Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2012

REFLEXÃO 35 - AI DAS CIDADES! AI DE SÃO PAULO, RJ, BH,...

AI DAS CIDADES!
Mt 11.20-24

Todos os dias ouço nos noticiários um novo escândalo político e econômico, mais do que um escândalo político e econômico, como apresentado pelos grandes jornais de nossa cidade, é um escândalo moral, que vai contra tudo que acreditamos ser ético e  que denuncia cada vez mais a degradação de nossa humanidade. Me pergunto a cada notícia dessa: “até quando suportaremos tudo isso?” “Quando daremos um basta nestes políticos corruptos que se perpetuam a cada eleição?”

Da mesma forma todos os dias assisto nos noticiários a morte de mais uma família atacada nas esquinas da cidade por ladrões, estrupadores, golpistas, pedófilos, homens cheios de violência e nada de piedade em seus corações. E da mesma forma me pergunto: “Até quando suportaremos ver famílias sendo destruídas pela violência?”
Gostaria apenas de explicar que quando uma pessoa é violentada nas ruas, não é só ela que é violentada, toda a família é violentada. Quando se perde um ente querido, toda a família sofre essa dor e toda a família sofre a consequência dessa perda o resto de sua existência. A morte de uma pessoa é a morte de uma família.
O texto citado em nosso tema nos diz que Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria de seus milagres, porque não se arrependeram.
Jesus denunciou estas cidades e afirmou que se não se arrependessem desceriam ao Hades, isto é, ao inferno. Ah! Como admiro Jesus! Acredito que se Ele estivesse aqui hoje denunciaria as nossas cidades.
Permita-me fazê-lo, uma vez que Ele entregou a nós sua igreja a continuidade de Sua missão. O que diria Jesus? Possivelmente:

“Ai de ti São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro,... que mata seus filhos enquanto estes trabalham e pagam seus impostos honestamente, porque lhes nega a segurança devida. Ai de ti que  mata seus filhos quando estes clamam por socorro devido à fraqueza de sua saúde, e vocês oferecem a eles hospitais sem remédios e sem médicos. Ai de ti que rouba de seus filhos enriquecendo os lobos que ocupam cargos legislativos e públicos, e transformam estes cargos em negócios políticos. Ai de ti que julga injustamente seus filhos favorecendo àqueles que enchem suas contas com dinheiro sujo da corrupção. Ai de ti que governa para si mesmo e não para o povo... ai de ti por que queimarás no inferno se não se arrepender.”

Eu me uno a Jesus neste grito contra a cidade. Contudo me pergunto onde está a igreja, que deveria continuar sua missão. Ah, sim ela esta trabalhando para enviar almas ao céu. Esse é um trabalho maravilhoso e não nada maior do que este trabalho. Mas, eu clamo ó "igrejas" de Cristo, não te esqueças dos ensinos de Jesus, veja o quanto é importante também lutar pela verdade e pela justiça.
 O que Jesus quis nos ensinar através da oração do Pai Nosso?  “Pai nosso que estás nos céus, venha o Teu Reino e seja feita a Tua vontade aqui na terra como no céu...”
A vontade de Deus não é que aja justiça, paz e que a verdade prevaleça? Portanto, Igreja de Cristo, lutemos para que a vontade do nosso Pai se cumpra aqui na terra como ela é cumprida no céu.
Não sejamos omissos... NÓS NÃO! Não nos escondamos na desculpa que estamos empenhados em busca de almas para o céu... NÓS NÃO! Não nos calemos esperando benefícios de políticos... NÓS NÃO! Não temamos anunciar o pecado individual e coletivo... NÓS NÃO!
Se não sentimos a dor do nosso próximo, não existe em nós amor verdadeiro. Se não amamos a quem vemos, não amamos a Deus... NÓS NÃO!

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário