito – dependem de Deus
·        Os que choram – se entristecem diante o domínio do mal
·        Os humildes – tratam a todos como superiores a si mesmo
·        Os que têm fome e sede de justiça – não abrem mão da verdade
·        Os misericordiosos – buscam sempre aliviar o sofrimento alheio
·        Os puros de coração – que são capazes de acreditar nas pessoas
·        Os pacificadores – que abrem mão de seus direitos para não brigarem
·        Os perseguidos por causa da justiça – que são injustiçados por querer o bem do próximo
·        Os perseguidos por causa de Jesus – que sofrem por proclamarem sua fé em Cristo Jesus.

Quando olho para os valores que Jesus estabeleceu, para aqueles que desejam ser felizes, percebo o grande paradoxo em que vivemos.
O caminho para a felicidade que Jesus nos propõe é um caminho de dor, de abnegação total. Somente aqueles que são capazes de renunciar sua vida serão capazes de alcançar a felicidade proposta por Jesus. As bênçãos conquistadas por aqueles que vivem estes valores serão alcançadas com certeza fora deste tempo.
Infelizmente no mundo em que vivemos os que se julgam fortes espiritualmente, isto é, que não temem a Deus, e os que não choram diante a maldade deste mundo, são os que ocupam os lugares de poder, são os que governam sem misericórdia as nações.
Hoje aqueles que se julgam felizes porque conseguem “dançar conforme a música”, isto é, conseguem enganar fiscais ou comprá-los, bem... um dia cairão nas mãos do justo juiz! Estes que conseguem manipular a lei para que seus atos imorais se tornem legais, que amam a injustiça, pois dela fazem sua fortuna, um dia pagarão caro no fogo eterno a dor que a muitos causaram.
A felicidade que Cristo nos propõe será vivida e experimentada por àqueles que compreenderem que suas vidas e sua existência só tem sentido quando se vive para servir Cristo Jesus.
A felicidade do servo não está em alcançar seus desejos pessoais, mas em realizar os desejos de seu senhor. Seremos felizes quando formos capazes de nos alegrarmos por saber que Deus está feliz por cumprirmos Sua vontade.  
Se meu Senhor está feliz então sou feliz! Não importa se nada tenho de bens, se sou maltratado pelo mundo, se sou prisioneiro ou ainda que perca minha vida. Sou feliz porque em Deus está minha alegria.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário