Translate

sexta-feira, 20 de abril de 2012

MINISTÉRIO PASTORAL 8 - O MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO


O MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO
(Baseado no Livro de Stephen b. Douglas, Bruce E. Cook e Howard G. Hendricks

Ora, além disso o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”
1 Coríntios 4.2

O QUE É ADMINISTRAÇÃO?
Administrar é fazer as coisas através de outras pessoas.
Administrar não é fazer tudo você mesmo. Isto não sugere que você nunca faça nada por si mesmo.
Logo você perceberá que há uma parte administrativa em seu trabalho e outra parte que somente você pode fazer.

NOÇÕES ERRADAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO
1.Administrar não é viver atrás de uma mesa.
Lembre-se você deve ser um exemplo para seus voluntários (empregado: subordinado).
Deve se relacionar bem com eles porque seu objetivo é fazer que as coisas sejam bem feitas através deles (voluntários).
2.Administrar não é viver somente em reuniões.
Lembre-se sua responsabilidade é conseguir que as coisas sejam feitas.
Você deve ser dinâmico e estar disposto a sair em campo e liderar o avanço, caso necessário.



POR QUE OS CRISTÃOS DEVEM APRENDER A ADMINISTRAR BEM?
1.Porque devem ser bons despenseiros.
Mateus 25.14-30
Os bons servos foram àqueles que duplicaram seus talentos – investiram o recurso que tinham recebido de Deus.
Qual o ponto a ser destacado neste texto?
Que devemos investir tudo que recebemos de Deus. Ex.: Tempo, educação, experiência e habilidades naturais, assim como nossa riqueza e capacidade para gerar renda.
2.Porque um dia prestarão conta.
Jesus um dia voltará e cobrará de nós o serviço que fizemos para Seu Reino.
É nossa responsabilidade usar os dons e recursos que nos foram confiados para desenvolver o ministério de cada membro da Igreja de Cristo.
Nós seremos cobrados pela ineficiência da igreja, porque é nosso dever aperfeiçoá-los para desenvolverem o seu serviço (Ef 4.12).
Exemplos bíblicos de administradores: José no Egito, Daniel na Babilônia, apóstolo Paulo, etc.

PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO
1.Planejar
Predeterminar um curso de ação.
Se você não souber para onde vai, será difícil organizar as pessoas e levá-las na direção certa.
2.Organizar
Colocar as pessoas dentro de uma estrutura para alcançar determinados objetivos.
Se você não mostrar a cada pessoa qual sua parte no trabalho, ela acaba se dispersando e o plano não é realizado.
3.Liderar
Fazer com que as pessoas ajam de forma efetiva. Influenciá-las de maneira a conduzi-las ao objetivo proposto.
As pessoas ficaram imóveis se você não der o tiro de partida. As pessoas são naturalmente resistentes a mudanças. Precisam de motivação constante.
4.Controlar
Assegurar-se de que o desempenho esteja de acordo com o planejado.
Cuidado necessário para não desviar da rota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário