Translate

terça-feira, 3 de abril de 2012

REFLEXÃO 46 - UMA ATITUDE POSITIVA

UMA ATITUDE POSITIVA
Mt 9.35-38

Assim como o texto de Mateus 4.23 vemos Jesus realizando o ide que ele mesmo nos ordenou. É maravilhoso saber que a tarefa que Jesus nos pediu para realizar, Ele a realizou primeiro e com muito zelo.
Não vou me deter em alguns aspectos deste texto, pois o fiz quando refletimos em Mateus 4.23, portanto vou destacar algo novo que o evangelista Mateus não havia dito no texto anterior.
Veja as palavras do evangelista: “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor” (Mt 9.38).
Jesus quando olhou para a multidão sentiu compaixão dela. Esse acréscimo do evangelista reflete uma atitude maravilhosa de Jesus, o bom pastor.


A compaixão é um sentimento que nasce do amor. Quando se ama, a dor do outro se torna a nossa dor.
Em nossos dias estamos assistindo pastores tirando a lã, o couro e a gordura das ovelhas sem compaixão nenhuma. Estes falsos pastores usam deste ministério que foi dado por Jesus a sua Igreja, para edificação da mesma, para enriquecimento próprio.
O triste desta ação é que pastores honestos que sacrificam suas vidas em prol do seu rebanho são tratados por muitos como caloteiros, mentirosos, gananciosos, em fim, são colocados no mesmo pacote dos falsos pastores. Falta compaixão da sociedade para com estes que lutam pela verdade.
Jesus teve compaixão, isso significava que seu coração se sensibilizava com a multidão. Jesus é nosso grande modelo de pastor. Em seu exercício pastoral nos ensinou a doar a vida pelas ovelhas e a conhecê-las com profundidade. Seu modelo é certificado quando Ele mesmo se entrega na cruz por nós pecadores.
Sua morte nos trouxe salvação e abriu as portas para que possamos entrar no Reino de Deus, contudo Sua entrega também nos convoca a termos compaixão daqueles que padecem, sejam por causa do pecado ou de suas necessidades pessoais.
A atitude de Jesus foi positiva, pois demonstra que sua preocupação era com o povo e que sua atenção era o povo. Ele viveu para servir e não para ser servido.
A pergunta final é: “o que nos preocupa quando estamos com a multidão?”
“O que estamos vendo quando olhamos a multidão?”
“Enxergamos pessoas com necessidades ou pessoas que nos servem para alcançarmos o que desejamos?”
“Nossa atitude é positiva ou negativa com relação a multidão?”

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário